terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Militares se reúnem com equipe de governo para discutir aumento salarial


Representantes do Clube de Cabos e Soldados, de Sargentos e Subtenentes da PM, da Cooperativa de Saúde Corpo dos Bombeiros, da nova diretoria da Associação de Praças do Corpo de Bombeitos do Acre (Aprabmac), juntamente com o tenente coronel Deodado e o deputado estadual eleito Major Wherles Rocha se reuniram com a equipe do Governo do Estado na manhã de hoje, dia 4.

A reunião aconteceu, às 11 horas na sede da Secretaria de Articulação Institucional sob administração do professor José Fernandes do Rego.
"Na reunião de hoje, na qual fomos recebidos pelo Secretário da Articulação Institucional, o Deputado Major Rocha abriu as falas e explicou sobre a valorização do profissional de segurança pública, dando ênfase à questão salarial e ao fato de, atualmente, ocuparmos o posto de 21º salário dentre os 27 Estados Federados e Distrito Federal. Em outras palavras, foi enfatizado o fato de sermos o 7º salário mais baixo do país", afirmou um bombeiro militar através de um e-mail.
É interessante a "nova" postura do governo petista. Antes com o secretário Nepomuceno, mais conhecido como "Carioca", a hostilidade às reivindicações da categoria indicavam uma política de enfrentamentos que o Governo Binho fazia questão de assinalar com todas as cores. Entretanto, é preciso que os representantes do militares abram bem o olho para as manobras que possam vir sobre os militares. A política de boa vizinhança é muito importante para o início da conversa, mas com cuidado para não serem cozinhados no "banho maria", cansando e irritando a categoria.
"Após ouvir as diversas falas, o Secretário de Articulação Institucional disse não ter a “competência funcional” para a pauta de reivindicação dos milicianos, mas que aquela Secretaria seria a porta de entrada para o encaminhamento aos assessores com tal competência. Dentre outras falas do Secretário que não são importantes descrever, o mesmo aduziu que haveria boa intenção em negociar com os representantes, bem como cordialidade por parte do Governo, e que esperava a mesma intenção da categoria. Reiterou que aquela Secretaria desenvolveria um trabalho de gestão, e que a parte política/sindical seria encargo de outro grupo. Disse também que no dia seguinte, 5 de janeiro (quarta-feira), telefonaria para o Deputado Major Rocha (pois o parlamentar está à frente das negociações) para marcar nova audiência, com a equipe de negociação a ser designada pelo Governo", continuou o texto do BM.

AMEAC fora do processo
A Associação dos Militares Estaduais do Acre (AMEAC) foi excluída das reuniões.O motivo? Todos já sabem, traição e simpatias com o governo.
"Achamos melhor excluir a AME, quando tivermos um presidente e uma diretoria que de fato mereça nossa atenção vamos chama-la. Por enquanto, o comprometimento dos clubes e associações dos PM's e dos Bombeiros são suficientes para conseguirmos o que queremos", afirmou major Wherles Rocha.

Texto na íntegra

Primeiras tentativas de negociação salarial dos militares estaduais 2011 – Relatório de um Bombeiro Militar.

