sexta-feira, 10 de maio de 2013

Operação da Polícia Federal prende secretários e empreiteiros no Acre



Operação G7 (Foto: Rayssa Natani / G1)
Operação G7, da Polícia Federal, prende secretários e empreiteiros no Acre (Foto: Rayssa Natani / G1)


Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (10) a Operação G-7, que investiga fraudes em licitações públicas. Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão. Dentre os presos estão servidores do governo do Estado, o secretário de Obras do Estado, o secretário Adjunto de Gestão Municipal, o sobrinho do governador do Acre, além de empreiteiros.
Já foram presos o secretário de Obras do Estado, Wolvenar Camargo, o secretário Adjunto de Gestão Municipal, Assurbanipal Mesquita, o diretor de análises clínicas da Secretaria Estadual de Saúde e sobrinho do governador Tião Viana, Thiago Paiva, o ex-secretário de Habitação do Estado Aurélio Cruz, o diretor do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo César, o empreiteiro e ex-presidente da Federação da Indústria do Acre (Fieac) João Francisco Salomão, os empreiteiros Narcísio Mendes Júnior, Tshuyoshi Murata e outros.
De acordo com informações da Polícia Federal, sete construtoras estavam sendo investigadas desde 2011 suspeitas de atuar em conjunto para fraudar licitações em obras públicas do Estado.
Segundo a PF, as empresas atuavam da seguinte forma: elas simulavam concorrer entre si, com a finalidade de garantir que uma deles vencesse o processo. Os concorrentes que se recusassem a fazer parte do esquema eram eliminados pelo grupo ainda na primeira fase, a de habilitação.
Os envolvidos na organização criminosa devem responder pelos crimes de cartel, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, formação de quadrilha e desvio de recursos públicos.
A operação é realizada nos municípios de Tarauacá e Rio Branco e conta com o apoio de 150 agentes federais.
Procurado pelo G1, o advogado de defesa de Thiago Paiva, Odilardo Marques, disse que só se pronunciará após ter acesso ao inquérito. A reportagem está tentando entrar em contato com os demais advogados dos suspeitos.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que o secretário de Gestão Municipal foi preso durante a operação G-7, da Polícia Federal. Na verdade, o preso na operação foi o secretário Adjunto de Gestão Municipal, Assurbanipal Mesquita. O erro foi corrigido às 14h28.)
Fonte: G1 Acre

3 comentários:

  1. Gente isso termina em rodízio de pizza! A PF fez sua parte e parabéns por isso! Mas quem garante que a justiça fará denúncia? AGUARDEM!

    ResponderExcluir
  2. O GOVERNO DO ESTADO É FORTE E SABE COMO FAZER POLÍTICA, E PARA COMPROVAR QUE É EXPERT NO ASSUNTO, MANDOU PARTE DO SEU STAFF PARA O PRESIDIO PARA QUE ESSES POSSAM FAZER CUMPRIR SEU SLOGAN "SERVIR DE TODO CORAÇÃO", NO MEIO DOS REEDUCANDOS.

    ResponderExcluir
  3. É por isso que nao tem dinheiro para um aumento digno para o funcionalismo publico.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.