terça-feira, 24 de setembro de 2013

Comando da PM se guarda em silêncio e não divulga data de promoções de praças e oficiais



Silêncio. Sem apresentar qualquer justificativa, Comando da PM segue sem divulgar uma data para a promoção de praças e oficiais. Nos corredores da instituição sobram especulações, uma delas diz respeito às deficiências dos cofres do Estado e desrespeito do governo petista aos policiais.

Alguns militares já conversaram com o comandante da PM, José Anastácio, para tratar do assunto, mas até o presente momento nada foi resolvido ou uma data foi ventilada.

- Eles pedem para que a gente não se irrite, para que não utilizemos o blog, mas não existe outra saída, afirmou um militar que está na lista de promoções.

A portaria dos praças já foi publicada e divulgada nos meses de julho e agosto nas unidades operacionais da capital e do interior. As datas de promoções era o dia 21 de agosto para os oficiais e o dia 30 os praças. Ao que tudo indica, o mês de outubro iniciará sob a mesma dúvida na caserna.

Como se não bastasse os problemas financeiros, ainda existe uma indefinição quanto ao oficial superior a receber a última estrela gemada e isso, ao que tudo indica, está atrasando todo o processo. Já no caso dos praças, o questionamento é quanto a promoção a segundo sargento de uma policial da turma de 2.000.

Corrida dos coronéis

Mesmo com a redução da concorrência, o mais alto posto da PM ainda representa alguns impasses. Os tenentes-coronéis apontados como candidatos ainda estão mexendo as pedras do tabuleiro à procura de um xeque-mate na conquista da “canetada” do governador Sebastião Viana. Ricardo teria manifestado interesse em continuar no mesmo posto dado seu tempo de serviço, ele sabe que cinco anos após a promoção a aposentadoria é compulsória e proporcional.

Já o tenente-coronel Gaia ainda pretende continuar trabalhando na Força Nacional (FN) onde gaza de grande destaque. O militar reconhecido pela operacionalidade, deverá continuar no quadro da FN pelo menos até o final da Copa do Mundo de 2014. Ulisses que já se encontra no Acre, apesar da idade, poderá pleitear a vaga.

Benquisto, sobretudo, pelo subcomandante da PM, coronel Júlio Cesar, é o tenente-coronel Aires, que atualmente comanda o Batalhão de Cruzeiro do Sul. Enquanto a “fumaça branca” não sobe partindo do gabinete do comandante da PM, coronel José dos Reis Anastácio, o certo mesmo que a resposta a essa questão virá apenas no dia da solenidade.

Problemas entre os praças


As promoções entre os praças em anos passados foi de muita conturbação. Os favorecimentos, apadrinhamentos eram constantes e os militares que mais dedicavam suas vidas aos trabalhos de rua eram sacrificados e negligenciados. Nessa promoção apareceu um problema que aparenta ter conotações diferente.

De acordo com a portaria emitida pelo comando da PM, uma terceiro sargento, pertencente à turma de 2.000 estaria na lista da próxima promoção. Isso deixou problemas com sargentos das turmas de 1993 e 1994, que ainda amargam um longo período na mesma graduação.

Por outro lado, a sargento é lotada no Quadro da Saúde, que possui exatamente uma vaga e uma pessoa habilitada, no caso a própria sargento. Entre argumentos e contra-argumentos, isso vai gerar pano para manga e conversas longas na instituição. 

5 comentários:

  1. Isso reflete o quão desorganizada é a pm, incapaz de se modernizar e garantir direitos.
    Desqualificar pessoas e direitos é a tônica dessa instituição. Uma vergonha.
    As pessoas fazem concurso para a pm porque há certeza de progressão na carreira. Por isso é polícia militar: SD, CB, SGT, ST,etc...
    O que não pode é a pm prejudicar o direito à ascensão profissional de muitos, oferecendo (desorganizadamente) VAGAS para poucos. É injusto. É ilegal.
    Essa é uma questão que se discute judicialmente: o poder público não pode prejudicar direito líquido e certo, como é o caso dos militares e a certeza das suas promoções. Mandados de Segurança exigindo o Direito à promoção são instrumentos poderosos nesses casos.
    Há regras vigentes na pmac que ferem “de mortis” a Constituição Federal, como é o caso do impedimento de promoção sem o devido processo legal transitado em julgado. Os direitos, a melhor condição financeira, melhor qualidade de vida para a família, melhor educação para os filhos, melhores alimentos na mesa e mais saúde, não podem ser negadas pela simples vontade de um gestor e seu sistema de regras equivocadas e ilegais.
    É preciso uma reforma “ampla, geral e irrestrita” para garantir os direitos dos policiais e acabar com esse festival de cangalhas. A boa Lei traz equilíbrio, paz e segurança quando afirma que “Todos são iguais diante de si”.
    A AME deve conduzir o debate e chamar os representantes das turmas para construir um futuro justo para TODOS os policiais. Pra ontem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou tudo com propriedade.

      PÉ PRETO

      Excluir
  2. O que não dá pra entender é que os praças nada têm a ver com os problemas sexuais dos oficiais. Então, a pergunta E: Por que os praças ainda não foram promovidos se até o Bombeiros já promoveu seus militares. Problema de cofre não é. O PROBLEMA É MESMO DE MÁ VONTADE E DESRESPEITO COM OS POLICIAIS.

    ResponderExcluir
  3. Tem que promover é o Cap Santana! Não é ele que se diz injustiçado? Desacatou a guarnição em Cruzeiro do Sul. Ofereceu 100 reais para fazer sexo com uma menina 12 anos e foi autuado em flagrante por esses crimes na Delegacia da Mulher. Mas ele pode ficar tranquilo que sua irmã Joana D'Arc é ativista dos direitos humanos. Será que esse Oficial ainda vai permanecer na PM? Se bem que o Cap Rodrigo fez o que fez e se livrou e com o Cap Santana poderá ser igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja fiquei sabendo que irão oferecer dinheiro para as vitimas pra mudarem os depoimentos. Nao vai dar em nada pois como eles mesmo dizem
      , pobre nao pode ver dinheiro que vende a alma.

      Excluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.