sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sem motivos para comemorar os 97 anos da PM



A Polícia Militar faz aniversário. O governo e a instituição se preparam para solenidades, baile de oficiais, formaturas, churrasquinhos, comemorações diversas e o mais importante fica para traz, o respeito com a categoria e  melhorias efetivas na vida daqueles levam a instituição nas costas.

Hoje, faz 97 anos que esperamos por uma carga horária de vergonha, pois a que é executada não tem, se quer, previsão legal. As escalas são impressas friamente nas lacunas que a legislação nos legou e, em muitos casos, se abusa dessa deficiência colocando os policiais com até 72 horas de trabalho semanal.

Faz 97 anos que os militares do Acre são presos por questões pequenas como faltar ou atrasar-se ao serviço ou, ainda, fazer críticas às ações do governador na internet.

Faz aniversário também o desrespeito à presunção da inocência que é deixada de lado nos processos judiciais que levam os policiais a ficarem sub judice e sem promoções.

Faz 97 anos que convivemos com uma instituição sucateada. Militares empurrando viaturas “quebradas”, racionamento de gasolina, quarteis caindo aos pedaços, alojamentos sem o mínimo de conforto e cuidados por parte do poder público.

Faz 97 anos que os militares são desrespeitados pelos governantes e a instituição sobrevive da coragem e dedicação dos policiais que colocam no sangue o desejo de prestar um bom trabalho, o que lhes rendeu o título de Polícia Militar mais honesta do Brasil. Isso não é mérito do governo, é de cada policial que, faça sol ou faça chuva, está atendendo as solicitações da sociedade que clama por segurança pública.

O governo quer nos fazer comemorar?, cumpra com a promessa da Isonomia do Risco de Vida, ajude na elaboração do Projeto de Lei que já tramita na Assembleia Legislativa que trata sobre o novo Regulamento Disciplinar e aprove uma carga horária de 40 ou 36 horas semanais, pagando as horas que os militares ficarem de serviço extra com as ocorrências, as idas aos fóruns e tribunais e a educação física.

97 anos de PM, eu não tenho motivos para comemorar ainda. Alguns chamam isso de pessimismo; eu, porém, o chamo de realidade. Um minuto de silêncio em memória de todos os policiais militares que tombaram no exercício da função e dos que partiram na esperança de dias melhores.

6 comentários:

  1. Infelizmente nessas horas ainda aparece um ou outro "sem noção" que vai às festas organizadas pelo auto escalão para para mostrar para o Governo que tudo está bem.

    ResponderExcluir
  2. EU E MINHA FAMILIA ESTAMOS CANSADOS DE PROMESSAS DESSE GOVERNO!!TOMEI UMA DECISAO!!PT NUNCA MAIS!!corruPTos!!!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente isso é a mais pura verdade. Tudo por causa da arrogância e dos caprichos desses bandidos que nos governam, que não demonstram um pingo de consideração com nossa categoria, até parece que o dinheiro da isonomia vai sair do bolso do governador. E ainda vejo PM puxando saco dessa corja de ladrões, como PM, cidadão, eleitor, chefe de família, me sinto extremamente inojado pelos 'reresentantes' que tenho no poder, e creio ser este o pensamento da grande maioria dos que convivem comigo na caserna..

    ResponderExcluir
  4. Maj Rocha la em Placido de Castro esta pior tem soldado que foi preso só porque respodeu um sgt sobre uma pergunta, quando o soldado foi indagado se ele tinha pago uma peça da viatura que quebrou o soldado respondeu "nao paguei e quem vou pagar" o sgt se sentiu ofendido participou o soldado e o mesmo foi PRESO, e detalhe a peça foi quebrada em serviço. só estou relatando porque isso não é segredo

    ResponderExcluir
  5. Os Pms da penal ganharam sim de presente, tercados e vasouras e obrigados a fazer faxina e depois vem com papinho de a eles se voluntariaram conversa pra boi durmi, e 97 anis e alguns oficiais nos tratam como a 97 anos atras nem no exercito os antigos vao pro tecado ate la tem rocadeira e a as coisas evoluem mais continuamos sendo abusados por oficiais que mais parecem parazitas mais na hora de abuzar do seu poder e expertinho.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto!
    Só faço ressalva a essa estória dos "97" anos da PM!
    Como ela pode ter 97 anos se foi fundada em 1974???
    Mais uma mentira de uma instituição falida que sobrevive dela...

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.