segunda-feira, 20 de maio de 2013

Governo só tem esta semana para cumprir a promessa feita para os militares



O governador Sebastião Viana só tem esta semana para anunciar oficialmente a isonomia do risco de vida. Especulações apontam que o anuncio será realizado na Formatura Geral, no dia 24, durante a semana de comemorações do 97º aniversário de criação da Polícia Militar.
A lentidão das negociações salariais e o silêncio do Executivo já criaram nos militares a dúvida de que a isonomia não saia durante esse mês de maio e que se prorrogue ainda por alguns meses. Para completar a desconfiança no governo, o deputado Jonas Lima (PT) apimentou a incredulidade militar afirmando para PM’s de Cruzeiro do Sul que o caso não seria resolvido antes de setembro.

A conversa do parlamentar petista criou grande euforia na Caserna e choveram ligações para Rio Branco para saber a verdade sobre o caso. O assessor Antonio Monteiro foi procurado pela Associação dos Militares para dar maiores esclarecimentos e reafirmou o compromisso com a categoria dizendo que o governador irá cumprir com a promessa. O presidente da AME/AC, Isaque Ximenes, escreveu em sua página pessoal no Facebook que a planilha que prevê o impacto financeiro está pronta e que até esse final de mês acredita que as negociações sobre a isonomia estejam encerradas.

Operação G-7

Preocupados de que a Operação G-7, desencadeada pela Polícia Federal, pudesse vir a prejudicar as negociações, Policiais Militares interpelaram o comandante geral da PM, coronel José dos Reis Anastácio, sobre a promessa do governo. De acordo com o oficial, a ideia é a de que aconteça o cumprimento do prometido e de que, caso isso não venha a ocorrer, ficaria muito difícil conter as ondas de insatisfação e revolta dentro dos quarteis da PM. Anastácio foi um dos grandes propaladores do governo a respeito da questão.

Anastácio não está errado

Policiais Militares já estão ameaçando realizar uma Operação Tartaruga como forma de pressionar o governo. A medida consiste em levar alguns serviços a passos mais leves e comedidos.

Risco parcelado


Outra preocupação que paira sobre a cabeça dos militares é a de que o “risco” seja dado de forma parcelada. Diante dos problemas do Estado na questão financeira e de atar as mãos da categoria para reivindicações futuras, o parcelamento não poderá ser descartado pelo executivo. Por enquanto, tudo não passa de especulações.  

A promessa



A promessa de que a injustiça seria corrigida em maio deste ano foi realizada em setembro de 2012, durante a campanha para as eleições municipais. O governador reuniu os militares de Rio Branco sob a pretensão de tratar de assuntos especificamente policiais e de forma velada realizou a campanha, com o apoio do comandante geral da PM, José dos Reis Anastácio.

Um comentário:

  1. Engraçado não é o governo,pra pagar o risco de vida da PM a folha do estado gera um imenso impacto mais, o que o que o G7 roubou não gera nem comentários. Senhor Governador horre suas palavras, não me disseram não, eu mesmo ouvi da sua propia boca o senhor prometer que agora em maio equipararia as nossas vidas a vida do coronel, porque pro senhor a vida do coronel vale mais que as dos praças.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.