quinta-feira, 22 de março de 2012

“O comando quer que eu trabalhe nu”, diz militar

Policiais Militares reclamam que há 4 anos não recebem fardamento


É de praxe do Governo Tião Viana cercear os direitos dos militares. Quanto à questão do fardamento não é diferente. Militares do interior do estado reclamam que a cerca de 4 anos não recebem uniforme e que já estão quase tirando serviço nu por culpa do comando e do governo.

Segundo o Estatuto dos Militares, no artigo 55, parágrafo 9º, todos os membros da corporação devem receber dois uniformes completos por ano, o que vem sendo desrespeitado pelo comando da PM.

- São bons para cobrar, punir e prender a gente, mas são incapazes de nos dá aquilo que é nosso direito. Não sei porque ainda não entramos na justiça para fazer esses ditadores do governo pagar tudo o que nos deve, declarou um militar de Acrelândia por e-mail.

As últimas informações cedidas pelo comando a respeito do assunto davam conta de que um processo licitatório estava em andamento, mas que sofreu algumas perturbações e teve que se alongar.

- É muita irresponsabilidade. Essa licitação vem se arrastando a mais de 4 anos, é? Porque faz tempo que nós estamos sem receber a farda. Esse povo é brincadeira, continuou o militar.

De fato a situação no interior do Acre sempre foi mais difícil, além da extrema falta de estrutura quanto a carros, armamentos e quartéis em péssimas condições, devem aturar a falta de fardamento.

- Aqui é até difícil pedir pra fazer uma farda. Quando vamos a Rio Branco é que alguns ainda compram, declarou.

Veja o que diz a lei 164 de 3 julho de 2006

Art. 77. Os uniformes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar, com seus distintivos, insígnias e emblemas,  são  privativos  dos  militares  estaduais  e  representam  o  símbolo  da autoridade militar estadual com as prerrogativas que lhes são inerentes.

Art. 55, § 9º O militar estadual tem direito a receber anualmente, por conta do Estado do Acre, dois uniformes completos, de acordo com tabela de distribuição estabelecida pelas corporações.

Negociação

O governo fechou as negociações a respeito do auxilio uniforme. Depois de ofertar 300 reais por ano para a compra de todo fardamento, não se manifestou mais. As associações não aceitaram a merreca ofertada e o Executivo resolveu não tocar mais no assunto.

Exemplo

O Estado do Amapá recentemente aprovou uma lei que dá ao policial militar um auxilio fardamento no valor de R$ 1.800 reais. A quantia foi estipulada com base no benefício concedido à Polícia Federal.

4 comentários:

  1. "Isto é uma vergonha." Os policiais militares de todo Brasil, não ganham ajuda financeira para compra de uniformes, muitos deles, para manter as aparências tem que desembolsar os míseros que ganham, deixando assim, faltar muitas vezes alimentação para seus familiares. Evidentemente que, este caus na Segurança Pública torna nossas vidas cada vez mais distantes de nossos sonhos e ideais. Entretanto, aguente firme policiais militares e bombeiros, a causa de vocês é justa.

    ResponderExcluir
  2. Eu nao consigo entender qual e o papel dos adevogados da AME porque nao entram na justiça para que a lei o estatuto da PM seja colocado na pratica, porque os meios administrativos ja se esgotaram agora e ir para o judiciario. por exemplo: fardamento dois por ano, porte na carteira, mudança de nivel etc.

    ResponderExcluir
  3. aqui mo 1ºbpm,alem do uniforme,já pioraram a escala de novo,com um maldito p.o na segunda folga,que tinha sido extinto pelo otimo comando do cel espindola,agora volta na segunda folga justamente de quem trabalha as radio patrulhas,para cumprir o que é ruim eles são bons,esse é o lema do comando do 1ºbpm,que quem comanda mesmo é o cap. edener,pois a maj. socorro não apita em nada só faz de conta.

    ResponderExcluir
  4. Não adianta espernear,gritar,gemer,chorar,pois,nem governo e demais políticos,nem comandante geral e demais oficiais,nem judiciário e ministério público e muitos menos sociedade,estão preocupados com nossa causa.Não vejo a hora dos Vianas irem embora deste estado e,nem acredito que outros políticos que vierem tenham preocupação em mudar o que vivemos hoje.Vivemos jogados à própria sorte.A falta de fardamento não é nada,tem coisa bem pior acontecendo.Por exemplo: nós aqui do interior estamos fazendo revezamento nos municípios vizinhos.Somos mandados para estes municípos para passar 30 dias e,as diárias que é direito nosso,não as recebemos.Reclamar não podemos e nem sabemos pra quem mais reclamar.Então,me volta para minha mediocridade,porém minha dignidade,ninguém,mais ninguém mesmo tira!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.