sexta-feira, 2 de março de 2012

Respeite meus cabelos brancos

47% dos militares inativos afirmam que já sofreram preconceito e discriminação de militares da ativa, diz pesquisa

Preocupante. Assim pode ser traduzido o resultado de uma pesquisa realizada por dois alunos do último Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA) da Polícia Militar do Acre. De acordo com dados levantados e expostos em uma monografia disponível no Centro Integrado de Ensino em Segurança Pública Francisco Mangabeira, 47% dos militares inativos afirmaram que já sofreram preconceito e discriminação de militares da ativa.

As entrevistas abrangeram militares inativos de diferentes anos de reserva e de diferentes postos e graduações e teve a duração de dois meses de 2010. O objetivo do trabalho científico foi demonstrar a importância da PM do Acre criar um Programa de Preparação para a Inatividade.

- Embora seja inferior ao número de militares que afirmaram não ter passado por discriminação ou desrespeito (53%), esse é um índice muito alto para militares que recentemente deixaram o serviço ativo. Vê-se neste item que os policiais que ainda se encontram em atividade devem também ser instruídos para o respeito à hierarquia e à disciplina, uma vez que o aposentado ainda goza da patente, ainda é um superior hierárquico de alguns ou de muitos na tropa. Entretanto, mais do que respeito à hierarquia, quem está na ativa deve ser orientado ao respeito ao ser humano, seja criança, jovem e idoso, no respeito aos valores, às opções religiosas, sexuais e políticas. É difícil imaginar que um militar da ativa que não respeita um ex-companheiro possa respeitar pessoas comuns da sociedade, escreveram os alunos.

Para a vice-presidente da Associação dos Militares, Maria das Candeias, a discussão envolve a vida militar quando na ativa.

- Uma pessoa que só perseguiu, que não respeitou ninguém, que não lutou pelos interesses da categoria dificilmente não irá sofrer discriminação pela tropa, ponderou a militar.

De acordo com informações da Diretoria de Recursos Humanos (DRH/PMAC), de 2010 a 2015, 350 policiais militares irão para reserva, isso representa cerca de 13% do efetivo total. Somente esse ano, 68 devem deixar a caserna e dependurar o coturno.

Número de militares que irão para reserva até 2015
Fonte: DRH/PMAC

Discriminação do governo

Trecho da monografia

“Cerca de dois anos atrás, um grupo de militares inativos reivindicavam receber a gratificação do risco de vida. Um dos principais argumentos da comissão era a de que uma vida inteira prendendo infratores colecionava inimigos que poderiam se aproveitar da aposentadoria para realizar ataques criminosos. O grupo não estava sem razão. Como mostrava a pesquisa desenvolvida pelo DRHM sobre as mortes de militares entre os anos de 1974 a 2007, dos 184 óbitos, 29 eram de policiais que se encontravam na inatividade. A comissão se encontrou com representantes do Governo do Estado do Acre para debater o assunto e recebeu a informação de que não seria possível atender tal pedido. Descontentes, os militares não cederam à negativa e questionaram mais uma vez e ouviram como resposta: “não gostaram, faz uma greve”. Sem comentários”.

3 comentários:

  1. A Maria das candeias fez um comentario muito importante, tem uns cidadãos que em respeito o blog, eu vou chamar de cidadão, que quando estavam na ativa so prestava pra ulmilhar os subordinados e agora querem ser respeitados, sou contra trata mau ate por que todo mundo merece respeito, mas cumprimenta ja mais, cade que esses, aposentados que vou cita tem algum praça que tenha raiva deles.Ex: cel. Oliveira, cel Rabelo, Merlino, Amarildo,Maj. rocha, foram pessoas que mesmo sendo superir e herarquico sempre trataram a tropa com respeito, idependente de sermos militares somos Homens e pais de familia, as vezes eles querem trata o praça como deve trata os filhos deles em casa, esse e o meu pensamento, por isso não adianta fica com beicinho, e tenha certeza que são odiados, infelismente o ser humano e vigativo.

    ResponderExcluir
  2. "Você colhe o que planta" - Adágio popular.
    Perguntem como são tratados pelo pessoal da ativa o Ilustríssimo Capitão Mário e o não tão ilustre coronel "Bocão", que em certa ocasião proferiu a seguinte pérola: -"Soldado é igual galinha: é cantando e tomando no **", quando da realização de uma formatura em que os praças cantavam o Hino da PMAC...
    Opostos de uma mesma realidade. Abraço forte ao Capitão Mário. Do outro não lembro nem o nome...

    ResponderExcluir
  3. Fico muito grato e honrado pela lembrança." É fácil comandar homens livres,basta-lhes mostrar o caminho do dever"Marechal Manoel Luis Osório.Fui mais um colaborador de idéias.Obrigado a todos!Servir e Proteger!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.