quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Nova Diretoria da APRABMAC é formalmente empossada (2011-2013)

Na data do dia 27 de janeiro de 2011 a nova gestão da APRABMAC foi empossada formalmente. A solenidade ocorreu na Associação 2 de Julho, localizada no 1º BEPCIF, durante um dos jurássicos expedientes operacionais (período em que ao invés de descansar, o militar é obrigado a comparecer ao quartel para fazer educação física, cortar árvore, ter instruções, desenvolver missões extras de todas as naturezas etc.).
Na ocasião a antiga gestão não compareceu para “passar a faixa” e prestar esclarecimentos acerca de gastos, ou seja, prestar contas dos gastos contraídos. Assinaram o termo de posse, ficando à disposição da associação (de acordo com o Estatuto dos Militares Estaduais), o SGT BM Jusciner (Presidente) e o SD BM Abrahão (tesoureiro).
Em respeito ao Comando do CBMAC (atualmente, sob a responsabilidade temporária do CEL BM Flores), deve ser reconhecido o mérito de ter liberado os bombeiros militares em expediente no 1º BEPCIF para prestigiarem a solenidade da posse. Assim, o quorum de participação foi sobremaneira aumentado.
Várias autoridades se fizeram presentes, dentre elas, o Deputado Diplomado eleito por partido da oposição ao Governo do Estado, MAJ Rocha, e o Deputado Diplomado eleito através da Frente Popular, Pereira. Além destas, também esteve presente uma das Diretoras da Caixa Econômica, que falou sobre produtos e serviços de interesse dos bombeiros militares a serem oferecidos em condições promocionais através de parceria com a nova Diretoria da APRABMAC.
Representando os clubes, estiveram presentes o Presidente da Associação 2 de Julho (ST BM Eli, que organizou todo o cerimonial), o Presidente do Clube de ST e SGT da PMAC (ST PM Agnaldo) e o Presidente da AME-AC (SGT PM Natalício Braga, acompanhado do SGT PM Ginaldo). Quanto à diretoria da AME, esta não trouxe nenhuma notícia sobre a pauta salarial em negociação com o Governo. Na verdade, não ficou esclarecido nem se existe ou mesmo qual é a pauta de negociação salarial discutida pela AME.
Também esteve presente o CEL PM Deodato, diplomado 2º suplente ao cargo de Deputado Federal. O Comandante-Geral em exercício, CEL BM Flores, abriu e fechou o evento. Falou como porta-voz do Comando e do Governo do Estado, ocasião em que ressaltou que todas as ações da APRABMAC que valorizassem o ser humano bombeiro militar, a sociedade e a corporação em si seriam apoiadas.
Por sua vez, o Presidente eleito, SGT BM Jusciner, falou em tom emocionado sobre estar retornando ao cargo após alguns anos. Enfatizou a importância do envolvimento dos bombeiros militares da turma de 2007 (última turma) na APRABMAC. Disse que a gestão não quer medir forças com o comando, mas sim somar em benefício da corporação e dos bombeiros como um todo, sejam praças ou oficiais, operacionais ou administrativos. SGT BM Jusciner também falou que esta gestão será de agregação, que é receptiva à ajuda independentemente do lado político que vier, pois terá identidade própria e independência. Também reconhece a força política do mandato do MAJ Rocha. Mas espera que a situação apóie os bombeiros militares em reivindicações essenciais à humanização da jornada de trabalho e da profissão, principalmente em termos salariais.
Durante a fala do MAJ Rocha, o mesmo conclamou os militares à união, reafirmou seu posicionamento como representante da categoria e disse que todo apoio à causa militar é importante, contando inclusive com a ajuda do parlamentar Pereira, da bancada governista, presente na solenidade e que também falou aos presentes.
Ao fim, a ocasião terminou com o coffee break. Para que fique conhecido de todos os militares estaduais, compõem a nova gestão da APRABMAC: SGT BM Jusciner (Presidente), SD BM FEM Geiciane (Vice-presidenta), SD BM Abrahão (1º Tesoureiro), SGT BM Cícero (Secretário), SGT BM Brito (2º Tesoureiro), SD BM Wellington (2º Secretário), SGT BM Santana, SGT BM B. Pessoa, SD BM Eduardo e SGT BM Daniel.
Vale observar que a atual gestão, mesmo antes da posse formal, já está engajada nas negociações com o Governo do Estado por reposição salarial através da criação de um piso para a carreira. Tais negociações têm o MAJ Rocha como líder e estão paralisadas por omissão do governo em estabelecer uma agenda e os respectivos negociadores.

Um comentário:

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.