quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Operacional X Administrativo

            Semana passada o 1º BPM recebeu a visita do Sr. Presidente da AME, em virtude de alguns policiais do GRUPO Águia do “mesmo” Batalhão, estarem insatisfeitos com suas escalas de serviço. Na oportunidade, manifestaram seus descontentamentos no tocante ao sistema de distribuição do banco de horas, dentre outras.
            A principal reclamação é a de sempre: que as vagas são distribuídas de forma desigual (o que não foi constatado); e agora a novidade, que não são escalados nos melhores horários e postos de serviço existentes na área, isto é, todos os “melhores” horários e postos é destinado ao pessoal da administração que nunca faz nada, trabalha no ar-condicionado, chega todo dia às 09 horas da manhã e saem às 11 do expediente, e portanto, não merecem tal “regalia”.
Ora, tirando o álcool zero que tem horário (00:00 às 06:00) e voluntários específicos para este P.O., não há melhor ou pior local/turno para se trabalhar no BPM, de sorte que às vagas são destinadas essencialmente ao P.O. a Pé. e o horário é  subjetivo,  e todos criados para atender as necessidades do BPM e a do próprio ÁGUIA que retirou TODO seu efetivo da escala do fim de semana para confraternizar.
Antes de fazer uma crítica de tamanha gravidade e lambuzada de mentira, o(s) disseminador(es) da discórdia que infelizmente contaminam outros, se esquecem de que têm a melhor escala da PM: 12x48 e sem nada na segunda folga; são beneficiados com folgas acima do máximo permitido no estatuto e também são dispensados para as suas confraternizações, contrariando gravemente o que está expresso na Portaria nº. 002/Gab. Cmdo Geral/2010 publicada no BOLETIM GERAL Nº  015  DATADO  DE 22  DE JANEIRO  DE 2010. Qual seja:
“Art. 3° - A Carga-horária e o regime escalar na PMAC fica estabelecido nos seguintes termos:
II - (06X18) - ...radiopatrulhamento em motocicleta, ... com duas participações em TFM por semana, 2 (duas) horas de instrução de manutenção de tropa por quinzena e previsão de 2 (duas) horas de apresentação na Justiça também por quinzena, Totalizando uma carga-horária semanal média de 39 (trinta e nove) horas de serviço prestado...”

Sinceramente, não entendo o porquê de tanta reclamação ríspida, cheio de ódio e rivalidade para com o pessoal do administrativo responsável por aproximadamente 200 homens, pois:
·         Todos os serviços estão em dia e são providenciados em tempo recorde quando são solicitados;
·         Temos o orgulho de sermos os pioneiros na digitalização das fichas individuais, facilitando sobremaneira o sistema de busca e disponibilização. Hoje exportamos essa modalidade;
·         Por diversas vezes o escalante estende seu horário de serviço até às 17h para atender uma necessidade de policiamento;
·         Todos que ali vão são tratados cordialmente e com muita educação, e saem satisfeitos com suas solicitações atendidas;
·         Diariamente, acordam via telefone os PPMM’s para participar de audiências judiciais, o que não é obrigação, haja vista que o referido aviso sai diariamente em Boletim Interno, deste modo, não correndo o risco de serem presos por desobediência;
·         Providenciam, férias, LE, certidões e todos os direitos elencados em nosso estatuto graças a estes “moitas” que se predispõem a realizar este tipo de serviço e investem em conhecimento técnicos para melhor atender a tropa, dentre outras mil.
Aí essas pessoas podem até dizer:
OPERACIONAL: “Ah, esse é o trabalho de vocês, num faz mais que a obrigação.”
ADM: ”Vocês têm razão. É a nossa obrigação e nós o fazemos bem feito. Mas agora escuta: aqui acolá, vcs se gabam por terem realizado prisões de assaltantes, dispersado uma confusão, preencheram 10 BO´s... E digo-lhes que vcs não trabalham bem, porque deixaram o crime acontecer, atenderam ocorrências. A boa patrulha, é aquela que não é solicitada nenhuma vez dentro de seu setor, porque realizou seu patrulhamento com competência e comprometimento.
Trabalhar no ar-condicionado é da natureza do trabalho, pois, prolonga a vida dos componentes eletrônicos e é imprescindível na concentração de quem os realiza. Sem pessoas com este perfil, a instituição seria um caos; não haveria Comando Geral e seus desdobramentos, não existiria a própria AME que tem seus militares licenciados para nos defender administrativamente e judicialmente, em suma, não existiria instituição.
Por fim, gostaria de me desculpar se de alguma forma o meu tipo de serviço o incomoda. E o coloco, desde já, a sua disposição se quiseres me substituir.

Grato pela oportunidade.
Ass:Policial do Administrativo do 1º BPM
Texto enviado pelo e-mail alteradodasilva@bol.com.br

7 comentários:

  1. "E o coloco, desde já, a sua disposição se quiseres me substituir". concordo que realmente tenha administrativo na policia. só não aceito um batalhão inteiro no administrativo. acho que os comandantes deveriam pensar melhor nisso. ja que esta faltando efetivo nas ruas. ass: AL. SGT. NÓBREGA

    ResponderExcluir
  2. Tudo balela... são moitas mesmo!

    ResponderExcluir
  3. poxa!!! que pena que alguns PMs percam o seu tempo com esse tipo de questionamento, pessoal temos que nos unir...sobre quem tira o melhor extra.. isso todos nos sabemos que eram só que cabe apenas a estas pessoas pensarem mais um pouco na tropa que passa o dia no sol. abraço a todos e um feliz natal!!

    Assina: SD PM OPERACIONAL NOVIM do 1 BPM

    ResponderExcluir
  4. Nem coragem pra se identificar tem. É moita mesmo! prefiro mil vezes trabalhar "errado" na rua servindo a população do que trabalhar "certo" puxando saco de oficial pra se beneficiar!

    ResponderExcluir
  5. acontece nobres amigos adms,o que está faltanto é uma maior distribuição do banco de hora sim pois os adms,escolhem os melhores horarios e os melhores postos,enquanto um operacional tira dois p.o remunerados o adm tira quatro e é só conferir a escala pra ver se eu estou mentindo,agora eu não sei pra que um efetivo tão grande nesse quadro administrativo,se fosse com o cel.palladino não teria nem a metade esse monte de folgados estariam todos na rua tirando um p.o em pé.

    ResponderExcluir
  6. So se for o paladino do passado... Hoje o quartel dele tem mais de 15 no expediente. E com o mesmo problema no banco de horas.

    ResponderExcluir
  7. ADMINISTRATIVO (A) VAI ARRUMAR UMA LAVAGEM DE ROUPA!!!!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.