O ano novo (agora atual) iniciou e militares que representam as diversas entidades milicianas do Estado, junto ao Deputado Major Rocha e ao Vereador SGT Vieira, já iniciaram as primeiras tentativas de negociação salarial com o Governo do Estado, agora sob a égide do ex-Senador Tião Viana.
No dia 3 de janeiro do ano corrente, às 15h00min., houve a primeira tentativa de acesso à equipe de Governo para apresentação da pauta salarial da categoria. Nesse dia, esteve presente na nova sede da Secretaria de Articulação Institucional, no antigo Mira Shopping, o Deputado Major Rocha.
Além deste, segunda-feira, também junto ao parlamentar estadual, esteve o presidente eleito da APRABMAC, SGT BM Jusciner (a nova gestão será empossada no dia 21 de janeiro), juntamente com grande parte da nova diretoria: SD BM FEM Geiciane (Vice-Presidenta), SD BM Abrahão (1º Tesoureiro), SD BM Wellington (Representante do quartel BM de Sena Madureira), SD BM Eduardo (componente da Chapa eleita da APRABMAC), SD BM Medeiros e SD BM Guedes.
Na mesma segunda-feira, fizeram-se presentes policiais militares representantes das Associações da PMAC, exceto da AME/AC. Ou seja, havia representantes dos ST e SGT, bem como dos CB e SD.
Ao conversarmos com o novo Secretário de Articulação Institucional, Professor Rêgo, foi pedido que a audiência fosse adiada para o dia seguinte, às 11h00min., pois na Secretaria ainda estavam se organizando e as funções da mesma ainda não estavam totalmente definidas, porque iria funcionar de modo distinto da gestão do ex-Secretário Carlos Alberto (PSB).
Dessa forma, aumentou-se a mobilização com as lideranças dentre os militares estaduais e às 11h00min. do dia 4 de janeiro de 2011, retornou-se ao mesmo local.
Nessa segunda tentativa estiveram presentes o Deputado Major Rocha e o SGT Vieira, representantes da categoria no parlamento estadual e municipal respectivamente. Também se fez presente o diplomado 2º suplente de Deputado Federal acriano, Coronel Deodato.
Além dos nominados acima, estiveram presentes, pelo CBMAC, em ordem alfabética, os Sargentos Amarísio, Jusciner (presidente eleito e a ser empossado na APRABMAC) e Valente, bem como os Soldados Abrahão, Anselmo, Celson, Eduardo, Guedes, Francisca, Turi e Welington.
Pela PMAC estiveram presentes, dentre outros, o ST Agnaldo (Presidente do Clube de ST e SGT), os SGT PM Isnard (Presidente do Clube de CB e SD), Deusimar, Guedes e Rosivan, e os Soldados PM Gustavo e Neurismar.
Na reunião de hoje, na qual fomos recebidos pelo Secretário da Articulação Institucional, o Deputado Major Rocha abriu as falas e explicou sobre a valorização do profissional de segurança pública, dando ênfase à questão salarial e ao fato de, atualmente, ocuparmos o posto de 21º salário dentre os 27 Estados Federados e Distrito Federal. Em outras palavras, foi enfatizado o fato de sermos o 7º salário mais baixo do país.
Após isso, o SGT BM Jusciner pediu a palavra e acrescentou novas considerações, seguido por outros militares. Também foi cedida a palavra ao Vereador SGT Vieira e ao Coronel Deodato. Falou-se ao Secretário anfitrião inclusive da forma que o último Governo do Estado tinha de negociar e destratar servidor público, principalmente na Segurança Pública.
Após ouvir as diversas falas, o Secretário de Articulação Institucional disse não ter a “competência funcional” para a pauta de reivindicação dos milicianos, mas que aquela Secretaria seria a porta de entrada para o encaminhamento aos assessores com tal competência. Dentre outras falas do Secretário que não são importantes descrever, o mesmo aduziu que haveria boa intenção em negociar com os representantes, bem como cordialidade por parte do Governo, e que esperava a mesma intenção da categoria. Reiterou que aquela Secretaria desenvolveria um trabalho de gestão, e que a parte política/sindical seria encargo de outro grupo. Disse também que no dia seguinte, 5 de janeiro (quarta-feira), telefonaria para o Deputado Major Rocha (pois o parlamentar está à frente das negociações) para marcar nova audiência, com a equipe de negociação a ser designada pelo Governo.
O SGT Vieira solicitou que na próxima reunião estivessem presentes representantes do Governo com real poder de decisão e resolução da pauta de negociação, dado a frustração das duas primeiras reuniões (ou tentativas de negociação) com o Secretário da Articulação Institucional.
Agora, a categoria deve aguardar mais notícias acerca dos eventos acima relatados, continuar e desenvolver o espírito de união classista, já que Policiais e Bombeiros além de serem ligados pelas regras e abnegações da vida militar, pertencem, honrosamente e com orgulho, à Segurança Pública. Não custa lembrar o velho, mas não ultrapassado ditado: “a união faz a força”.

Texto de um Soldado do Corpo de Bombeiros, leitor do Blog.

3 comentários:

  1. Eu estou torcendo e sempre vou ser ótimista para que as coisas funcionem de forma armônica e que o governo se entenda com a nossa instituição,isso sem enganação e com propostas concretas.E vamos esquecer as picuínhas.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Asfixia financeira na AME e agora, asfixia política nos safados Ricaolho, Vaginaldo e Praga que dizem ser "representantes" dos PMs e BMs!
    É assim mesmo: todas as vezes em que uma diretoria de Associação se vender pro governo vamos isolá-la financeiramente e depois, politicamente!
    Só pra lembrar: se vc ainda não se desfiliou com essa já dá pra desconfiar e se desfiliar...

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito nestes representantes que ai estão juntamente com mj Rocha. Que a AME fique fora, sera melhor p todos.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.