domingo, 2 de agosto de 2009

Até quando?

Após toda essa celeuma sobre o reajuste dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado Acre, se é que podemos chamar isso de reajuste, é possível tirar algumas conclusões seguras sobre o nosso sistema de segurança, conclusões essas que passarei a externar justificando meus pontos de vista.
Não tenho duvida que segurança nunca foi prioridade para os governadores acreanos, principalmente nos últimos 12 anos. Em razão dessa visão míope dos nossos governantes o Acre atravessa uma grave onda de insegurança. Poucos são aqueles que ainda não foram vítimas da ação de criminosos, que estão cada vez mais ousados e violentos.
Enquanto nossas autoridades não cuidam das nossas polícias, não organizam, investem e valorizam os servidores que atuam nessa área, observamos impotentes o surgimento de organizações criminosas cada vez mais bem equipadas e organizadas. Até quando nossos governantes vão ficar esperando o surgimento de um PCC da floresta, de um comando verde ou coisa semelhante?
Quando o governo do Acre destina mais de 15 milhões para gastar com marketing e pouco mais de 3 milhões para o órgão responsável para realizar o policiamento preventivo (Polícia Militar) sou forçado a acreditar que esse mesmo governo está mais preocupado em maquiar a verdade do que solucionar os graves problemas que estamos vivenciando. Seguindo-se essa linha de investimentos públicos, com a mais absoluta certeza, o Acre será o melhor lugar do mundo para os donos dos veículos de comunicações e para os criminosos. Os empresários favorecidos com as gordas subvenções públicas e os criminosos enriquecendo devido ao descaso governamental com a segurança dos acreanos.
Quando Policiais e Bombeiros Militares vão às ruas para pedir melhoria de salários e de condições de trabalho constata-se que além da falta de valorização profissional esses profissionais não dispõem das condições necessárias para prestar um serviço de qualidade ao povo do nosso Estado.
Ainda sobre esse movimento que buscava um reajuste nos salários e que contou com a presença de familiares de militares, centenas soldados, cabos, sargentos e alguns oficiais, nota-se claramente que o assessor político do governo tratou de armar uma vingançinha contra àqueles que participaram do “movimento”. Quando elaborou a tabela de “reajuste” salarial o governo concedeu quase 30% para os coronéis e tenentes coronéis, já para o restante da tropa o reajuste foi inferior aos dois dígitos.
Com a efetivação dessa tabela salarial discriminatória o governo deixa claro que não tem intenção nenhuma de valorizar ou reconhecer o trabalho da tropa. O reconhecimento veio somente para aqueles que estão sentados atrás de uma escrivaninha e dentro dos gabinetes.
Está claro ainda o motivo pelo qual o governo desprezou majores, subtenentes e 3º Sargentos. Justamente esses postos e graduações são os mesmos dos principais lideres da AME/AC. Não tenho dúvida que essa foi mais uma forma de perseguir aqueles que ousaram buscar melhorias para nossos Policiais e Bombeiros Militares. O assessor Francisco Nepomuceno, “Carioca”, ainda tentou se justificar dizendo que essa diferença foi motivada para corrigir antigas distorções. Tal afirmação equivocada não encontra amparo na verdade, não resistindo a mais singela analise. Basta olhar a tabela para perceber que ela não corrigiu nada, apenas criou um abismo entre os coronéis e tenentes coronéis e o restante dos militares.Essa “negociação” salarial serviu para mostrar a face desse governo e suas reais intenções para os Militares Estaduais. Além da perda de direitos conquistados sobrou ainda cadeia e miséria para a tropa.

11 comentários:

  1. DE FATO A ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES ESTADUAIS"AME"
    QUE MUITO BEM TRATA DE POSSIBILITAR QUE O GOVERNO DO PT DE MAIS ATENÇÃO A SEGURANÇA PÚBLICA
    PRINCIPALMENTE AO POLICIAL MILITAR E AOS BOMBEIROS MILITARES AFIM, DE QUE POSSAM REALIZAR COM SUCESSO AS QUESTÕES DA PREVENÇÃO, PARA QUE SE ANTECIPEM AS AÇÕES DOS CRIMINOSOS, SEJA PARA IMPEDIR FURTOIS,ROUBOS,ASSALTOS, CRIMES CONTRA AS PESSOAS E CRIMES CONTRA O AMBIENTE E PARA QUE TAIS PROVDENCIAS POSSAM OCORRER O GOVERNO PRECISA URGENTEMENTE RECONHECER QUE A POLICIA E OS BOMBEIROS POSSAM REALIZAR SUAS MISSÕES, COM O MATERIAL ESPECÍFICO NECESSÁRIO, OU SEJA, VIATURAS,MOTOS,ARMAS,EQUIPAMENTOS, BEM COMO UM AUMENTO DE EFETIVO SEGUIDO DE REAJUSTE SALARIAL COMPATÍVEL COM AS NECESSIDADES REAIS DO PROFISSIONAL. O ATUAL REAJUSTE DEVERIA TER SIDO ATRAVÉS DO ESCALONAMENTO VERTICAL, UTILIZADO PELAS FORÇAS ARMADAS, OU SEJA O PERCENTUAL ATRIBUÍDO AO CORONEL É O MESMO PARA OS DEMAIS, OFICIAIS SUPERIORES, OFICIAIS SUBALTERNOS, PRAÇAS ESPECIAIS, E PRAÇAS, (SARGENTOS,CABOS E SOLDADOS) ACABANDO COM ESSE NEGÓCIO DE 1@ CLASSE, 2@ CLASSE,INCLUSIVE; PM'S TEMPORÁRIOS QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM A INSTITUIÇÃO, FAZEM DA PM UM DEGRAU ENQUANTO AGUARDAM OUTRO CONCURSO PÚBLICO QUE LHES OFEREÇA MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.

