segunda-feira, 17 de março de 2014

Ame vai elaborar relatório detalhado dos fatos envolvendo as polícias civil e militar e encaminhará documento para o Ministério da Justiça e Secretária Nacional de Segurança Pública


A Associação dos Militares do Estado do Acre (AME/AC) está preparando um relatório detalhado acerca da instabilidade gerada nas relações entre Polícia Militar e Polícia Civil, e irá enviar ao Ministério da Justiça e à Secretária Nacional de Segurança Pública, para que tomem conhecimento do que vem ocorrendo no Estado do Acre.


Considerando que esta Associação já levou ao conhecimento das autoridades locais o problema de relação entre as Instituições, e esse problema de certa forma vem prejudicando as atividades da Polícia Militar que tem dificuldades para finalizar os procedimentos que se fazem necessários após as prisões em flagrantes.


Esse tipo de instabilidade não atinge somente os membros das instituições, mas a sociedade como um todo, porque interfere profundamente na qualidade do serviço oferecido à sociedade pelas duas polícias.



Para você entender como funciona as atividades dessas duas instituições, a Polícia Militar (policia ostensiva) é responsável por prender o indivíduo que encontra-se em estado de flagrância e entregar em uma delegacia de polícia civil (polícia judiciária), geralmente uma especializada, que por sua vez é responsável por dar continuidade nos procedimentos, o que é de praxe, elaborando o relatório acerca dos fatos embasado juridicamente, o qual é denominado de Inquérito Policial: O inquérito policial é um procedimento policial administrativo, criado pelo decreto imperial 4.824/1871,1 e previsto no Código de Processo Penal Brasileiro como principal procedimento investigativo da polícia judiciária brasileira. Portanto, uma polícia começa e não termina a atividade e a outra termina mas não começa, ou seja, não existe uma polícia de ciclo total. Portanto, as policias dependem uma outra e a população depende dessa ação integrada.


Por: Isaque Félix Ximenes 
Presidente da AME-AC

2 comentários:

  1. Muito bom, mais tb estamos precisando mudar o modo de realização do Policiamento Ostensivo elevando a guarnição tipo 2 para tipo 3 para podermos ter mais segurança em vários tipos de abordagens!

    ResponderExcluir
  2. Espero que os delegados ou quem de direito,possam fiscalizar e observar as delegacias que fecham suas portas a noite dificultando o trabalho da PM!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.