terça-feira, 10 de agosto de 2010

A IMPRENSA DO PT

Jornalista e candidato se agridem durante entrevista na TV

João Correia, candidato a senador pela coligação Liberdade e Produzir Para Empregar (PSDB, PMDB, PPS, DEM, PMN, PSC, PT do B e PSL), foi agredido a socos e pontapés na tarde desta terça-feira, 10, durante entrevista que concedia à TV 5, emissora afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão em Rio Branco. A emissora, de propriedade do empresário Pedro Neves, que também é dono de uma das maiores distribuidoras de medicamentos e alimentos do Estado, havia concordado em realizar uma série de entrevistas com os candidatos majoritários às próximas eleições, mas o principal âncora do canal, jornalista Demóstenes Nascimento, não se conteve e interrompeu a entrevista abruptamente, no momento em que João Correia tecia severas críticas ao atual governo. Segundo João Correia, o apresentador retirou o microfone da lapela e desferiu socos e pontapés contra a sua pessoa.
Conta o candidato agredido que o estopim da confusão foi a revelação feita por ele durante a entrevista, de que o atual governo do Acre criticou no passado governadores que não haviam pavimentado a rodovia BR 364 e que os trechos que chegaram a ser asfaltados à época, aos custo médio de R$ 350 mil teriam sido superfaturados. Entretanto, a continuidade dos trabalhos, que se alongam por 12 anos sem término previsto, já estão custando aos cofres do Estado cerca de R$ 4 milhões o quilômetro construído, segundo João Correia.
“A agressão - segundo João Correia, suscitou o acirramento de ânimos nestes dias que antecedem a eleição e revelou o lado mais obscuro do jornalismo acreano: todas as emissoras de rádio, televisão e os jornais que circulam no Acre, são atrelados ao governo e cerceiam o aparecimento de políticos de oposição em seus programas e matérias jornalísticas”.
Como o programa é previamente gravado, a maioria das cenas não foram ao ar, somente alguns trechos da entrevista, foram exibidos na grade da emissora, durante o pedido de desculpas do apresentador, por não exibir o programa na íntegra.
Em alguns trecho que ainda foram ao ar, [editados, logicamente] João Correia chamou Demóstenes de “lacaio, parasita e oportunista, sendo revidado com as mesmas palavras do apresentador. Em dado momento onde o público não teve acesso a gravação, houve troca de agressões verbais e físicas.
Segundo a assessoria de João Correia, ele teve fratura em um dos dedos da mão esquerda, em um dente e algumas escoriações pelo corpo. João Correia prestou queixa do ocorrido no 8º Distrito Policial de Rio Branco, localizado no bairro Adalberto Sena, e depois registrou uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que prometeu tomar providências.
Em entrevista a ac24horas, o âncora do programa, Demóstenes Nascimento se disse ofendido com as palavras de baixo calão proferidas pelo candidato contra ele: “não tem cristão no mundo que aguente a tantos xingamentos que eu sofri hoje. Eu só peço desculpas aos nossos telespectadores e lamentamos esse episódio num momento tão bonito da nossa democracia”, disse.
Demóstenes acompanhado do advogado Florindo Poerch e também do presidente do Sindicato dos Jornalista Profissionais do Acre, Marcos Vicentti, representaram queixa na Delegacia do 8º DP contra João Correia por agressão física e moral.
O Diretor Superintendente da emissora, Pedro Neves, lamentou o episódio mas disse que “a TV 5 prestará ao apresentador todo apoio incondicional e irrestrito pelas agressões que ele sofreu hoje durante a gravação de um de nossos programas”, disse.
Sindicato - No início da noite o Sindicato dos Jornalistas do Acre emitiu nota sobre a confusão e creditou a João Correia a culpa pelas agressões. Leia:


Nota de Repúdio
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público REPUDIAR a atitude covarde e agressiva do candidato ao Senado João Correia (PMDB) ao jornalista Demóstenes Nascimento, durante entrevista na TV 5, emissora afiliada da Rede Bandeirantes no Acre.
O jornalista foi agredido quando exercia seu trabalho de maneira isenta e honesta. É lamentável que profissionais de comunicação ainda sejam submetidos a episódios truculentos como esses no livre exercício da profissão.
A entrevista do candidato João Correia, foi acordada entre a TV 5 e a coligação “Produzir para Empregar”, da qual o candidato integra, por meio do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). A entrevista faz parte de uma série que a emissora realiza com todos os candidatos ao Senado Federal.
As autoridades públicas não podem nem devem ser coniventes a essa violência ao trabalho profissional. Nesse sentido, o Sinjac e a Fenaj pedem que as devidas providências sejam tomadas, para que casos nocivos à sociedade e ao livre direito não se repitam.
Marcos Vicentti Batista da Silva - Presidente do Sinjac
Por Salomão Matos, da redação ac24horas

