quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Notícia postada no Site: www.ac24horas.com

Policial executado pediu socorro ao comando da PM
Assassinato acontece 45 dias depois que o principal envolvido saiu da prisão. AME quer mais segurança aos agentes do Estado
Dois assassinatos de policiais em menos de 15 dias levanta novas discussões a cerca da segurança do agente estadual responsável pelo exercício da atividade de segurança pública. Para a Associação dos Militares do Acre, o maior risco para quem trabalha na policia "é quando esse profissional sai do serviço".
A AME questiona o cumprimento da Lei 164/2006 que assegura em seu artigo 50, letra k o porte de arma, pelas praças, inscrito em sua carteira de identidade militar, após nomeação para o cargo inicial da carreira, em serviço ativo ou em inatividade.
"Não estamos afirmando que se os policiais estivessem armados eles estariam vivos, não se trata de corporativismo, mas a ausência do instrumento essencial para a defesa do agente que ao tirar a farda, fica exposto a ação dos bandidos que estão armados", disse o sargento Ribeiro, vice-presidente da categoria.
A lei sancionada pelo governador Binho Marques (PT), afirma em seu Parágrafo único que a atividade militar consiste na dedicação integral. Segundo a AME o artigo 50 não está sendo cumprido pelo Comando da Policia Militar do Acre.
Ribeiro assegura que nem o sargento reformado Francisco de Assis Moura e nem o soldado Jucivan Teles Nogueira, se enquadravam na exceção prevista para não estarem portando armas. O porte não é autorizado para aqueles em inatividade por alienação mental ou condenação por crimes contra a segurança nacional ou por atividade que desaconselhe aquele porte, observando-se as restrições impostas pelo comandante-geral da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
"Desconhecemos qualquer quebra de conduta dos dois agentes que foram barbaramente assassinados", informou.
Segundo o irmão do militar Jucivan, o vereador Juraci Nogueira (PP), "o policial pediu socorro ao comando da PM depois de ter sido várias vezes ameaçado pelos autores do assassinato". A confissão foi feita ontem, momento antes do sepultamento do policial. A família não acredita na versão de latrocínio. Eles suspeitam de que a ordem para executar Jucivan tenha partido de dentro da Penitenciária Francisco de Oliveira Conde.
A AME volta a cobrar do comando da PM o cumprimento da Lei e vai exigir do Estado maior punição, "através da elaboração de nova legislação que trate a respeito da matéria, que deve considerar os atos praticados contra os agentes como sendo crime hediondo e sem direito a liberdade provisória, livramento condicional, indulto, cumprimento da pena em regime integralmente fechado" entre outros.
O sargento assegura que esse sentimento é de toda corporação. Para Ribeiro, a atual Policia Militar não pode ser comparada àquela do tempo do esquadrão. "Primamos pelo que é legal, quem tem menos tempo de serviço na PM hoje, tem 6 anos de serviços prestados", concluiu o vice-presidente.
Ontem à tarde, o clima de silêncio invadiu a corporação. Nossa reportagem procurou o Cel. Romário Célio, comandante da Policia Militar. Segundo a guarnição em serviço, este se encontrava no sepultamento do policial Jucivan, no município de Xapuri. Através da Agência de Noticias do Acre, o comandante lamentou os fatos.
"É lamentável que o assassino tenha sido preso em março, por assalto a mão armada e por ter feito uma família refém e 112 dias depois tenha sido posto em liberdade", disse o coronel Romário.
Jairo Carioca - da redação ac24horas

7 comentários:

  1. Vou dizer para minha familia e amigos que se Deus me livre eu morrer durante o tempo desse "moderado", que não deixem de maneira alguma ele chegar perto do caixão ou do cemitério. Serei capaz de resulcitar para bota ele para fora.

    ResponderExcluir
  2. Companheiros,
    Que "Democracia" é essa?
    De um lado, policiais acuados por um regulamento disciplinar da ditadura que a corregedoria adora, achacados pelo Ministério Público e desvalorizado pelo governo e desarmados.
    De outro lado, os bandidos armados, com direitos e garantias constitucionais, defesa dos Direitos Humanos, do Ministério Público e da Defensoria Pública, auxílio penitenciário do INSS, visita íntima, redução de pena, progressão de regime, comida feita em restaurante e entregue no presídio.
    Dois projéteis na cabeça de um policial desarmado e indefeso.
    Posto de joelhos, rosto no chão, mãos e pés atados.
    Qual é a simbologia deste crime?
    Os países desenvolvidos descobriram que não há Democracia sem aparato de polícia forte, rígida, inflexível e cidadã. Sua prática no realizar polícia levou-os a vincular a polícia à Justiça. O policial não é soldado nem coronel. Não é agente nem delegado. É simplesmente POLICIAL.
    Isso lhe basta para promover o cumprimento da Lei. Aliás TODOS são "street officers" ou oficiais de rua, melhor, oficiais da LEI atuando nas ruas...
    O raciocínio é simples: polícia forte= justiça eficiente e intolerante com o crime.
    Por aqui no Brasil e no Acre, inventaram a "Polícia Militar". Misturaram soldado com policial. Historicamente, os soldados eram oriundos das classes sociais menos favorecidas e os oficiais das mais abastadas. O tempo passou mas a polícia continua a mesma, sem reformas. Os soldados de hoje, não devem nada em termos de capacidade intelectual aos oficiais. Mas o regulamento é de 1967.
    Os policiais (praças) são tratados como recrutas irresponsáveis enquanto TODOS os oficiais tem porte livre de arma. Alguns oficiais tinham tantas armas em casa que os bandidos foram lá buscar...
    Mas o que eu tô querendo dizer é o seguinte:
    1º - policiais devem ser cidadãos não soldados, tolhidos e calados por regulamentos de covardes;
    2º - policiais são a garantia de serviço e de proteção do cidadão contra o crime. Sem o policial a sociedade está indefesa e não há Justiça (tudo começa com um B.O.);
    3º - policiais devem representar a JUSTIÇA (Lei) e a SOCIEDADE (cidadãos) não o ESTADO (o governador), como dizem alguns. O fato de termos sido o Estado (na época da ditadura) nos trouxe à situação atual;
    4º - Todo crime contra um policial é um crime contra a Sociedade e a Justiça;
    5º - Todo policial enquanto profissional de segurança pública e no domínio das suas faculdades mentais, DEVE PORTAR UMA ARMA DE FOGO. Os excessos nesse sentido, devem ser individualizados, penalizados e expulsos da corporação! A maioria dos policiais sabe que BAR não é lugar de policial armado estar bebendo.
    6º - Os assassinos do Jucivan mataram-no daquela forma porque sabem que a polícia, a sociedade, a Justiça, portanto a Democracia, estão enfraquecidas!
    7º - Governo NÃO é vontade popular. Todos sabemos que o PT ganha eleição comprando voto$.
    8º - Governo não investe nem reformula a polícia porque isso significa fortalecimento da Democracia. E Democracia se opõe à corrupção.
    Resultado? Polícia fraca, sociedade com medo, Justiça ineficiente... Governo forte!
    Quem é nosso real opositor, senhores?!
    Pensem nisso...

