quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O FIM DA POLÍCIA MILITAR

A constituição brasileira em seu art. 144º, §5º diz: “ às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública(...)”. A Polícia Militar tornou-se ao longo dos anos o amuleto da Segurança Pública, sua atividade fim é o policiamento ostensivo, ao mesmo tempo o sistema policial militar virou uma espécie de super-homem, no qual a liga da justiça formada pelos superamigos é composta por todos os setores da Segurança Pública para combater a legião do mal do famoso Lex Luthor. O super-homem representa a liderança dos superamigos, ele simboliza o poder de salvador da pátria é nele que todos confiam por ser uma grande liderança, todavia como os demais superheróis ele tem o seu calcanhar de Aquiles, que é a kryptonita um mineral de cor verde que enfraquece o nosso super-homem. Voltando ao mundo real o que se observar é que os super poderes do homem de aço está destinado a Polícia Militar, é muito comun nos jargões militares se ouvir dizer que a Polícia Militar “é uma mãe”, é a polícia que resolve tudo e está em todas as situações e circunstâncias. A sociedade olha o policial militar como o salvador da pátria, é nele que as pessoas depositam toda sua confiança, os policiais militares fazem todos os tipo de serviço que se possam imaginar, desde uma simples guarda de presídios a um motorista de desembargador, outro adágio popular famoso atribuido aos policiais militares, diz o seguinte: “ a Polícia Militar é p** para toda obra”, até que de certa forma esse ditado tem suas evidências, a polícia deixa as vezes de exercer suas funções para fazer o serviços dos outros, é muito comun a PM executar os serviços da polícia civil, federal, rodoviaria federal e demais instituições do sistema de segurança pública. É muito cômodo para os ditos “superiores” tentar agradar os patriciados, pois é de lá que surgirar os seus benefícios, um favozinho aqui outro ali, a vida vai se levando e a Polícia Militar vai sendo expremida pelos tentáculos do poder. O aparelho policial militar vem se deteriorando a décadas, o sucatiamento nas policiais militares está a céu aberto para quem quiser vê, nas casernas militares a única coisa que funciona é a boa vontade desses guerreiros que mesmos sem nenhuma estrutura fazem da tripa coração para tentar pelo menos o mínimo de Segurança para a população, que as vezes nem o próprio militar está seguro. Os Lex Luthor da vida real estão ai procurando a cada momento aquem tragar, a legião do mal está formada pelos dejetos da sociedade e a todo o instante a grande mãe, polícia militar, entra em cena para proteger seus filhos(sociedade) contra os males tenebrosos desse mundo perdido.
As crises nas policiais militares já vêm se arrastando por mais de dez anos, os militares chutaram o p** da barraca a quase duas décadas, os agentes de Segurança Pública militar não suportam mais esse modelo arcaico, retrógado e obsoleto nas corporações, esses regimes militares ditatoriais que contemplam somente os famigerados “Alto Escalão” vivem seus dias finais de extérminio, com as greves nas Polícias Militares que se tornou um grito de liberdade em todo o país poderemos ariscar que o fim está próximo da Polícia Militar, a desmilitarização é um sentimento que se tornou uma prioridade para os militares que não tem patente, os praças, acreditamos que essa medida poderia acabar com a crise nas Policias Militares, caso os donos do poder, os coronéis,  não queiram compreender essa nova realidade e o Congresso Nacional fechem os olhos para o novo fenômeno que está acontecendo em todo o país, a tendência é uma greve geral dos militares para forçar o Congresso a mudar a constituição do Brasil no seu artigo 144º, que fala da Polícia Militar, contudo historicamente o Brasil só  vai na pressão, será que é preciso acontecer uma paralisação geral nas PM para que se aprove a desmilitarização, o primeiro passo parece que acontecerá com a mobilização do PEC 300, essa grande mobilização dos militares já está sendo articulada pela ANSPRA(Associação Nacional dos Praças), onde o objetivo é pressionar o Congresso Nacional para a provação do PEC 300, talvez esse seja o primeiro passo para a desmilitarização. O processo de desmilitarização cresce a cada ano basta vê as greves dos militares nos Estados, enquanto a sociedade avançou em sua estrutura social, os militares regrediram para o período da pedra lascada ao longo das décadas. Não fica dificil verificar o descaso para com os militares, governos estaduais pouco se preocupam com a classe militar, a Polícia Militar sempre foi vista pelos gestores públicos com o seu aparelho repressor e ideológico, os militares sempre foram objetos nas mãos dos governadores que  pintaram e bordaram o tanto que quiseram, fizeram dos militares seus escravos, porém em meio a esses escalabros surgiu no fim do túnel uma luz redentora para os policiais militares. É notório que esse modelo vencido de Polícia Militar só servem para os poderosos chefões, que tentam a todo custo ostentar seu poder, seu Status Quo, sua divinização e todas as sortes de desgraças.
E quem diria até na provincia do José Maranhão “dono do mar”, os militares resolveram sair dos guetos e avistar a liberdade que estava a sua frente, mesmo com todo o despotismo governamental os militares se entrincheiraram para combater a bíblia do d****. Os militares demonstraram ao Estado quem é na verdade que tem o poder, mesmo com todo o poder e dinheiro do grupo dominante não foi capaz de frear a força dos militares, o aparato montado pela oligarquia dominante não intimidou os bravros guerreiros, o governo teve que curva-se perante o poderiu da força policial militar. Novembro foi o mês que a velha Polícia Militar faleceu para dar lugar a uma nova corporação, que nasce com militares convictos de suas responsabilidades, essa nova polícia com uma roupagem totalmente diferenciada trará para os seus integrantes o respeito, a dignidade, a valorização, o profissionalismo, a igualdade entre todos em fim é uma nova polícia que continuará sua missão em preservação da ordem pública, mas sobre tudo uma polícia que se preocupará com os seus homens, principalmente as praças que sempre ficaram as margens do regime militar.

Cb Ebnilson


FONTE: Policial BR

Um comentário:

  1. Tem que acabar com esse lixo mesmo, que só serve pra deixar oficial bem na foto e o pracinha lascado e velho mais cedo.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.