sábado, 11 de maio de 2013

Subcomandante da Polícia Militar vai para reserva remunerada na próxima semana



O coronel Paulo Cézar deverá deixar o cargo de subcomandante da PM no início da próxima semana, mais precisamente na segunda, 13, ou na terça, 14. A informação, que foi confidenciada para amigos nos últimos dias, partiu do próprio oficial através apresentação de documentos protocolados e despachados junto à Diretoria de Recursos Humanos da PM.

Dentro do Quartel do Comando Geral (QCG), os militares ainda não falam em festa de comemoração, por maior ambiguidade que tenha essa frase. Espera-se que uma pequena atividade seja realizada para a despedida do coronel entre funcionários civis e PM’s próximos.

Oriundo das fileiras do Exército (R-2), Paulo Cézar entrou nos quadros da PM do Acre em 1992 e é um dos últimos oficiais de sua turma que ainda estão na ativa. Comandou o batalhão de Sena Madureira e até hoje é lembrado e respeitado pelos militares da terra do mandim. Esteve à frente também do Comando de Operações Especiais (COE) e do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) onde deixou consideráveis melhorias no setor, através de projetos de aquisição de aparelhos modernos e espaço adequado para a realização de serviços. Mas foi no Comando de Policiamento Operacional (CPO) que passou a gerar algumas insatisfações na tropa.

Chamado de coronel PC pelas praças quando não estava por perto, ele reuniu em si as graças do governo e as articulações administrativas e operacionais da instituição e se notabilizou pelas implantações de modelos de policiamento polêmicos, como o de escalar dois PM’s por viatura, e pela liderança entre os oficiais superiores e subalternos, mesmo sendo, na época, um major.

Apresentação do oficial na PMAC, em 1992.

Militar focado em estudos de modelos de policiamento pelo mundo, o subcomandante ajudou a melhorar o Policiamento Comunitário e implantou modelo norte americano de dois policiais por viatura, conhecido como Cosmo e Damião, que desagradou a tropa inteira. Na época da adoção do modelo, o argumento era de que Rio Branco teria um espaço de cobertura policial melhor e o atendimento de ocorrências aconteceria em menos tempo.

Por outro lado, a tropa reclamava que o objetivo era atender aos interesses do governo em passar uma falsa impressão de segurança para a sociedade através de um modelo que não atendia ao princípio da superioridade numérica para os PM’s.

Outro fator levantado era de que as viaturas adquiridas pelo governo precisam ser utilizadas e o efetivo da PM era insuficiente para ocupar todos os carros. Nesse caso, a matemática era simples: 6 PM’s em duas viaturas significavam 3 viaturas ocupadas com dois PM’s. Depois de algum tempo, o modelo viria a ser bom para os empresários que passaram a alugar os carros para o Estado e, ao que tudo indica, tão cedo não irá mudar.


A liderança entre os oficiais sempre foi marcante. Em palestras quando major, Paulo Cézar se notabilizava em ser o expositor tanto para oficiais quanto para as praças. Ainda assim, passou algum tempo para entender como a política é importante para a carreira profissional.

Mesmo sagrando-se em primeiro lugar nos cursos que fez pela Polícia Militar, o oficial levou diversas cangalhas até se posicionar politicamente de maneira mais clara. Passou a reunir os oficiais e apresentá-los a figuras carimbadas da Frente Popular como o ex-governador Jorge Viana, Binho Marques e ao atual governador Tião Viana. Deixou de ser estritamente militar para ser também político, o que lhe rendeu algumas estrelas, mas não o comando da instituição.

Críticas à parte, Paulo Cézar saiu de uma instituição muito melhor do que aquela na qual entrou. Colaborou com a história da PM no Acre. Embora nem sempre tenha pensado no bem-estar daqueles que comandava, ainda leva o respeito da tropa e a PMAC perde um de seus oficiais mais inteligentes.

19 comentários:

  1. Queiram ou não, estamos perdendo um dos oficiais mais preparados no campo técnico-profissional, inteligente, tenaz e de poder de persuasão muito grande. Infelizmente, alguns incompetentes tiveram oportunidade de chegar ao cargo maior da corporação. Enquanto ele preterido, tornando-se o principal assessor de alguns Cmt G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para de puxa o saco cara.kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Tem mais ele queria a todo custo ser diferente. Em sua farda tem mais pano pregado na frente, que qualquer outro PM. Ferindo nosso regulamento de fardamento. Se ele comandasse a PM, em colocaria era um canhao nas costas!!Embuseiro. Ainda bem que a fase R2 ta acabando. Peguem essa dinherama do nosso Estado e vao embora!!

