quarta-feira, 9 de novembro de 2011

AME se reúne com militares indiciados e prestará apoio jurídico e político para o caso


A Associação dos Militares Estaduais do Acre (AME/AC) se reuniu, na tarde ontem, dia 8, com militares indiciados pelo Inquérito Policial Militar (IPM). O objetivo do encontro foi dar apoio jurídico e político para o caso, traçando objetivos em conjunto.

De acordo com os militares o inquérito possui conotação política e mostrou-se uma quebra de compromisso do Governo do Estado com a categoria, já que a anistia ainda estava na mesa de negociação.

O apoio
De acordo com o presidente da associação, Isaque Ximenes, a entidade oferecerá total apoio jurídico através da banca de advogados e buscará também resolver a questão que viés político.

- Vamos estar ao lado de cada militar. Vamos dar apoio jurídico, acompanhar passo a passo essa questão. Também buscaremos conversar com os deputados federais e senadores a fim de termos anistia como tantos militares tiveram em todo o Brasil, disse.
Ainda essa semana, serão realizados contatos com os políticos do legislativo.

A perseguição
Entre todos os presentes, a idéia de perseguição do governo petista através do comando geral, que tem à frente, coronel José Anastácio, não descartável. De acordo com o inquérito, por exemplo, o subtenente Veríssimo da Costa Antrobos, não usou o microfone na manifestação, não estava no portão do quartel no dia do movimento mesmo assim foi indiciado. Quando o Blog 4 de Maio perguntou do porquê do indiciamento, o militar afirmou que é amigo do Major Rocha e que talvez esse fosse o motivo.

A vice-presidente da AME, Maria das Candeias, afirmou que sofreu perseguições depois do movimento.

- Eu já fui transferida cinco vezes, sofri assédio moral dentro da instituição, estou psicologicamente abalada com tudo isso.

Em defesa dos militares
O deputado Major Rocha conhece bem as perseguições do governo do PT e, para ele, essa é a face mais cruel daqueles que deveriam está ao lado dos trabalhadores.

- Que o governo era uma coisa e agora outra isso não é mais novidade, todo mundo sabe disso. O discurso em favor dos trabalhadores agora cede lugar para opressão, para a perseguição. O governador Tião Viana, através do comando da PM, estão querendo prender pais e mães de família que lutavam por melhores condições de trabalho e dignidade salarial, coisas que o próprio comandante geral deveria fazer, disse Rocha.

De acordo com o parlamentar, ele não ficará calado e vai denunciar a perseguição na PM, além de acompanhar passo a passo o andamento do inquérito. O deputado usou a tribuna, ontem, para criticar a postura do governo e do comando na elaboração da IPM.

- Estou a disposição dos indiciados, assim como estou à disposição de todos os militares da PM e do Corpo de Bombeiros, prometeu.

Os problemas do inquérito
Rapidamente os militares indiciados comentaram as falhas no inquérito. Um dos primeiros pontos levantados foi a ausência do direito de defesa em alguns depoimentos, como o da sargento Maria das Candeias e do subtenente Veríssimo Antrobos, que solicitaram o material que os oficiais afirmam condená-los para prepararem a defesa, receberam o material e não retornaram para depor.

O segundo ponto levantado é que as testemunhas elencadas são apenas os oficiais que realizaram as “Partes Militares”, que a todo momento se reuniam com o comandante geral para traçar estratégias para a acabar com o movimento e favorecer o governo.

O terceiro ponto é o IPM não considera a imunidade parlamentar do deputado major Rocha, que se encontrava no movimento como legítimo representante dos militares.

O major Paulo, que estava a frente do serviço reservado da PM no dia de movimento, em seu depoimento, afirma as imagens por ele capitadas através de uma filmadora da instituição estão em péssima qualidade e que não conseguiu registrar a imagem dos indiciados, exceto de um. Paulo relatou ainda que não tinha prática para filmagens e a máquina não tinha boa qualidade.

Habeas Corpus preventivo
Mesmo apresentando falhas, o inquérito pede prisão administrativa para todos os envolvidos, inclusive, para o deputado Major Rocha. Foi sugerido por Rocha  que a banca de advogados produza um habeas corpus preventivo a fim de evitar que os militares sejam presos a qualquer momento. O receio é de que oficiais querendo agradar o governo e o comandante geral prendam os indiciados.

3 comentários:

  1. NO DIA EM QUE JESUS VIER, TUDO ISSO VAI ACABAR.PODE SER O MAIS PODEROSO AQUI NA TERRA,TODOS IRÃO SE CURVAR DIANTE DELE!


    PROFETA.

    ResponderExcluir
  2. Pois é...
    Mas enquanto Jesus não chega, e pelo jeito ainda vai demorar um pouco, vamos tomar vergonha na cara e reiniciar nosso movimento contra esses PERSEGUIDORES DESGRAÇADOS CORRUPTOS, exigindo o que eles nos devem 117% e anistia para os que buscam JUSTIÇA SALARIAL!!!
    Deputado Rocha, faça aquilo que eu sugerí: alugue um carro de som, boné, água mineral gelada e um microfone e VÁ PRA RUA (O VERDADEIRO PARLMAMENTO POPULAR) DENUNCIAR A PERSEGUIÇÃO PETISTA!!!

    ResponderExcluir
  3. Comportamento Geral

    Gonzaguinha

    Você deve notar que não tem mais tutu
    e dizer que não está preocupado
    Você deve lutar pela xepa da feira
    e dizer que está recompensado
    Você deve estampar sempre um ar de alegria
    e dizer: tudo tem melhorado
    Você deve rezar pelo bem do patrão
    e esquecer que está desempregado [ou sendo punido]

    Você merece, você merece
    Tudo vai bem, tudo legal
    Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
    Se acabarem com o teu Carnaval?

    Você merece, você merece
    Tudo vai bem, tudo legal
    Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
    Se acabarem com o teu Carnaval?

    Você deve aprender a baixar a cabeça
    E dizer sempre: "Muito obrigado"
    São palavras que ainda te deixam dizer
    Por ser homem bem disciplinado
    Deve pois só fazer pelo bem da Nação
    Tudo aquilo que for ordenado
    Pra ganhar um Fuscão no juízo final
    E diploma de bem comportado

    Você merece, você merece
    Tudo vai bem, tudo legal
    Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
    Se acabarem com o teu Carnaval?

    Você merece, você merece
    Tudo vai bem, tudo legal
    Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé
    Se acabarem com o teu Carnaval?

    Você merece, você merece
    Tudo vai bem, tudo legal

    E um Fuscão no juízo final
    Você merece, você merece

    E diploma de bem comportado
    Você merece, você merece

    Esqueça que está desempregado [ou sendo punido]
    Você merece, você merece

    Tudo vai bem, tudo legal

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.