quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

3º BEPECIFI: BOMBEIROS E VIATURAS À DISPOSIÇÃO DE ASSUNTOS PARTICULARES DOS COMANDANTES. PODE ISSO ARNALDO???????????????? NÃO PODE, A REGRA É CLARA, MAS..............

O famoso 3º BEPECIFI, antigo CEI, ou simplesmente quartel da Coca-Cola, é muito famoso no que diz respeito aos desvios de função e abuso de autoridade ou desvio de finalidade.

Fazendo um apanhado cronológico de tais desvios teremos diversas ocorrências que demonstram o amor que os comandantes locais têm pelo bombeiro. Certa vez, presenciado pelo Deputado Estadual Edvaldo Souza, o Comandante (Oficial Superior) estava indo com a família de férias para o Rio de Janeiro em um dos vôos da madrugada. Até aí normal e merecido.... detalhe: para não pagar serviço de táxi o dito cujo, durante a madrugada, acionou a guarnição que estava em Plantão “no CEI” desde as 8 da matina para conduzi-lo ao Aeroporto ex-internacional de Rio Branco. Imagina o enorme ABTS, com seus 5.000 litros de água fazendo serviço de táxi durante a madrugada?????

No Bombeiro é comum durante o dia as guarnições de serviço socorrerem seus pares em momentos de emergência. Várias vezes levamos familiares de bombeiros ao hospital, auxiliamos em mudanças, em cortes de árvore etc. Isso não pode ser condenado. Mas tem que ser consensual e com bom-senso, sem imposições abusivas.

Só que há militares graduados e principalmente oficiais que só querem ser auxiliados. Aqui na unidade da fábrica da “Coca-Cola” a guarnição diária contém 4 militares. Quando tem ocorrência fica um de permanência “vigiando” o quartel (bem que VIGIACRE ou outra qualquer poderia fazer a vigilância predial). Assim, sobra o motorista (que manuseia a viatura e a bomba), 1 combatente (para atuar diretamente no sinistro) e o chefe de equipe (para coordenar a missão). Bem, acontece que muitas vezes o Comandante do 3º BEPECIFI pega um soldado combatente para fazer de “Office Boy”, reduzindo ainda mais a guarnição. Os serviços são muitos: levar e buscar o filho do Comandante na escola, pagar boletos bancários, conduzir coisas ou acompanhar em endereços particulares etc. tudo no carro do quartel com a gasosa do quartel.

O subcomandante também não fica atrás. O cara é empresário da construção civil e adora usar os veículos do quartel para ir e voltar da empresa dele ou resolver pendências burocráticas da empresa nas vtrs do quartel. Recentemente chegou irritado quando percebeu que a viatura não estava no quartel. Perguntou o QTH mas ninguém soube dizer. Mal sabia ele que o veículo estava com o Comandante da UBM em “missão” privada. Na verdade, a indignação do subcomandante era que ele também queria usar a viatura para “missões privadas” (essas missões não tem mesmo o cheiro bom).

Próximo ao natal do ano que passou o Comandante organizou uma festa na sede campestre da APRABMAC, de confraternização de final de ano. Não pediu cota de ninguém. Mesmo assim a maioria do efetivo do 3º BEPECIFI não apareceu, pois o camarada que passou o ano inteiro sofrendo humilhação, abuso e sendo usado como Office boy não poderia ir confraternizar fingindo que nada de errado aconteceu. Além de tudo, ambos os comandantes do CEI são autoritários, agressivos e perseguidores.

Pede-se ao Coronel Pires, em nome dos oprimidos do 3º BEPECIFI, que quando for montar equipe de comando escolha ao menos um do bem e outro do mal para dar uma amenizada. 2 vilões ninguém agüenta.

O desabafo pode parecer humorístico, mas tem sido dura a convivência. Para não esquecer: PRECISAMOS DE EFETIVO!!! SANGUE NOVO!!!

11 comentários:

  1. Capitão PM RR Mário5 de janeiro de 2012 às 11:26

    VELHO CBMAC...
    Os antepassados lutaram tanto pela sua emancipação, já que fazia parte da organização da PMAC. Pensavam eles que assim, tendo vida própria seria um decolar para novos ares, novos dias. Enganaram-se, a vida lá ficou mais difícil. ACORDEM!!! Cel PIRES e GOVERNADOR, ACORDEM!!!

    ResponderExcluir
  2. Não tenho nada contra as nossas polícias, mais quero lembrar para nosso secretário de segurança que fazemos parte da Segurança Pública, precisamos de concurso urgente!!!!!! estamos ralando muito para manter o serviço funcionando e sem qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Se eu fosse Reporte eu iria fazer uma máteria sobre o serviço de Bombeiro no Acre, já que nois não podemos mostrar as deficiências, que a emprensa faça seu papel!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse CBMAC parece que tem uma cabeça de bode enterreda lá, todo dia tem alguém denuncuiando alguma coisa, imagine se tivesse um efetivo grande, seria melhor acabar e começar de novo, misericórdia

    ResponderExcluir
  5. fiz um comentário ontem e não foi publicado, porque?

