sábado, 12 de novembro de 2011

Oficiais dos Bombeiros do Maranhão são exonerados após protesto

Dois tenentes-coronéis do Corpo de Bombeiros do Maranhão – Manoel Alves da Cunha e Celso Jesus Moraes Vargas – foram exonerados de seus cargos de comando, depois de participarem de movimento de protesto na última terça-feira (8), quando policiais militares e bombeiros bloquearam a entrada da Assembleia Legislativa.
O comunicado da exoneração foi feito no dia seguinte ao protesto (9), mas a portaria foi assinada logo após a manifestação, no período vespertino.
O tenente-coronel Manoel Alves da Cunha ocupava o cargo de comandante do 2° Grupamento Militar, na Cohab. Já o tenente-coronel Celso Jesus Moraes Vargas exercia a função de comandante do grupamento de emergência médica, também na Cohab.
Segundo Celso Jesus, os dois foram chamados ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no dia subsequente à greve, ocasião em que receberam a informação do coronel Lailo de Jesus Ribeiro Melo, subcomandante da instituição, de que estavam sendo exonerados de seus comandos.
“Ao questionarmos o motivo pelo qual estávamos sendo dispensados, fomos informados pelo subcomandante de que era em função de nossos comandos terem participado da paralisação de 4 horas no dia 8”, detalhou Celso Jesus.
As portarias de números 240/2011 e 241/2011 foram assinadas pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Sousa Paiva.
Após o comunicado, os dois tenentes-coronéis receberam uma cópia da portaria.
Segundo os militares, existe um comentário, vindo dos próprios colegas de trabalho, de que o próximo passo do comando seria transferi-los para unidades distantes do interior do estado, com o objetivo de enfraquecer o movimento.
“Ficamos muito surpresos com a atitude do comando. Não esperávamos sofrer esse tipo de retaliação. Mesmo apoiando o movimento legítimo, estávamos cumprindo com todas as nossas funções junto aos nossos comandos”, ressaltou o tenente-coronel Manoel Alves.

Fonte: Jornal Pequeno

3 comentários:

  1. Quem dera se aqui em MINAS GERAIS tivessemos comandantes com a coragem desses dignos oficiais do Maranhão. Estes sim acretitam na democracia e lutam pelos direitos da classe. Num estado que se diz DEMOCRATICO DE DIREITO. Onde uma guerrilhera que também ousou lutar contra um sistema ditatorial injusto hoje é presidente do Brasil. Espero que os direitos cidadão sejam respeitados. Se forem transferidos é uma prova de que ainda exite resquicios fortes da DITADURA MILITAR NO BRASIL. " Os covardes morrem dos os dias, os corajosos somente uma vez"

    ResponderExcluir
  2. É POSSÍVEL PACIFICAR A SEGURANÇA PÚBLICA DO MARANHÃO

    Parece que o Governo do Estado “pagou” para ver a paralisação da PM e do CBM, no dia 08/11/2011. E acabou vendo. Foi um fato inédito na história das duas corporações militares do Maranhão, que por sinal ocorreu de forma ordeira e pacífica e durou apenas 4 horas, pois os manifestantes aceitaram um acordo para aguardar até o dia 23/11 por uma proposta concreta do Executivo Maranhense. Agora, surgem notícias nos blogs de que a Governadora não vai atender às reivindicações dos militares e ainda por cima vai chamar a Força Nacional, ou seja, tudo indica que o Governo pretende “pagar” mais uma vez para ver uma nova paralisação dos militares estaduais. É preferível não arriscar novamente, ou melhor, não pagar o preço de ver, pela primeira vez na história da segurança pública deste Estado, um confronto sem precedentes que poderá resultar em danos físicos e sociais para os manifestantes militares e integrantes da Força Nacional, o que, com certeza, manchará a segurança pública, o governo e o Estado, além de trazer caos à sociedade que paga impostos para ter uma segurança cidadã. Isso seria um grande erro político da vida da governadora. Será que o “melhor governo da vida dela” deixará esse triste e desastroso legado para o povo do Maranhão? Não creio que a Chefe do Executivo Estadual vai se deixar levar pela vaidade, o orgulho, a prepotência e a intolerância, pois é tempo de cultivarmos a paz, não a guerra. È tempo de cultivarmos o diálogo, não a intransigência. É tempo de cultivarmos a ordem, não a desordem. É tempo de cultivarmos o amor, não o ódio. Em fim, é tempo de o Estado valorizar os seus servidores e permitir que vivam com dignidade. Portanto, prefiro acreditar numa solução democrática e justa que venha ao encontro dos anseios dos profissionais da segurança estadual e ao mesmo tempo permita ao Estado se adequar à realidade orçamentária. Acredito, também, no bom senso, na responsabilidade e na capacidade política e administrativa da senhora Governadora Roseana Sarney para resolver essa crise instalada nas instituições militares do nosso maravilhoso e pacífico Estado.
    Um grande abraço a todos!
    São Luís-MA, 18/11 2011
    Manoel Alves da Cunha
    Tenente-coronel do CBMMA

