quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Alunos sargentos aprovam organização do Cieps para a realização da prova presencial

A prova presencial da primeira fase do Curso de Formação de Sargento (CFS/2011) foi realizada na tarde de ontem, dia 9. Entre os alunos, poucos foram os que não aprovaram a organização do evento.

A atividade foi realizada na capital e nos municípios de Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Brasiléia, todos no mesmo horário, sob a responsabilidade da Divisão de Ensino e Instrução (DEI) e do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps). 
Houve poucos registros de problemas, alguns solucionados ainda no período de prova.

Entre as críticas dos militares esteve o fato de a prova ter tido questões que foram apresentadas no exame à distância e que foram elaboradas fora do Acre. As criticas não chegaram a convencer e abalar os organizadores que indicaram os prazos para os recursos.

Para alguns, o fato de ter questões elencadas no teste on-line fez foi favorecer, pois já tinham a noção da resposta certa e aqueles que não se deram bem no teste à distância poderiam se corrigir na prova presencial.  

De acordo com informações, as provas foram produzidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e veio para o Estado em envelopes lacrados e que esses mesmos envelopes foram distribuídos para os municípios sob a guarda de policiais selecionados pela Divisão de Ensino e Instrução (DEI/PMAC).

A organização do evento foi elogiada pelos que se sentiram em um evento de concurso normal.

“Senti a sensação de estar fazendo um concurso da CESPE, até o gabarito foram similares ao de grandes concursos públicos”, afirmou um dos alunos ao sair da sala de provas.

Fizemos contatos com militares de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira e nada de grave foi registrado. Apenas em Sena, um militar percebeu que a primeira questão da prova azul não constava a resposta correta. Segundo o aluno, ele fará o recurso e tem a confiança de que a questão será anulada.

A DEI e o CIEPS pretendem divulgar os resultados até a próxima sexta-feira, dia 11. O gabarito será publicado no site da PMAC e no Blog 4 de Maio. A prova de cada aluno será disponibilizada para os militares que queiram impetrar recursos. A analise será realizada pelo setor Ead da Senasp.

Um grupo de alunos está se formando para buscar explicações sobre algumas questões da organização. Não fomos informados ainda sobre quais críticas seriam essas.

Maiores informações: DEI – 3227-8076.

18 comentários:

  1. realmente a organização estava de parabens. o tenente coronel frança sem duvida e um excelente administrador. so não gostei da prova póis na minha visão não avaliou o grau de conhecimento do aluno,mas sim o seu guau de decorar texto "A PROVA TODA ERAM QUESTÕES REPETIDAS DE PROVAS ANTERIORES DO SISTEMA SENASP, NEM SE QUER MUDARAM A POSIÇÃO DAS RESPOSTAS" mas fora isso elogio o trabalho de todos do CIEPS em fazer com que esse curso seja um dos primeiros mais bem organizados de nosso policia. assina: AL.SGT. QUASE FODÃO

    ResponderExcluir
  2. Quero prestigiar o Cel. França pela organização nesse primeiro ciclo do curso, muito bom comandante.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, a organização da prova da 1ª fase merece nota 10!

    ResponderExcluir
  4. o problema da prova do cfs é que alguns tiveram acesso as questoes antes da prova

    ResponderExcluir
  5. Realmente a organização estava beleza, mas as questões acabaram beneficiando quem não estudou. Quem juntou as questões do ambiente virtual está rindo com o tempo, só precisou estudar as questões. Não mudaram nem uma vírgula das questões, e a questão mais complexa um pouco, acabam por não colocar a resposta certa nas opções, acreditando eu ser cancelada.

    ResponderExcluir
  6. Essa conversa de que alguns tiveram acesso a prova não procede. As provas que alguns tinham eram suas provas salvas do sistema. Na aula inaugural pelo menos a de Cruzeiro do Sul a Diretora do CIEPS disse que as questões da prova seríam as enviadas pelo SENASP. O que acontece é que tem alunos que não salvaram suas provas e agora ficam falando besteiras.Parabéns ao Cel França e sua equipe agora é só anular a questão que estava sem alternativa correta e tudo certo. E digo mais o que é que vocês querem que coloque nas provas se não as questões do SENASP? pois as provas do sistema foi um apanhado geral da apostila.

    ResponderExcluir
  7. Quero parabenizar a organização da aplicação da provas e achei valido a atitude de colocar as questçoes do senap pois ja sabiamos como eram as questões e sei que ficaria muito dificil para se elaborar provas diferentes, porem a questão numero um da prova vermelha realmente não tinha uma resposta certa.