    ResponderExcluir
  2. A AME DEVERÁ AGUARDAR O PRÓXIMO ORÇAMENTO E CASO O PERCENTUAL PARA A SEGURANÇA PÚBLICA NÃO SEJA CONSIDERADO SUFICIENTE PARA ATENDER AS REAIS NECESSIDADES E A MÍDIA SEJA PRIVILEGIADA, MAIS UMA VEZ, EM DETRIMENTO DA SEGURANÇA, VAMOS DENUNCIAR AO POVO ANTES QUE OS DEPUTADOS APROVEM O REFERIDO ORÇAMENTO, POIS CASO CONTRÁRIO VAMOS CONTINUAR COM AS MANCHETES QUE COMPROVAM QUE O POVO ESTÁ COM MEDO, PELA INSEGURANÇA EXISTENTE NO ESTADO DO ACRE.

    ResponderExcluir
  3. O CIDADÃO QUE PRETENDE SER DA POLÍCIA TEM QUE TER VOCAÇÃO, ESSE TAL DE PSICOTÉCNICO NÃO ATENDE A ESSE DISPOSITIVO E POR ISSO GRANDE PARTE DOS PM'S E DOS VOLUNTÁRIOS NÃO CORRESPONDEM AS REAIS NECESSIDADES DE UMA CORPORAÇÃO. QUANDO MESMO É QUE O PT FARÁ NOVO CONCURSO PARA SUPRIR AS VAGAS DA PMAC E DO CBM???????E NOSSA BANDA QUANDO INCORPORARÁ NOVOS MÚSICOS, VÃO ESPERAR SE ACABAR?

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria mesmo que o PMDB se unisse com o PSDB para tirar esses bandidos de colarinho branco do PT, do governo do nosso estado, pena não ser possível que isso aconteça. Esse pessoal do PT só sabem perseguir quem se levanta contra essa ditadura que eles implantaram no Acre; está parecendo com a ditadura imposta por Hugo Chaves na Venezuela, mas o Lula chama o Hugo Chaves de irmão, não é de se estranhar essa semelhança de " governo."

    ResponderExcluir
  5. TENHO A NÍTIDA VISÃO DE QUE A SITUAÇÃO DOS MILITARES ESTADUAIS SÓ VAI REALMENTE MUDAR QUANDO CADA POLÍCIA ELEGER UM DEPUTADO FEDERAL,E ESTES FAZER CORO EM PROJETOS QUE REALMENTE ATENDAM ÀS NECESSIDADES DA SEGURANÇA PÚBLICA,NÓS ACRIANOS SOMOS PREVILEGIADOS POR TERMOS UM CONCENSO NESSE ASPECTO, E PREGUNTO À AME SE AS ASSOCIAÇÕES DOS MILITARES DE TODO O BRASIL TÊEM UM PROPOSITO NESSE ASSUNTO?

    ResponderExcluir
  6. "A nossa PM pode ser comparada à uma grande árvore repleta de macacos. Os macacos que estão no topo olham para baixo e vêem apenas rostos, uns risonhos, outros tristes, e ainda outros raivosos. Entretanto, os macacos que estão embaixo, ao olharem para cima vêem apenas um monte de BUNDÕES, QUE DE VEZ EM QUANDO LHES JOGAM MERDA NA CARA!!!"

    ResponderExcluir
  7. ESTAMOS EM UM ATOLEIRO SEM FUNDO. MAS, CADA UM TEM AQUILO QUE MERECE. ENQUANTO PERMANECERMOS CALADOS, ELES VÃO CONTINUAR NOS OPRIMINDO.VAMOS CONTINUAR CALADOS?

    ResponderExcluir
  8. Cara... cada dia fico mais impressionado com os comentários dos nossos companheiros: 1) um diz que teste psicotécnico não serve pra nada, 2)o outro pensa em denunciar a situação AOS DEPUTADOS, 3) o outro fala no aumento comparado ao dado às Foças Armadas. Teve um que se salvou: o cara da ávore com macacos! Genial!!!
    Nossos problemas, em suma, são:
    1) polícia militarizada (estrutura igual a do Exército adotada na polícia, todavia a missão da polícia é "Servir e Proteger" a sociedade, não combatemos um exército fardado inimigo, nossas armas não são de guerra, somos obrigados a preservar a vida, etc...;
    2) analfabetismo político: os Deputados estão vendo o que está acontecendo, mas se dividem entre a) a aproximação da causa dos PMs por interesse político, 2010 tá bem aí, ou b) por estarem alinhados com o governo. Se os Deputados tivessem algum interesse na causa policial, estariam constantemente conversando e visitando os policiais dentro e fora dos quartéis e delegacias para saber das suas dificuldades e necessidades;
    3) Analfabetismo intelectual: descaracterizar um teste psicológico em detrimento da vocação é um claro sinal. De que adiante ter vocação e um salário mixuruca?
    por outro lado se vc não tem vocação mas é bem equilibrado psicologicamente, sabe que tem que estudar pra pular fora da PM! Outro caminho é fazermos como uma grande parte da tropa tem feito: virar crente e dizer que Jesus é a solução e ficar sentados esperando que ele resolva a parada!
    Vamos estudar pra resolver nossos problemas!