    ResponderExcluir
  3. Policiais e Bombeiros lançam campanha contra Roseana
    Publicado em 19 de novembro de 2011 por John Cutrim
    O comando de negociações da Polícia Militar do Maranhão (comando de greve) está lançando uma campanha inédita, que se colar – e deve colar, a exemplo da última paralisação, vai ser um sucesso contra a corrupção na segurança pública e nos outros setores do governo. É que esta sendo convocado nas redes sociais (facebook, twitter, orkut e outros) os policiais e familiares para darem aos mãos com estudantes secundaristas e universitários ao movimento de paralisação que deve ocorrer na próxima quarta-feira (dia 23), pois, a governadora Roseana Sarney não desrespeitou somente a PMMA, mas toda a sociedade, que deve se unir e aproveitar a greve da categoria para protestar contra o atual governo.

    Uma fonte do autocomando da PM repassou que o site da instituição estava em “pane” e que somente os comandantes de batalhão tiveram acessos a documentos de instrução de prisão administrativa para ser usado no dia da greve vindoura. Ocorre que, segundo um advogado da OAB e das associações, o comando não pode prender ninguém, pois os militares ao esgotarem as negociações, não estarão em grave ameaça da disciplina militar (fato que justificaria a medida extrema) uma vez que o direito só tutela o comando em situações normais, e a atual situação fere a dignidade humana dos policiais e, portanto, foge da normalidade e do razoabilidade. O comando de paralisação orienta ainda que os militares não devem temer tendo em vista que o governo está apenas imitando as represálias ocorridas em outros estados, e assim como aconteceu nos mesmos, a PMMA deve ganhar a batalha na justiça superior, se for o caso.
    Alguns oficiais da PMMA ligaram dizendo o seguinte: “se for para ficar preso, já respondemos a vários inquéritos mesmo, por que agora temer, se for por um reajuste digno, fico até um ano preso, e convocamos a toda a oficialidade a paralisar, não vamos prender ninguém, o governo tirano de Roseana vai sucumbir”. Com relação a campanha, ela deve ser de modo aos PM’s e simpatizantes ligarem para as rádios, emissoras de TV, internet para protestar contra o governo e apoiarem os movimentos reivindicatórios da PMMA, para que estudantes, ONGs, sociedade organizada se dêem aos mãos em prol da segurança pública que está precária neste governo.
    Os policiais também conclamam todos os parlamentares e membros da oposição a se fazerem presentes nas passeatas dos policiais e bombeiros militares. Será uma grande oportunidade para a oposição se unir e realizar outros protestos. Espera-se, assim como toda a sociedade, que os parlamentares, a justiça, OAB, Ministério Público e as entidades de direitos humanos possam tomar as providências contra as improbidades da governadora Roseana Sarney.
    Este blog está à disposição dos policiais militares e bombeiros. Quem quiser se manifestar ou desejar mandar informações pode entrar em contato através dos e-mails:johncutrim@hotmail.com e johncutrim@jornalpequeno.com.br ou pelo telefone (98) 8811-9540.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.