    ResponderExcluir
  3. Que belo comentário esse segundo! E a maioria de nós sabemos que esse governo do PT não quer fortalecer a polícia militar, ou seja, a democracia, porque ele sabe que é corrupto, e fazendo assim, vai dificultar o roubo que ele e essa cambada do PT faz nos cofres do estado.

    ResponderExcluir
  4. estes bandidos devião era atacar estes ratos que rouba o povo e terião o 100 anos de perdaõ .eu fico p da vida quando eu vejo estes bandidos atacando os pobres que vive do suor do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  5. QUANDO HOUVER PROMOTORES DE JUSTIÇA E JUÍZES HOMENS DE HONRA, A VAGABUNDAGEM TERÁ DE MIGRAR PARA O "QUINTO DOS INFERNOS"(TAXA COBRADA EM OURO E PEDRAS PRECIOSAS PELA COROA PORTUGUESA) OU MESMO PARA O CENTRO DA FLORESTA AMAZÔNICA PARA SERVIREM DE ALIMENTO PARA AS POUCAS ONÇAS QUE RESTAM DO GOVERNO SUSTENTÁVEL !
    LEMBREMO-NOS DE QUE EXISTEM CENTENAS DE PROMOTORES E JUÍZES PRESOS PELO BRASIL AFORA, CRIMINOSOS DE ALTA PERICULOSIDADE.
    É HORA DE CHAMAR TODOS OS PARENTES, AMIGOS E SIMPATIZANTES DOS POLICIAIS MILITARES DE BEM E FORMAR UMA GRANDE ASSOCIAÇÃO: A ASSOCIAÇÃO DOS PARENTES E AMIGOS DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO ESTADO DO ACRE !! APENAS NA MINHA FAMILIA SERÃO PELO MENOS 30 ASSOCIADOS.
    ESTOU TENTANDO CONTATO COM OSAMAH BIN LADEN, JOHN RAMBO, O EXTERMINADOR DO FUTURO, HILDEBRANDO PASCOAL E COM ALGUNS MEMBROS DA FACÇÃO COMANDO VERMELHO PARA PEDIR-LHES QUE SOCORRAM OS POLICIAIS, BOMBEIROS, PARENTES, AMIGOS E TODA A POPULAÇÃO DO ACRE. TODAVIA, ATÉ QUE CHEGUE O APOIO NECESSÁRIO, OS COLEGAS POLICIAIS PRECISAM SAIR PARA O TRABALHO COM ROSAS VERMELHAS PARA ENTREGAREM AOS VAGABUNDOS NA HORA DO FURTO, DO ROUBO, DO HOMICÍDIO, DO LATROCÍNIO, DO ESTUPRO, ETC........
    AINDA PRECISO DOS NOMES DOS " JUDAS & TRAÍRAS " PARA MOSTRÁ-LOS AO RESTANTE DOS COLEGAS DO BRASIL.
    QUANTA INDIGNAÇÃO POR PARTE DE MEUS COLEGAS DO BEM !! QUANTA TRISTEZA !! QUANTO DESCASO !!
    LEIO TODOS OS COMENTÁRIOS DE 3 EM 3 DIAS E COLOCO-ME À DISPOSIÇÃO PARA QUAISQUER AÇÕES QUE SE FIZEREM NECESSÁRIAS.
    ASSINADO : OUTRO INDIGNADO, BOM PAI, BOM MARIDO E HONESTO.

    ResponderExcluir
  6. TODOS OS ENVOLVIDOS NA TORTURA E MORTE DE NOSSO COLEGA, INCLUINDO QUEM ESTÁ DENTRO DO PRESÍDIO, SEM EXCEÇÃO, TODOS PRA VALA !
    ...E DANE-SE A PORRA DE PORTE DE ARMA: É APENAS UM PAPEL !!
    CADA UM COM A SUA RESPONSABILIDADE !!

    ResponderExcluir
  7. EM TEMPO...........

    OS DOIS COMENTÁRIOS POSTADOS ACIMA SÃO DE MINHA INTEIRA RESPONSABILIDADE !
    RESPEITO VOCÊ TEM DE MERECER, SEU POSTO OU GRADUAÇÃO NÃO ME INTERESSAM.
    MAIS AÇÕES E MENOS CAÔ !
    AÇÕES ME INTERESSAM !!
    mergulhofonseca@hotmail.com

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.