quarta-feira, 5 de junho de 2013

Resumo da reunião de hoje entre o governo e as associações militares

Por Abrahão Pupio



Às 11h23min. da manhã de hoje foi iniciada mais uma reunião sobre as pautas 2013 com a equipe de negociação do governo. Sargentos Jusciner, Isaque e eu convidamos mais pessoas para que fossem testemunha dos fatos discutidos. Participaram, dessa forma, pelas associações militares: CAP PM RR Ernandes (Presidente da Associação dos Oficiais), TEN PM RR Agnaldo (Presidente do clube dos ST e SGT), SGT PM J. Pires (representante dos inativos e funcionário da AME), SGT PM Isnard (Presidente do clube de CB e SD), SGT PM Vasconcelos (convidado da AME), SGT PM Charles França (Presidente do Conselho Fiscal da AME), SGT PM Allan (convidado do clube de ST e SGT), SD PM Alencar (convidado do clube de CB e SD). A reunião terminou às 13h45min. Representantes do Governo: Assessores Monteiro, Carlos Alberto e Paulo.

Relatório:

O Assessor Monteiro reiterou o discurso do Secretário Mancio acerca da situação econômica do Estado, do País e do Mundo. Disse que havia uma equação complicada para resolver e fechar o ano. Reiterou sobre a queda dos repasses do FPE. Disse que há sinais para resolver a equação, mas o Governo Federal ainda não deu a resposta. Reiterou que os militares estaduais tem o compromisso do Governo. Disse que o Governador externou para a equipe de assessores que quer honrar o compromisso assumido custe o que custar. Disse que o Secretário Mancio Lima era importante para fechar a equação, que ele estava monitorando diariamente a economia do Estado. Disse que não haveria aumento linear para todos os segmentos de servidores por conta da dificuldade financeira.

Abrahão Púpio perguntou sobre a questão concreta da equiparação do risco de vida. Sobre data certa para existência no contracheque. Também fez análise das pautas da proposta item por item. Reclamou que muitos dos itens da pauta já vem sendo discutidos desde o início de 2011, e questionou se o governo pelo menos analisava as propostas. Disse que o governo perdia a oportunidade de concretizar os itens que não dependiam de grande dispêndio de dinheiro, citando como exemplo a carga-horária semanal máxima, o regulamento disciplinar, regulamentação de remoção e indenização de transporte, isonomia de diárias, reenquadramentos entre graduações, casas da cidade do povo e PCCS dos servidores civis. Disse que o deferimento destes pontos não substituiria o anseio pela isonomia da gratificação do risco de vida com o coronel, mas que seriam demonstração de boa-vontade com parte significativa das demandas reprimidas da categoria. Os representantes presentes também detalharam o restante da pauta, inclusive sobre pautas deferidas no primeiro semestre de 2011 e não cumpridas. Perguntou à equipe de Governo como o Governador prometeu e assegurou a gratificação do risco de vida no segundo semestre de 2012 para data-base de 2013, e atualmente não temos a concretização nem o prazo certo para a categoria fruir o prometido.

Sargento Vasconcelos, Jusciner e Isaque discorreram amplamente sobre o auxílio fardamento em pecúnia, em duas parcelas iguais, que foi prometido em documento, mas não cumprido. Também foi falado sobre o não cumprimento da pauta prometida, mas não cumprida “nível superior para ingresso na carreira”.

Todos os presentes alertaram o Governo que a questão do risco de vida é o carro-chefe da negociação salarial 2013, reiterando que não deveria mais ser objeto de negociação porque já fora prometido para a data-base de 2013. Todos os representantes das associações reiteraram que por data-base se entende o mês de maio, que é o mês que contém o dia do trabalhador.

O Assessor Carlos Alberto solicitou de Abrahão Púpio que as pautas fossem repassadas em mídia virtual para a assessoria do Governo, visando produzir material em data-show para estudo da equipe de governo.

O Sargento PM Allan fez proposta de eliminação de 2 dos 5 níveis de 3º Sargentos, visando um paliativo na questão salarial e de correção das deformidades geradas pela gratificação de formação policial militar, na qual algumas graduações superiores recebem menos que graduações inferiores.

O Soldado PM Alencar falou sobre a lei que foi aprovada em 2009 beneficiando só as promoções de quem estava no serviço ativo naquele ano. Junto ao Sargento Isaque e ao CB BM Abrahão explicaram à equipe de Governo que os soldados PMs de 2009 e 2011 não foram beneficiados com relação ao tempo de serviço para promoção a CBs e a SGTs.

Voltando ao risco de vida, o Assessor Monteiro falou que em 2012 quando o Governador prometeu a concessão do risco de vida ele tinha um cenário mais promissor. Disse que a partir de agosto e setembro de 2012 esse cenário começou a se modificar para pior. Mas disse que o Governador vai cumprir a palavra.

O SGT PM Charles França disse que em 2012 foi prometido que seria o ano da segurança pública, mas que isso não foi visto pelos militares. Lembrou que o Governador prometeu que até o fim do seu governo os militares estariam ganhando acima da PEC 300. Criticou o que chamou de pedra fundamental que é fazer as ações parceladas, lançando uma parte, depois outra, depois outra. Disse que o risco de vida está uma pedra-fundamental, ou seja, até agora só a comemoração do lançamento.

