sábado, 30 de novembro de 2013

Quem cometeu abuso?

Onze Policiais Militares são condenados pela imprensa e pela Policia Civil com a ajuda do comandante da PM

O que esta acontecendo com os onze policiais militares presos na manhã da ultima sexta-feira, 29, é o reflexo claro de que, tanto a imprensa quanto as instituições como a Policiai Civil e Comando da PM, não consideram os membros da categoria como um cidadão em pleno exercício do direito constitucional da presunção de inocência.

Contanto com o apoio do comandante geral da PM, coronel José dos Reis Anastácio, os militares estão sendo massacrados pela imprensa e de suspeitos tornam-se culpados mesmo sem julgamento. Em uma manifestação de apoio, o deputado Major Rocha publicou um texto nas redes sociais defendendo o direito dos militares e denunciando a forma arbitrária como foram presos.

- Não quero entrar no mérito e julgar se os policiais são inocentes ou não, só queria registrar que aprendi no curso de Direito que a regra no Processo Penal é o indiciado responder em liberdade. A lógica dessa regra é simples, caso o indiciado seja inocentado ele não terá que sofrer o constrangimento de ter sido privado de um dos bens mais importantes para o ser humano, sua liberdade. Não quero nem mencionar o sofrimento dos seus familiares, esposas, filhos, pais e demais parentes. A prisão é uma exceção que só se aplica em situações especiais, coisa que não consigo vislumbrar no caso dos 11 policiais militares presos, explicou o deputado.

Comandante “legal”



O Comandante da PM, coronel Anastácio, se manifestou na coletiva de imprensa que aconteceu na sede da Polícia Civil no mesmo dia das prisões. Ele fez questão de afirmar que os militares serão excluídos das fileiras militares. O coronel foi acusado também por um oficial superior de determinar que os militares acusados fossem conduzidos algemados para a delegacia.

- Os policiais poderiam ter sido conduzidos sem algemas, já que usamos algemas apenas em casos de resistência, o que não foi o caso. Por que aconteceu? Porque o comandante determinou, afirmou o oficial.

Defendendo os militares

Em viagem, a Associação dos Militares e o deputado Major Rocha já participavam de uma confraternização com os militares de Cruzeiro do Sul quando souberam do ocorrido. Dando uma desculpa para os presentes na festa, os representantes saíram em direção a Rio Branco para defender os direitos dos militares.

- Estamos com nossa estrutura para oferecer aos associados e seus familiares. Confiamos que a justiça será feita e que teremos nossos companheiros de farda livres, respondendo o processo em liberdade como todo cidadão brasileiro, afirmou o presidente da AME, Isaque Ximenes.

O deputado Major Rocha está conversando com os militares e com os familiares ao mesmo tempo em que busca solucionar a questão. O parlamentar afirma que o que está acontecendo dar-se ao fato de serem os acusado policiais militares.

- Infelizmente esses policiais não são mensaleiros do PT que mesmo depois de condenados boa parte ainda estão livres e os poucos que foram presos gozam de regalias que a mídia nacional estampa em manchetes. Conheço boa parte desses policiais e não vejo neles o perfil de quem é capaz de praticar abusos. Não seria a primeira vez que alguém é acusado e depois inocentado no curso do processo. Vou acompanhar pessoalmente esse caso é posso garantir que empenharei todas as minhas forças para que a justiça prevaleça e que os novos direitos sejam respeitados, prometeu o deputado.

Confira o texto do deputado

Não quero entrar no mérito e julgar se os policiais são inocentes ou não, só queria registrar que aprendi no curso de Direito que a regra no processo 


Penal é o indiciado responder em liberdade. A lógica dessa regra é simples, caso o indiciado seja inocentado ele não terá que sofrer o constrangimento de ter sido privado de um dos bens mais importantes para o ser humano, sua liberdade. Não quero nem mencionar o sofrimento dos seus familiares, esposas, filhos, pais e demais parentes. A prisão é uma exceção que só se aplica em situações especiais, coisa que não consigo vislumbrar no caso dos 11 policiais militares presos. Infelizmente quando se trata de policial militar a regra parece que é invertida. No Brasil é assim, em quanto os criminosos tem cada vez mais direitos, os poucos diretos que restam aos policiais militares são desrespeitados. Para inverter uma regra que protege até mesmo os criminosos basta que exista alguém buscando os holofotes da mídia, buscando uma autopromoção em cima de quem não pode nem mesmo criticar um superior. 

Um governo e um comando que adoram emitir notas para bajular e defender pessoas acusadas da prática de crimes, tal como aconteceu no caso G-7, penso que deveria soltar uma nota pedindo prudência antes de julgamentos precipitados. Deveria dizer que esses 11 policiais militares ainda não tiveram a oportunidade de apresentar as suas respectivas defesas. Ou o Comandante adotou a estratégia de Pilatus e lavou suas mãos? 
Não posso acreditar que criaram dificuldades para que os policiais tivessem acesso ás fichas onde constam seus elogios e que deveriam reforçar os "habeas corpus" que foram impetrados. Não quero acreditar que antes de serem condenados por um juiz de direito eles já estão sendo jogados na "Papudinha".

Infelizmente esses policiais não são mensaleiros do PT que mesmo depois de condenados boa parte ainda estão livres e os poucos que foram presos gozam de regalias que a mídia nacional estampa em manchetes.

Conheço boa parte desses policiais e não vejo neles o perfil de quem é capaz de praticar abusos.

Não seria a primeira vez que alguém é acusado e depois inocentado no curso do processo.
Vou acompanhar pessoalmente esse caso é posso garantir que empenharei todas as minhas forças para que a justiça prevaleça e que os novos direitos sejam respeitados.


Wherles Rocha - Major PM R/R

2 comentários:

  1. Eu respeitava esse delegado à frente do caso, sei que ele é bastante empenhado, mas o que fizeram com esses PPMM é absurdo, e não estou sendo corporativista não, mas eles praticamente já foram JULGADOS e CONDENADOS pelos cabeças dessa "operação" que até agora não apresentou NADA de concreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.
      O comandante geral é uma prostituta petista que para defender seus salário passa por cima da Lei: TODOS (pretos, amarelos, azuis, brancos, alienígenas, bactérias, vírus, cães, gatos, católicos, protestantes, vascaínos, flamenguistas, bolivianos, chineses, civis, militares, acreanos, paulistas...) são inocentes até sentença com trânsito em julgado!
      Não é possível que uma instituição seja tão ILEGALISTA como a PM, muito embora, qualquer de seus integrantes tenha, hipoteticamente, cometido uma outra ilegalidade.
      Esse comandante medíocre, junto com esse bando de outros petistas medíocres, já deveriam saber que para supostas ilegalidades valem a prova e o devido processo legal com trânsito em julgado. Fora disso é abuso. Contatem seus advogados e entrem com o devido processo legal contra os abusadores!

      Excluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.