quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Deputado Major Rocha quer melhorias na carga-horária e nas condições de trabalho dos Policiais Militares que trabalham no Sistema Penitenciário

Depois da grande quantidade de fugas de detentos ocorridas nos últimos dias, a população acriana começou a tomar conhecimento dos graves problemas que fragilizaram a segurança dos presídios acreanos. A falta de pessoal, a deficiência na estrutura e o descaso dos gestores do Instituto de Administração Penitenciária acabaram por transformar os nossos presídios em verdadeiras “bombas-relógios”. Mesmo com todos os reforços que foram enviados novas fugas ainda podem ocorrer.
O descaso com os presídios não é novidade para policiais militares e agentes penitenciários que convivem todos os dias com problemas cada vez mais graves.
A polícia militar, responsável pela guarda externa dos presídios, não pode ocupar a grande maioria das guaritas e muralhas por absoluta falta de segurança e salubridade. As poucas guaritas que oferecem condições de serem ocupadas deixam os policiais militares expostos ao sol escaldante e ás chuvas que são comuns em nossa região. Basta ver as imagens para confirmar a situação de abandono que se encontram os presídios.
Além desses problemas os policiais militares que trabalham no serviço de guarda dos presídios ainda são submetidos a uma carga-horária desumana, que constantemente ultrapassa às 72 horas semanais. Basta lembrar que a Constituição Federal estabelece que a carga-horária para o trabalhador brasileiro será de 44 horas semanais, isso quando o trabalho for desenvolvido durante o dia.
Diante desse quadro caótico, depois de manter contatos com vários milicianos que trabalham na Companhia de Guarda Penitenciária, o Deputado Major Rocha procurou o Comandante da Polícia Militar para buscar soluções para esses graves problemas. Rocha levou até o Comandante algumas propostas que foram formuladas pelos militares. “Os policiais querem prestar um serviço de qualidade, mais para que isso possa acontecer eles precisam ter seus direitos respeitados, precisam de melhores condições de trabalho”, acrescentou o Deputado.
O Comandante Geral, Coronel Anastácio, que se mostrou sensível aos problemas enfrentados pelos militares, relatou que as condições físicas das guaritas e das muralhas já foram informadas ao Secretário de Segurança Pública. Relatou também que o Secretário já determinou que as mesmas fossem reformadas e os trabalhos já tiveram início.
Quanto à carga-horária, outro problema sério que os policiais militares enfrentam, também foi apresentado ao comando que deverá se manifestar nos próximos dias. Na oportunidade o Major Rocha reproduziu as propostas que foram elaboradas pelos milicianos que trabalham nas penitenciárias, acrescentando que caso o problema não seja resolvido irá buscar uma solução junto ao Poder Judiciário. Veja as propostas apresentadas ao comando:

Proposta 01 – Redução da carga-horária;
Proposta 02 – Pagamento de um soldo integral, hoje os policiais militares ganham apenas a metade de um soldo;
 Proposta 03 – Pagamento do banco de horas.

3 comentários:

  1. Deputado, vamos ter cuidado com o que vamos negociar!
    Redução da carga horária, soldo integral e banco de horas, são questões que NÃO SE MISTURAM E NÃO SE EXCLUEM MUTUAMENTE!
    Até hoje os pms trabalham MUITO: sem carga horária definida, ganham MEIO soldo (mas trabalham o turno INTEIRO) e a maioria não ganha banco de horas!
    O que nós queremos: Redução da carga-horária e pagamento do soldo INTEGRAL e banco de horas!
    Vamos começar fazendo a coisa certa!
    Eu nunca ouvi falar que oficial ganha só a metade de qualquer gratificação que é paga nessa polícia!
    Alguém aí já ouviu falar em MEIA gratificação de comando????

    ResponderExcluir
  2. A hora é essa. Estamos no fio da navalha.É agora, ou nunca. Estamos aguardando sua convocação. Vem, vamos embora...
    ST Romeu.

    ResponderExcluir
  3. O(a) "segura" tá certo Deputado!
    Já chega de esmolas. O senhor foi eleito pra representar os pms.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.