    ResponderExcluir
  6. Não é pra menos o CBMAC está nas mãos de uma panelinha inferrujada de 5 incompetentes por isso chegou a esse ponto. Tudo reflexo da incompetência desses cinco oficiais interesseiros que só olham pro próprio imbigo. 1) O Cmt só se preocupa em zelar e lustrar a cadeira do comando, 2) o Sub todo mundo conhece que é limitado e administra nos moldes antigos, 3) o DA é mais liso que mussun nadando em esgoto de fábrica de maionese e tá mais perdido que cachorro de índio, 4) o Aj. Geral conhecido por Cel doidão nem se fala, se especializou e só sabe carregar o sapato e a túnica do comandante nas pompozas diárias, 5) o corregedor é bom operacionalmente mas pra administrar é uma tragédia. Esse é um pequenio resumo dos cinco. Como são só esses oficias que apitam no CBMAC atualmente, o restante é figurante (mas não pq querem pq foram excluídos. Alguém ainda acha que poderia tá de outro jeito? É a realidade nua e crua. E os demais que não tem voz e vez ficam só olhando eles darem com os burros nágua e nas pedras!!!
    E o nosso grande Cap Mário ainda pede a atenção do Cel Pires. Ué cap, é ele que tá na direção dessa máquina falida, permitindo tudo!
    Enquanto a cadeira estiver depé o resto que se f...

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de complementar essa lista de oficiais citada, esqueceram de relacionar o CMT do DATOP que é um oficial arcaico, burro e que nunca se preocupou em fazer um curso durante toda sua carreira e ainda usa um brevê todo sujo de emergencia pré-hospitalar, somente para enfeitar sua farda pq na verdade ele nunca fez esse curso, não sabe o que é uma missão pq nunca atendeu, se diz injustiçado porém ninguém o conhece porque na verdade nunca saiu atrás d uma mesa, além disso criticando todos os oficiais da corporação, não tem ética, vive mal vestido pq sua farda nunca viu um ferro e por aí vai, é esse o perfil do outro TC q esqueceram, sem falar d um outro q gosta de garotos e o último está contando os dias pra ir embora.

    ResponderExcluir
  8. Quero cegar do suvaco se esse anõnimo não for o TC mandim mole ou tripa escorrida ou cel doidão como queiram que escreveu. Fala mau do blog na nossa frente qunado estamaos em forma mas usa ele para se esconder tmb, quem escreveu esse comentário da panelinha fui eu (um praça) senhor mandim. Não citei os tres oficiais porque me referia somente aos oficiais que estão falindo o bombeiro. São vcs cinco os outros não fazem parte da penelinha. Entendeu? Não tenho autorização para defender o oficial da datop mas diferente de vc ele é respeitado pela tropa, honesto e correto. Dizer que o oficial da datop é burro e arcaico kkkkkk tá de brincadeira! viver atrás de uma mesa é mas nobre que carregar sapato e túnica isso sim é deprimente para um tc (função de contínuo). Quanto aos outros dois pelo menos ficam na dele não pousam do que não são só para se aparecer. Não era perciso ser tão baixo em seu comentário aliás é essa sua conduta principalmente com preconceito e levantando calúnia eles não tem culpa da tropa te odiar. Demos graças a deus quando saiu do subcomando do 1 GI pois só falava palavrão e nos umilhava.
    Não fique pensando que nós da tropa não sabemos o que se passa nesse alto escalão falido que sabemos

    ResponderExcluir
  9. É fato que encontramos uma boa forma de expressarmos nossas indiginações.Mas,considero uma total falta de elegâcia, a postagem de algumas informações que não nos ajudam em coisa alguma, a exemplo disso temos fatos extremamente pessoais divulgados no blog. Não é com essa baixaria que chegaremos a algum lugar.

    ResponderExcluir
  10. Não é falta de elegância, é falta de caráter mesmo, apelação. Um cara que escreve o que escreveu nesse comentário, e ainda sendo um oficial superior, o que se pode esperar dele? Expondo seus pares ao ridículo, ainda tem o displante, o disparate, a cara de pau de falar de ética. Não sei como um elemento desse não se envergonha em escrever isso de um colega de profissão, atacando sua honra, ainda mais sendo do mesmo círculo.
    Companheiro que foi agredido na sua intimidade, lembra agora do que eu te alertei sobre esse TC desequilibrado? Que por trá te difamava, e pela frente te chama de irmão? A prova do que te falei tá aí...

    ResponderExcluir
  11. lamentavelmente tudo isso desgasta a corporação e o CBMAC está a mt tempo desgastado, aqui no 1° BI nós tivemos a passagem do CMT do DATOP, infelizmente o mesmo não desempenhou um bom papel, acho que foi por falta de conhecimento em administrar, não deixou um legado para a tropa e todas as ordens que o mesmo dava, elas eram rapidamente modificadas pelo seu sub comandante, na época o CMT do 1° BI vivia desolado, sem rumo e sem noção do que fazer com o efetivo que tinha em suas mãos, e criticava mais os companheiros do que trabalhava, nosso CBMAC TÁ FODA!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.