6 comentários:

  1. ISSO É RIDICULO! A QUE PONTOCHEGARAM OS BAJULADORES DO PODER. FALTA DE PROFISSIONALISMO, ÉTICA E DESPREPERO TOTAL. ESTE SINDICATO ERA PARA PUNIR ESTE CIDADAO QUE SE DIZ JORNALISTA! UM DESQUALIFICADO QUE NÃO PREZA PELA BUSCA DA IMPARCIALIDADE. UTILIZANDO SEU TRABALHO COMO UM CAO DE CAÇA DISPOSTO A ESTRAÇALHAR QUALQUER UM QUE VA CONTRA SEU DONO. ESTE JORNALISTA DESQUALIFICADO DEVE COLOCAR A VIOLA NO SACO E VER O QUE ACONTECEU COM O WASHINGTON AQUINO QUE ERA TAO BAJULADO COMO ELE. LEVOU UM PÉ NA BUNDA !
    UM DIA ESTE GOVERNO HÁ DE ACABAR, AÍ EU QUERO VER AONDE IRÁ SE ABRIGAR UM INCOMPOTENTE E COVARDE

    ResponderExcluir
  2. UM ABSURDO, E ESSE REPÓRTER DE MEIA TIJELA AINDA TEM CORAGEM DE DIZER QUE "VIVEMOS EM UM MOMENTO DEMOCRÁTICO TÃO BONITO", SE SE FOR PARA ELE E OS LACAIOS DOS PETRALHAS.

    ResponderExcluir
  3. É inadimissível essa atitude de Demóstene. Afinal João falava uma verdade e todos nós que somos acreanos sabemos que o PT criticavam a não conclusão e o superfaturamento da BR 364, no trecho Sena - Cruzeiro. Agora na prática estão sentindo a dura realidade de se trabalhar nessa estrada. João não mentira, falou a verdade. Só Demóstene, pseudojornalista não reconhece isso, e o pior é um descontrolado, desequilibrado, PUXA-SACO mesmo. E como ele tem muitos. QUE DEMOCRACIA VIVEMOS, heim!

    ResponderExcluir
  4. Esse tal de demostenes nascimento e um puxa saco de primeira, ele deveria era tomar vergonha na cara de dele.

    ResponderExcluir
  5. Caro Demóstenes, chamado de jornalista de fundo de quintal, cria vergonha, faça um exame de consciência. É bom cursar uma faculdade de jornalismo. Talvez você consiga enxergar o mundo social e político, real e verdadeiro. Deixa de ser moleque de recado, seja homem!

    ResponderExcluir
  6. ISSO É RIDICULO! A QUE PONTOCHEGARAM OS BAJULADORES DO PODER. FALTA DE PROFISSIONALISMO, ÉTICA E DESPREPERO TOTAL. ESTE SINDICATO ERA PARA PUNIR ESTE CIDADAO QUE SE DIZ JORNALISTA! UM DESQUALIFICADO QUE NÃO PREZA PELA BUSCA DA IMPARCIALIDADE. UTILIZANDO SEU TRABALHO COMO UM CAO DE CAÇA DISPOSTO A ESTRAÇALHAR QUALQUER UM QUE VA CONTRA SEU DONO. ESTE JORNALISTA DESQUALIFICADO DEVE COLOCAR A VIOLA NO SACO E VER O QUE ACONTECEU COM O WASHINGTON AQUINO QUE ERA TAO BAJULADO COMO ELE. LEVOU UM PÉ NA BUNDA !
    UM DIA ESTE GOVERNO HÁ DE ACABAR, AÍ EU QUERO VER AONDE IRÁ SE ABRIGAR UM INCOMPOTENTE E COVARDE. demostene nacimento e um puxa saco de primeira deveria era tomar vergonha na cara de dele...

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.