      Excluir
  2. VAI TARDE... ACABOU COM O POLICIAMENTE A 3 PARA PREJUDICAR O BOM DESEMPENHO DOS POLICIAIS E EXPONDO A VIDA DOS MESMOS... VAI TARDE....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, amigo o capital Mário da reserva é um puxa saco.Também foi um bosta nagua, quando estava na ativa.

      Excluir
    2. Com certeza amigo vc não conhece o CAP Mário, sempre pautou sua vida profissional na legalidade, honestidade, lealdade se vc é das turmas anteriores a 2000 sabe do que estou falando.
      Parabéns CAP. Mário pelas suas colocações, concordo plenamente

      Excluir
    3. So farofa, lambanca esse cabra tem. Ha tem tambem que nunca estourou denuncias no MP que vei a tona!!

      Excluir
  3. Tem nove oficial da PM triste com essa ida dele pra reserva

    ResponderExcluir
  4. sei não , mas acho que essa fama toda dele, foi adquirida com o sofrimento de todos os praças que são impotentes diantes de suas estrelas gemadas, é uma vergonha na policia militar haver portarias do comando e sub-comando terem mais poder de lei que a propria constituição da republica, vcs parecem que não veem que o nosso comando só trazia novos tipos de policiamento e alguma vantagem para os praças apenas mediante algumas coisas amarrada para ter poder de puni, com as portarias dele... acho também que vai tarde, nunca brigou pelos praças apenas por si mesmo e a cambada de oficiais incompetentes que temos.

    ResponderExcluir
  5. Inteligentíssimo, certamente um dos oficiais superiores mais sagazes e competentes naquilo que se propôs a ser e fazer, independente de quem goste ou não (particularmente não nutro sentimentos negativos pelo ofiical).
    Lembro do Coronel Paulo César como Comandante do Policiamento Metropolitano desde o tempo em que fui policial voluntário da PMAC (2004), quando lutávamos (especialmente o Agente Penitenciário Adriano e eu) pelo direito a receber a etapa de alimentação das turmas de 2002 e de 2004, eternamente negada pelo Governador da época, que dizia que não iria pagar porque os reeducandos da PENAL faziam a nossa refeição. Os policiais civis lotados no presídio na mesma época recebiam a etapa de alimentação em dinheiro e ainda tinham o marmitex, só que de melhor qualidade que o dos PMs Voluntários. Assim, o valor de 2 salários mínimos que o contrato de 2004 previa nunca foi honrado pela Gestão Pública. Começamos fazendo requerimentos pelo direito negado, protocolando inicialmente ao Comandante da Unidade (na época Tenente Bino), passando pelo Cel Paulo César, chegando até o Comandante-Geral da época (Coronel PM Romário Célio). Só então a discussão foi para o judiciário,trazendo sucesso para uns e outros nem tanto.
    Mas, digressões a parte, o Coronel Paulo César nada tem a ver com o descumprimento dos contratos estatais, que seja tão competente na nova profissão ou cargo que assumir, quanto foi na PMAC, independente de concordamos ou não com muita de suas ações, que não eram suas, mas institucionais e/ou de Governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fácil ser "inteligentíssimo" numa instituição arcaica, verticalizada e hermética como a PM, onde a hierarquia por si só é sinônimo de competência, quando, na prática, todos sabemos que nao é assim.
      Pergunte aos integrantes do rádio-patrulhamento o que pensam da medida intransigente que o PC adotou de definir dois policiais por viatura!
      PC é mais do mesmo: é igual ao Célio, ao Ramalho e outros tantos incompetentes que foram chutados do Exército e caíram SEM CONCURSO, nas fileiras da PM. Traduzindo: não foram aproveitados no Exército e também não tem perfil de policiais...
      Já vai tarde! E que sigam seu exemplo todos os oriundos do EB/academia PM que aprenderam a bajular e se prostituir com os que detem o Poder político.