    ResponderExcluir
  8. Questão 1: Prova de analise criminal Cor Vermelha

    As projeções cartográficas são formas de representar a superfície terrestre em um plano. A grande dificuldade das projeções cartográficas é representar uma superfície esférica em um plano.
    Considerando as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de projeção, analise as seguintes afirmações:

    I. As projeções cônicas representam a esfera terrestre sobre um cone imaginário que entra em contato com ela num dado paralelo. Suas distorções são pequenas longe desse paralelo e aumentam à medida que se aproxima dele (Suas distorções são pequenas perto desse paralelo e aumentam à medida que se distanciam dele).

    II. Na projeção cilíndrica denominada Universal Transversa de Mercator (UTM) (projeção cilíndrica de Mercator), o espaçamento entre os paralelos adjacentes aumenta com a latitude de forma que a distorção leste-oeste é acompanhada por idêntica distorção norte-sul.

    III. Na projeção cilíndrica de Mercator (Universal Transversa de Mercator (UTM) a superfície terrestre é dividida em 60 fusos, com amplitude de 6º de longitude cada um. A latitude é limitada a 84ºN e 80ºS, pois, para latitudes maiores, as distorções são significativas.

    IV. As projeções cilíndricas projetam a esfera terrestre sobre um cilindro. No caso da tangente, suas distorções aumentam à medida que aumenta a longitude (Latitude), ou seja, que se aproxima dos pólos. No caso da secante, as distorções são mais distribuídas e reduzem nas proximidades dos pólos.

    V. Projeções planas são realizadas através de um plano tangente à esfera terrestre. No ponto de tangência está o centro da representação cartográfica. As áreas próximas a esse ponto apresentam pequenas distorções e os distantes apresentam grandes distorções ou desaparecem. Assim, a região da área de tangência aparece em destaque.

    Está correto o que se afirma em:

    Legenda:

    Em cor Vermelha estão os erros nas questões:
    Em cor Azul estão as correções:
    Em cor Verde está a resposta correta:

    ResponderExcluir
  9. O CIEPS e a DEI estão de parabéns pelo trabalho realizado. Foi muito bem organizado o processo de aplicação da prova, para que não houvesse nenhum problema futuro.
    E o gabarito vai ser divulgado quando?

    ResponderExcluir
  10. CONFORME COMENTÁRIOS, POLICIAIS, PRINCIPALMENTE OS DA CIATRAN FORAM INFORMADOS QUE A PROVA SERIA ELABORADA COM AS QUESTÕES DAS PROVAS DA SENASP, OBTIVERAM ESSA INFORMAÇÃO DE PESSOA LIGADA AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO, ASSIM, SE PROGRAMARAM, FIZERAM UM MUTIRÃO, REUNIRAM TODAS AS PROVAS E ELABORARAM UM SUPER QUESTIONÁRIO E ESTUDARAM SOMENTE PELO QUESTIONÁRIO. RETIVERAM A INFORMAÇÃO E TROCARAM E-MAILS COM O MATERIAL PARA O ESTUDO, QUE, CIRCULOU APENAS ENTRE OS "CHEGADOS" (POR CONTA DA ANTIGUIDADE). FAÇO QUESTÃO DE ANALISAR O DESEMPENHO INDIVIDUAL DE CADA INTEGRANTE DA CIATRAN, SE O DESEMPENHO FOR COMPROVADO... AME, QUERO RESULTADO!

    ResponderExcluir
  11. Ah; em CZS avisaram que as provas iam ser produzidas na SENASP (CZS também foi beneficiada com informações privilégiadas)visto que a informação que chegou a todos foi de que as provas seriam elaboradas pela divisão de ensino, conforme nota publicada no site da PM:


    "A 1.ª fase será composta por três disciplinas de carga horária de 60 horas cada, propostas pela Divisão de Ensino e aprovadas pelo comandante-geral da corporação. Após conclusão da Fase no Sistema de Ensino à Distância, em caráter eliminatório, os alunos do CFS 2011 realizarão avaliação de conhecimentos presencial, por disciplina (elaborada e distribuída pela Coordenação do Curso), simultaneamente nos municípios, na mesma data, hora e locais a serem definidos pela Divisão de Ensino, a qual será considerada para fins de classificação da 1ª fase."
    (http://www.pm.ac.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=576:curso-de-formacao-de-sargentos-pms-vai-suprir-demandas-da-corporacao&catid=1:ultimas-noticias&Itemid=166)