Assessor Carlos Alberto disse que o Governo vai garimpar no recurso próprio para honrar o risco de vida. Falou na possibilidade do parcelamento do mesmo. Disse que Tocantins anunciou que só pode pagar os salários dos servidores até outubro de 2013, que a partir daí eles poderiam atrasar. Disse que Roraima só pode garantir os salários dos servidores até setembro de 2013. Disse que o risco de vida custará 30 milhões por mês ao Estado.
Abrahão falou que no CBMAC o impacto do risco de vida são 215 mil por mês. Disse que no dia 12 de junho haverá uma assembleia-geral com a categoria, que não seria inteligente estarmos lá sem nada concreto.

A pedido do Assessor Carlos Alberto nós aceitamos fazer a assembleia-geral no dia 14 de junho. Disse que a equipe de governo nos receberia com algo concreto no dia 13 de junho. SGT Isaque convidou a equipe de governo para estar presente na assembleia-geral.

Pedimos que todos os militares compareçam no dia e horário a ser divulgado para a assembleia-geral no dia 14 de junho.

11 comentários:

  1. Contem comigo na Assembléia!!!

    c/3 belém

    ResponderExcluir
  2. Operação tartaruga já!!!!

    ResponderExcluir
  3. O governo vem só enrolando os militares.

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma palhaçada, esse governo ja era, vamos é partir para luta, paralisação ja, nunca vamos ganhar nada com reuniões e reuniões com pau mandados que não resolve nada. Isaque amigo estamos com vc, vamos em frente e buscar nossos direitos

    ResponderExcluir
  5. Acredito, que as opções engraçado, interessante, ou legal não definam tal matéria, pois, engraçada é nossa situação esperando por promessas não cumpridas da correção de uma injustiça que perdura por anos; interessante é o que a sociedade crê que recebemos e legal é o sinal que muitos pais tem que fazer gesticulando com a mão para os filhos ou esposas na tentativa de explicar o "desaparecimento" do nosso poder de compra. Lembro-me agora da frase "eu nasci para ser Policial"! Acredito que honra e boa vontade todos nós temos, mas vocação para receber esse salário, descaso com a classe e promessas nunca cumpridas, não. Nós estudamos, nos esforçamos, arriscamos nossas vidas em prol desse emprego, empenhamos os melhores anos de nossas vidas com suor, sangue e energia que podemos para, mais uma vez sermos desrespeitados. e digo mais uma vez, por que lembro, na ocasião de nosso manifesto, de sermos chamados por meio da imprensa de vagabundos e arruaceiros! Não somos. Seguiremos honrados, o mesmo não podemos dizer dessa equipe!

    ResponderExcluir
  6. É, a tão propalada reunião com a equipe de Governo, deu em nada, nadinha...Só chororô: não tem dinheiro, não dá, a coisa da feia...Estão a tanto tempo no governo e não conseguiram fazer o Estado gerar minimamente os recursos próprios, pelo menos para garantir os aumentos salariais dos funcionários públicos. Isso nos leva a crer que o barco da florestania está afundando...socorro!!!

    ResponderExcluir
  7. Pelo jeito vai ser do jeito que o governo quer, como SEMPRE. Pessoal está na hora de nos organizarmos e de forma INTELIGENTE nos fazer ouvir!

    ResponderExcluir
  8. Não se iludam, eles enganam, desrespeitam, manipulam, mesmo assim, ano que vem este cidadão será novamente eleito. O povo desse estado é tapado, o importante é a esmola família no bolso e os policiais que se fodam.

    ResponderExcluir
  9. E não adianta reclamar filho, ama essa profissão? nasceu para ser policial? é guerreiro superior a tudo? então fica aí. Quem tem juízo que estude e saia logo daqui. As vezes me sinto pior do que um lixeiro deve sentir por ser o que é. Pelo menos aqui no Acre somos a escória da sociedade.

    ResponderExcluir
  10. Faliram o acre;endividaram o Acre; Corromperam o Acre. Não da pra acreditar mais em pessoas mentirosas e superfaturadoras,no meu ponto de vista o G7 existe mesmo e é por isso que não tem dinheiro para dar aumento para as categorias!!!

    REVOLTADO!!!

    ResponderExcluir
  11. Nem por morte participo mais de nada, estou correndo por fora fazendo bico ja que na pm, ser revindicar so sobra cadeia fui para greve peguei 6 dias de cadeia não tive nenhum aumento e quem foi beneficiado foi os oficiais, não vou briga por aumento pra ninguém tem um monte de pm vagabundo que vota no pt. e ficam de olho so pra nos entregar caso falemos alguma coisa, vi um comentário de um pm, no Facebook de um pm do palácio que me deu foi nojo o vagabundo tecendo comentários que o governo era tudo de bom e ser não dava aumento e por que não podia, ainda tem uns babacas que ficam metendo o pau no governo mesmo na hr, das negociações, ser ninguém fazer nada ele ja não da ainda mais metendo o pau

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.