domingo, 2 de março de 2014

NOTA DE REPÚDIO

O deputado estadual Major Wherles Rocha vem a publico repudiar a atitude do delegado Leonardo Santa Bárbara, que na noite de ontem, dia 01, de forma manifestamente ilegal, deu voz de prisão ao sargento PM James Wendel Caetano da Silva.

O Policial Militar conduziu um motorista para preencher auto de infração por embriaguez ao volante e o deixou na Delegacia de Flagrante.  Horas depois da ocorrência, o sargento recebeu uma ligação do delegado para que comparecesse à delegacia para providenciar novo teste do bafômetro para o condutor, o que foi negado pelo policial, já que o teste poderia dar resultado diferente do que foi atestado. O delegado, contrariado, ainda não se sabe o real motivo, deu voz de prisão por falso testemunho ao sargento e determinou que o militar ficasse preso em uma cela da delegacia, deixando de observar os requisitos legais previstos no artigo 295 do Código de Processo Penal e 242 do Código Penal Militar, que veda que Policial Militar seja preso em cela comum, devendo ainda ser acompanhado de um Oficial.

Com essa atitude o delegado cometeu alguns absurdos, a primeira delas era dar voz de prisão por falso testemunho o que deve acontecer somente perante juízo, ou seja, perante um juiz. Se houvesse alguma transgressão, no máximo seria um Termo Circunstancia de Ocorrência (TCO), o que não daria motivo para uma prisão. O segundo é que ele queria levar o militar para ficar preso em uma cela comum, na companhia de presos comuns, desrespeitando lei federal que determina prisão em um quartel.

De forma acertada, um oficial superior foi à Delegacia de Flagrante e tomou o policial e o levou para o Quartel da PM.

Deixo aqui meu elogio ao oficial superior que tomou a atitude de tirar o militar da delegacia e o repúdio à atitude irresponsável do delegado Leonardo Santa Bárbara que prestou um desserviço para a sociedade.

Vou levar o caso para Tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e pedir providências legais sobre o caso. Ponho-me a disposição do sargento James Wendel para ajudar no que for preciso.

Wherles Fernandes da Rocha

Deputado Estadual

6 comentários:

  1. SENHOR CMT GERAL, DESTA VEZ, POR FAVOR FIQUE DO LADO DA TROPA. E PARABÉNS AO TENENTE CORONEL MÁCIO ALVES PELA CORAGEM DE ESTAR A FRENTE DESSA OCORRÊNCIA.

    ResponderExcluir
  2. O senhor deveria pedir também a exoneração desse incompetente ou a transferência dele para um lugar bem longe.

    ResponderExcluir
  3. Esse delegado insano era acostumado a cometer arbitrariedade, dessa vez ele encontrou, viu que o furo é mais em baixo. Humilhou os advogados, algemando-os, privando-os do exercício de suas atividades e ficou por isso mesmo. Agora prende o sargento no exercício de suas atividades.Agora ele deve guardar essa lição. Acho que ele precisa mesmo é dar uma passadinha lá no Hosmac e tomar uns gardenal.

    ResponderExcluir
  4. muita boa a atitude da ame, isso é que tem que ser feito pela banca de advogados, ou seja, tá prontamente ativa a qualquer momento e acompanhar de perto o desenrolar dos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  5. No meu ponto de vista, deveriam se reunir o alto escalão da PC e o da PM, para se conversar e chegar um denominador. Já faz algum tempo que alguns delegados vem querendo prejudicar os PMS, eles têm que entenderem que se duvidar os PMS ajudam mais eles do que a maioria dos APCs, é questão de botar a mão na consciência e deixar de lado a vaidade, afinal, todos nós trabalhamos com um só objetivo, pelo menos é o que acho.

    PM

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Major Rocha pela NOTA DE REPÚDIO, eu pergunto cadê a AME que não fez uma nota pela ação desastrosa do Delegado, o SIMPOL já soltou um monte de nota na impressa a AME ta esperando o que?

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.