    Então se no decorrer do processo é decidido que quem vai elaborar a prova deixa de ser a DEI e passa a ser a SENASP e esta informação só chega a uma minoria, digo que isto é informação privilegiada. Alguns vão sair beneficiados e outros prejudicados, visto que deixaram de concorrer em igualdade. A avaliação deixou de ser um teste de conhecimento e passou a ser um teste de esperteza, a cangalha começou. Coronel, ou o senhor corrige este erro ou vai levar esta decepção para macular o fechamento da sua carreira.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com os colegas. E acredito que a propria Senasp, defensora de um metodologia moderna tenha que rever suas avaliações que é triste, com texto igual do conteudo, que não avalia em nada o conhecimento e sim decoreba. Lamentavel. Prova fácil, com pergunta ja formuladas. Tem q elaborar perguntas mais inteligentes e contextualizadas, que posso medir habilidades e que realmente estah melhor preparado. Lamentável

    ResponderExcluir
  13. Pura mentira... nos grupos de estudo da Ciatran, tinha PM do Bope, do CPOI, do QCG e do 2BPM. Foi trabalhado em cima de especulações. E deu sorte, pois tanto poderia cair provas do Senasp como não... Vai estudar preguiçoso, pois todos já tinham essa desconfiança, mas pra quem é acostumado a soltar pipa no ventilador a prova num foi fácil mesmo não!

    ResponderExcluir
  14. Quero avisar a todos os anônimos, que a porta esta aberta, aos que queiram estudar e sair antigo. Agredecemos os comentários feitos, so pedimos que se indentifiquem no próximos.
    Sugerismo, que todos façam como os Als Sgt PM da Ciatran e formem grupos de estudos, unindo-se para alcançar um só objetivo, e não se dividindo com calunias, pois se as provas seriam do contéudo do Senasp, de onde buscariamos as fontes de estudo? senão do Senasp, foi aberto atodos que queriam estudar, como assim aconteceu, tivemos a particiapção de alguns alunos do BOP, 2º Bpm, QCG e outros, informamos que o grupo de estudo continuará funcionando, e convidamos aos interessados que queiram particiapar. o único defeito dos Al Sgt Pm da Ciatran e serem unidos, e não serem igoistas.

    Que Deus abençõe a todos
    Assina: Al Sgt Messias

    ResponderExcluir
  15. HA TÁ EU TAMBÉM ACREDITO QUE VCS DA CIATRAN REALMENTE TINHAM, INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS, TENDO EM VISTA QUE OS SENHORES GERAM DIVIDENDOS PARA O ESTADO, ATRAVÉS DE SUAS BLITZ. MAIS AOS NOBRES COLEGAS QUERO DIZER-LHES QUE NESTA VIDA O IMPORTANTE E ESTÁ VIVO E COM SAÚDE POIS O AMANHÃ A DEUS PERTENCE.

    ResponderExcluir
  16. Cara, a ignorância é o pior inimigo do ser humano! Você é daquela turma que espalha que os da CIATRAN ganha dinheiro por multa aplicada neh....kkkkkk... E olha que o Coronel PC tentou destruir a CIATRAN com todas as suas forças, mas mesmo assim continuamos unidos e um dia voltaremos com mais força ainda! E outro conselho, se não pode com a gente, pode se unir, pois somos UNIDOS, e se qualquer irmão de farda quiser estudar conosco, as portas estarão abertas!

    ResponderExcluir
  17. Esse pessoal tem inveja da CIATRAN. kkkk, pois lá se encontram as melhores cabeças da polícia militar do Acre. Nós estudamos e se nos dermos melhor que os outros, é só comprovar com o último CAS e CFS anteriores, sempres os primeiros lugares. Não tem faca na caveira, tem neurônios. Vão estudar, bando de preguiçosos, quem estudou vai tirar nota boa em qualquer OPM.

    ResponderExcluir
  18. Essa prova tava muito era fácil, um monte de gente vai tirar nota boa, agora o pessoal da cerveja e da acomodação, que não gosta de trabalhar, nem estudar, se dar mal mesmo. Na CIATRAN, só fica quem gosta de estudar, pois todos os dias saem novas normas de trânsito que tem que se atualizar. Se tivesse saído questões da apostila, se não das provas, as notas da ciatran, com certeza seriam as melhores, pq lá estudamos unidos.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.