      Excluir
  6. È uma perda insuperável para esta PM carente de profissionais deste gabarito. Um erudita da segurança pública. Pena que o sistema falido e antietico cujo os oficiais estao submetidos para ascenção profissional nao o permitira a chegar ao posto máximo da corporação. Pois era para ser o "Lord Supremo" da tropa desde sua época de Major. Boa aposentadoria PC, suma daqui, nós precisamos do senhor, mas esse governo nao te merece, pois o maior adversario da tirania é a inteligencia. Ass. PM do 1º BPM

    ResponderExcluir
  7. ja vai tarde.............

    ResponderExcluir
  8. Oficial digno de elogios por tudo que fez a nossa Corporação, mesmo com o desagrado de alguns, acredito que o seu legado de conhecimentos técnicos deixou sim a nossa polícia mais equipada e treinada. Sempre carregou os seus comandantes nas costas, e nunca foi valorizado pela alta cúpula do governo, pois merecia terminar sua carreira como Comandante Geral da PMAC e vai deixar muitas saudades aos que ficam. Sucesso Cel PC em sua nova jornada de vida.

    ResponderExcluir
  9. já vai tarde de preferencia va embora do Acre e nunca mais de as cara por aqui, quem faz elogio são os puxa sacos que sempre viveram na sombra dele. o conhecimento dos cursos que ele fez pago pelo dinheiro da pm, que era pra te passado pra tropa nunca fez isso, ao contrario sempre quis foi inventa moda copiá modelo de países de primeiro mundo e um brincalhão, ja vai tarde vai ser mais um que não deixa saudade.

    ResponderExcluir
  10. Reconhecer as qualidades de alguém, mesmo que tenha seus defeitos ou não agradem a alguns, não é puxar saco. Estou aposentado, satisfeito com a vida e ganhando um salário digno. Não tenho pretensões de exercer cargo e, tampouco, me promover, por isso, não preciso puxar saco de ninguém. Tenho minhas restrições ao Cel PC, mas isso não me impede de enaltecer seu lado bom, como muitos aqui estão fazendo. O QUE NÃO VALE SÃO COVARDES NO ANONIMATO FICAR COM BAIXARIA. FAÇA COMO EU, ELOGIANDO OU CRITICANDO SEMPRE ME IDENTIFIQUEI. ESSE ANÔNIMO DEVE SER UM DAQUELES QUE NÃO GOSTAM DE TRABALHAR, SÓ VIVE RECLAMANDO DE TUDO E, PIOR, DEVE SER UM SANGUESSUGA.

    ResponderExcluir
  11. Quando ingressei na gloriosa em 87, o senhor era 2º SGT e sempre demonstrou compromisso com a instituição e com a formação dos futuros integrantes, lhe coneço e sei que de puxa saco o senhor não tem nada, sendo inclusive prejudicado no concurso pra Oficial, o senhor sabe, então concordo com tudo que o senhor comentou, estamos perdendo um Oficial de visão de futuro e é isso que a PMAC precisa.

    ResponderExcluir
  12. Foi embora tarde demais. Nao era inteligente, era simplesmente cheio de lambanca, alias eh carioca. Gostava de beneficiar somente seu grupinho, igual ao Cel Anastacio e em especial a Cel Margarete. Esse sao especialista em desprezar os outros policiais e fazer tudo pra beneficiar seus GRUPOS. Um exemplo bem claro estamos vendo (o publico interno da PM), em relacao as promocoes dos Oficiais por merecimento. Maqueiam um pra ser promovido e deixam outro, ja preparado para as proximas promocoes. Enquanto isso, pega o ze mane que esta aguardando e joga num patalhao, muitas vezes pra cuidar de escala de servico. Ai o Comandnte prega para o Governador que aquele oficial ze mane, eh util e trabalhador, pois esta no Batatalhao X. Governador inocentemente aceita. E a insatisfacao na troca eh grande. Tudo carta mrcada. Um verdadeiro absurdo, o Cel Paladino e outros oficiais que os digam. Uma vergonha que o governador nao sabe. Governador confia demais nesses aproveitadores.

    ResponderExcluir
  13. Coronel Paulo Cézar é um homem exemplar, honesto e competente e digno para ser o novo comandante da polícia militar !!!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.