    ResponderExcluir
  9. Valeu irmão pelo seu comentário, permita-me plagiar? kkkkkkkkk "A nossa PM pode ser comparada à uma grande árvore repleta de macacos. Os macacos que estão no topo olham para baixo e vêem apenas rostos, uns risonhos, outros tristes, e ainda outros raivosos. Entretanto, os macacos que estão embaixo, ao olharem para cima vêem apenas um monte de BUNDÕES, QUE DE VEZ EM QUANDO LHES JOGAM MERDA NA CARA!!!"

    ResponderExcluir
  10. Ei pessoal! Deixa eu dizer uma coisa que faz tempo que tá entalada aqui!
    Esse negócio de PM voluntário é uma vergonha!!!
    Polícia profissional é coisa séria! Fazem um "concurso", pegam esses jovens lhe dão responsabilidade de um policial; lhes dão uma arma e uma instrução com apenas UM disparo com arma de fogo; lhes cobram hierarquia e disciplina; não lhes dão nenhum tipo de segurança trabalhista e ainda querem pagar um salário MENOR do que ganha o lascado do soldado!
    Resultado? O descompromisso institucional (de Estado) se volta contra a própria instituição (polícia): há casos de suicídio entre os voluntários PM, de tráfico e consumo de drogas, de envolvimento em fuga de presos com arma entregue por PM VOL a troco de mixaria, e o pior ainda!
    Conhecem a rotina dos reservas de armas, seu conteúdo e localização nos unidades policiais. hoje em dia essa investigação social é uma piada, não se detecta o que é importante se o candidato é bandido, estão mais preocupados em saber se o cara é baitola, como se já não tivesse uma penca dentro da PM.
    Quem garante que um desses candidatos não pode ser infiltrado na instituição (como é o caso de um policial do BOPE, oriundo de Rondônia) para levantar essas informações e levá-las a grupos criminosos que podem pagar pela informação?
    Acorda Binho! Quer fazer concurso, faça o correto! Não contrate voluntários! Contrate efetivos!

    ResponderExcluir
  11. BOMBEIRO CARLOS FONSECA29 de agosto de 2009 17:29

    MEUS CAMARADAS, SE TODOS ESTES COMENTÁRIOS ESCRITOS ACIMA FOREM DE COLEGAS PMs E BMs, AS DUAS INSTITUIÇÕES ESTÃO DE PARABÉNS, TODOS MUITO CENTRADOS, GLOBALIZADOS E INTEIRADOS DOS VACILOS DE UMA PENCA DE EX-GOVERNADORES, EX-COMANDANTES, EX-PARLAMENTARES.......
    QUANTOS DE VOCÊS PRESENCIARAM DURANTE O DECORRER, DIGAMOS, DE 2 ANOS, A PRESENÇA CONSTANTE DE ALGUM VEREADOR, DEPUTADO ESTADUAL, FEDERAL, SENADOR OU MESMO DE ALGUM GOVERNADOR, INTERESSADO EM SABER COMO ESTÁ A VIDA DESTE OU DAQUELE COLEGA POLICIAL OU BOMBEIRO ?! COM TANTAS MENTES BRILHANTES EM NOSSA CORPORAÇÃO, INACREDITÁVEL QUE ATÉ O MOMENTO A SITUAÇÃO SEJA A PIOR POSSÍVEL !
    ALÔ COLEGAS, EM BREVE A MINHA WEB RÁDIO ESTARÁ NO AR E EU PRECISO SABER AO CERTO QUEM SÃO OS JUDAS, TRAÍRAS, PESSIMISTAS, DESARTICULADORES, FOMENTADORES DA DISCÓRDIA, AVES DE MAU AGOURO, PREGOS, MANÉS, MIGUÉS.....
    OUTRA DICA É CONTATAR A REDE RECORD DE TELEVISÃO NO AMBITO NACIONAL, COM O APOIO DA TV GAZETA AFILIADA, E PEDIR TOTAL COBERTURA PARA O EVENTO QUE SE APROXIMA, A REDE GLOBO É AMIGUINHA DOS GOVERNOS ESTADUAIS PELA GRANA INJETADA NAS PROPAGANDAS E NO MARKETING. JUNTOS SOMOS FORTES !! ABRAÇOS : BOMBEIRO CARLOS FONSECA


    ESCREVAM PARA MIM NO : mergulhofonseca@hotmail.com

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.