Integrantes da Polícia Legislativa afirmaram que houve tumulto no momento da invasão e que servidores da Casa foram agredidos. Os policiais negaram a violência e acusaram os servidores de usar armas de choque contra os invasores.
De acordo com o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), dois servidores da Casa foram feridos durante a invasão. Ele disse não ter notícia de agressão a qualquer manifestante.
O presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Jânio Bosco Gandra, disse que a invasão foi causada pelo bloqueio feito pelos seguranças da Câmara para impedir o acesso ao plenário. Os policiais só podiam circular livremente no Anexo 2 da Câmara, onde ficam as salas das comissões.
“Como uma pessoa comum entra na Casa e o policial não pode entrar? Isso mexe com os brios de cada um e com a autoestima da categoria”, disse Gandra.
Marco Maia informou que os policiais legislativos foram orientados a acompanhar a vigília sem violência, respeitando o direito de manifestação e registrando quaisquer excessos cometidos. “O protesto será tratado com a maior tranquilidade possível, para evitar a violência, mas o patrimônio da Casa também deve ser preservado”, disse.
O piso dos policiais e bombeiros dos estados foi aprovado em primeiro turno em julho deste ano. A votação em segundo turno pode acontecer nesta quarta-feira (18), se houver quórum e acordo entre as lideranças. Quanto à criação da Polícia Penal, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) deve apresentar um texto de consenso aos parlamentares para que o tema seja incluído em pauta.
Fonte: Agência Câmara
ACREDITO QUE A INVASÃO DA CÂMARA FEDERAL REALIZADA PELOS POLICIAIS CIVIS, MILITARES E DEMAIS INTEGRANTES NÃO FOI A MELHOR DAS INICIATIVAS, POIS VÃO NOS TAXAR DE BADERNEIROS; ACREDITO QUE A MELHOR ESTRATÉGIA PARA PRESSIONAR TAL VOTAÇÃO SERIAM OPERAÇÕES DIVERSAS EM SEUS RESPECTIVOS ESTADOS, TAIS COMO "OPERAÇÃO TOLERÂNCIA ZERO" LOTANDO AS DELEGACIAS DE PESSOAS QUE TENHAM COMETIDO QUALQUER INFRAÇÃO PENAL; EXIGÊNCIA DE COLETES, EXIGÊNCIA DOS VEÍCULOS DEVIDAMENTE LEGALIZADOS; EXIGÊNCIA DE ARMAS E MUNIÇÕES NOVAS; PASSEATAS DE PARAR O TRÂNSITO NAS CAPITAIS; MAS NÃO REALIZAR MOVIMENTOS GREVISTAS, TAIS MEDIDAS REALIZADAS POR TODO PAÍS ALERTARIAM AS AUTORIDADES DO DESCONTENTAMENTO GERAL E O PT PRETENDE GANHAR AS ELEIÇÕES E POR ISSO NÃO VAI CORRER O RISCO DE NÃO RECEBER OS VOTOS DAS POLÍCIAS, DOS BOMBEIROS E DEMAIS INTERESSADOS NESTAS PEC'S, QUE ENCONTRAM-SE,"EM BANHO MARIA", TENDO SUAS VOTAÇÕES PROCRASTINADAS POR LIDERES DO PT NA CÂMARA E AINDA RESTA SER VOTADA PELOS SENADORES, MAS QUANDO???SE NÃO ACONTECER ANTES DAS ELEIÇÕES , APÓS; PODEM ESQUECER, POIS NÃO SEREMOS ATENDIDOS EM NOSSAS PRETENSÕES.QUEM VIVER VERÁ!!!!
ResponderExcluir