quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Governo quer abrir apenas uma vaga para coronel em novo Quadro Organizacional da PM


Informações nada agradáveis. A reunião do governador Sebastião Viana com os oficiais na última segunda-feira, 06, no Clube dos oficiais, já dava sinais de que mais uma vez a grande maioria da tropa seria descartada das intenções do chefe do Executivo estadual.

A exemplo do que aconteceu com o Corpo de Bombeiros, segundo informações, o comandante em chefe da Polícia Militar (governador) deseja abrir o Quadro Organizacional (QO) para apenas mais um coronel, deixando os oficiais administrativos e praças a ver navios.

- será que ele não conhece a estrutura da PM e do BM, e não sabe que nossas instituições são organizadas na forma de pirâmide? Ou será que ele não sabe o que é uma pirâmide? Ou será que sua preocupação é só com os peixes?, indagou o denunciante.

Atualmente existe vários segundos e terceiros sargentos que estão a quase dez anos esperando pelas promoções. Isso se reflete também com alguns capitães do Quadro de Combatentes. Com a estagnação do QO os servidores militares passaram a sofrer pela desvalorização hierárquica.

Apesar da Associação dos Militares não ter ainda uma proposta firmada, já que falta uma conversa com a equipe de negociação militar, formada por oficiais e praças da PM, alguns números já são comentados. Para Segundo Sargentos a demanda atual da PM é de abertura de 110 novas vagas. Para Primeiro Sargento o número é um pouco menos, 60, seguido de Subtenente com 40 vagas e Primeiro Tenente  com 30. O Quadro Administrativo segue com 25 vagas para capitão e 12 para Major.

Já para o Quadro de Combatentes as vagas seriam criadas a partir de major que passaria a ter 10 novas vagas, seguida de 6 vagas para tenente coronel e 2 para coronéis.
- O governador quer criar uma instituição de cabeça grande. Tanto na PM quanto no Corpo de Bombeiros o interesse dele é favorecer alguns oficiais que lhes estão mais próximos, sentenciou o militar informante.

Texto repassado pelo militar informante

Essa pirâmide, destacada na cor vermelha, é a que o governador Sebastião Viana construiu para a Polícia Militar em 2011, quando criou uma vaga para coronel, não ocorrendo as proporções regulares até chegar ao segundo sargento, graduação essa que só foram criadas 27 vagas. Fez com o Corpo de Bombeiros Militar quando criou uma vaga de coronel e nenhuma para os demais postos e graduações, e agora pretende fazer novamente com a PM.

Ficamos nos indagando: será que ele não conhece a estrutura da PM e do BM, e não sabe que nossas instituições são organizadas na forma de pirâmide? Ou será que ele não sabe o que é uma pirâmide? Ou será que sua preocupação é só com os peixes?

Ao nosso ver, uma pirâmide estaria com sua simetria perfeita se fosse feita da forma do desenho acima, tendo como parâmetro as linhas azuis, ai sim haveria uma equidade. Não queremos o contrariar governador, mas achamos que é só uma questão de justiça. Ou será que é difícil ser justo nesse Estado?

Se fizerem as coisas certas, batemos palmas. Mas se fizerem erradas, denunciamos, para que nosso público fique atento. Esse é o papel que o blog tem desempenhado ao longo dos últimos 5 anos.

2 comentários:

  1. Acho engraçado e irônico a forma que é negociado salários, quadro e condições de trabalho na PM. No Mundo de Tão Tão Distante o normal é o cara chama o sindicato/associação e negociar, mais aqui o cara, chama seu "superior" pra rever o salário da categoria, quadro e condições de trabalho é muito bizarro.

    ResponderExcluir
  2. já vai tarde, pois só beneficiou os seus chegados e se fosse feita
    uma investigação muita coisa podre ia aparecer, principalmente
    em relação banco de horas e diárias.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.