sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Governo desrespeita os militares mais uma vez

“O governo nos cozinhou, nos deu um molho e as negociações não avançaram”, diz Isaque Ximenes


Que o governo Tião Viana não gosta dos militares, isso já ficou mais do que certo. Mas ao que tudo indica, a porta que ele tinha para reconquistar a categoria a cada dia está mais fechada.
As declarações do presidente da Associação dos Militares, Isaque Ximenes, na tarde de ontem, 17, mostraram claramente o desrespeito que o executivo estadual tem para com a terceira maior categoria do Acre.

De acordo com Ximenes, as negociações não avançaram e o governo acabou “cozinhando” e “dando um molho” nos militares que negociavam o auxilio fardamento, auxilio invalidez e a exigência do nível superior em concursos públicos para cursos de soldados e oficiais.

- Tivemos oito reuniões e essas questões não avançaram em nada. O auxilio uniforme que tinha sido já uma pauta concedida não vai poder se concretizar porque o governo afirmou que inviabilizaria a gestão, disse.

O representante do comando nas negociações, o tenente-coronel Ricardo, chegou a apresentar uma planilha absurda na qual se afirmava que 300 reais seria o bastante para a compra de um fardamento completo. A forte oposição da AME e da Associação das Praças do Corpo de Bombeiros (Aprabmac) e as denúncias realizadas no Blog 4 de Maio fizeram com que o valor sugerido não fosse jogado goela a baixo e uma contra-proposta foi apresentada no valor alçado em cerca de 2.000 reais para dois uniformes completos por ano.

O governo percebeu o despautério do comando da PM, recuou e agora afirma que não irá mais conceder o auxilio uniforme jogando na lata de lixo o que tinha ficado como certo na mesa de negociação.

Outra promessa não cumprida até o momento de Tião Viana, diz respeito à exigência do nível superior para uma pessoa se inserir nos quadros da PM e do Corpo de Bombeiros.

- Ainda está em andamento. Foi feita uma consulta a PGE (Procuradoria Geral do Estado) que fez uma minuta alterando alguns artigos da Lei 164, no entanto, o que chegou ao Gabinete Civil foi a informação de essa lei iria criar problemas para eles, eles iriam “levar pau” se fosse aprovado o nível superior. Eu disse que poderia colocar a questão para cima da AME, que fosse uma exigência nossa, mas até o momento a questão não avançou, continuou o presidente.

Das três pautas tidas como certas após o movimento, apenas o auxilio morte e invalidez continua com esperança de ser aprovada, embora tenham negociações não tenham avançado muito.

- No caso, esse auxílio vai cobrir a morte, invalidez temporária e permanente, mas não temos a certeza de que vai sair.
|Maria das Candeias

Para a vice-presidente da AME, Maria das Candeias, o que faltou o cumprimento da palavra dos assessores do governo nas reuniões.

- Faltou compromisso e postura do governo. Ele (governo) sabe que os militares são uma classe sofredora e que vem, não é de hoje, por essas reivindicações. Por mais que eles tentem passar para gente que ele tem esse compromisso a gente só vê descaso, desabafou.

Assembleia Geral

A AME já está convocando os militares para uma assembleia geral para ao dia 29 deste mês a fim de decidir o que pode ser feito sobre o andamento das negociações.

- Nós vamos repassar todas as informações para os militares e lá iremos decidir o que vamos fazer, que atitude iremos tomar, disse.

Os membros da entidade pretendem passar em todas as unidades realizando o convite e conversando com os militares.


Correção


Havíamos afirmado que o Assembleia Geral seria dia 27. O certo que a atividade acontecerá dia 29 deste mês, provavelmente na Escola Armado Nogueira em horário ainda a se definir.

6 comentários:

  1. É hora de negociarmos da forma que o PT sabe negociar: na rua, no manifesto, afinal, não foi assim que eles chegaram ao poder? Ou vcs não lembram da época que eles eram oposição; quando faziam manifestações que hoje chamam de "baderna". Vamos, e desta vez só ponhamos fim quando a lei for votada. Promessa não enche a barriga das minhas filhas.

    ResponderExcluir
  2. Sempre respeitei a decisão da assembléia, mas nunca acreditei que essa corja do PT cumprissem o que falaram. Na realidade foram baldes de águas frias em cima da gente. É hora de colocar o Sr. Cmt em pauta, até porque durante a paralização fizera questão de dizer que estávamos exagerando, que a paralização era inoportuna, de um pequeno grupo e polítiqueira. Inaltecendo, inclusive,o governo ao declarar que tinham boas notícias para a tropa e que fariam mais do que esperávamos. Portanto, Sr. Cmt G é hora de mostrar o prestígio do Cmdo junto ao mandatário maior. Com relação a proposta de R$ 300,00 como AUXÍLIO FARDAMENTO, proposto pelo TC PM RICARDO é gozação, hein!
    Presidente apresente tudo isso ao Cmdo e aguardemos o seu posicionamento. UFA!!! ESSES PTRALHAS...

    ResponderExcluir
  3. PM tem que ficar no seu canto pq não sabe negociar e ao que td parece tão pouco votar!
    Aprendam pelo menos a votar!!!!

    ResponderExcluir
  4. O sonho do tc ricardo é ser cmt geral para isso ele vende a alma pro diabo pra isso acontecer e apresenta essa pauta ridicula, ele nao compre fardamento o ano todo com 300 real, sai fora bicha louca!

    ResponderExcluir
  5. EI Rondonia tá indo em abril de 2012 para inicial de R$ 3.100,00, já somos o rabagezimo, Concordo com o cap Mario, pressionemos o Cmt Geral, apesar de ter a certeza que ele não fara nada em nosso favor, pois infelizmente,o salario e as diarias de secretario fala mais alto. Mas vamos seguir o protocolo. ATé mesmo porque no último manifesto mostramos que somos fracos, pois os que gritavam e esbrevaejava na hora do serviço dele saia de fininho e ia tirar seu serviço.
    MAs se for pra partir pro pega pra capar, estamos ai...
    Certo que agora temos a AME e confio plenamente em nossa Associação.
    Presidente sua decisão pelo por mim será respaldada.

    ResponderExcluir
  6. Vejam um pc da pec 102 do Senador Maggi, que d acompetencia aos estados unificar suas policias, e ainda trata do piso salarial nacional
    é bom postar aqui:
    http://www.pec300.com/2011/11/pec-102-unificacao-das-policias-e-piso.html

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.