segunda-feira, 10 de junho de 2013

Egoísmo de Sargentos impede avanço na Polícia e melhoria na carreira

Escrito por um PM de Cruzeiro do Sul

Boa parte dos policias militares da Polícia Militar do Acre já sabem que os 15 PMs  que foram preterido de fazer o curso de sargento/2006, ganharam na justiça, e, diga-se de passagem, em todas as instâncias, de modo que, falta muito pouco para serem reconhecidos. O que resta agora são alguns recursos que são meras peças protelatórias. O grupo, juntamente com suas esposas e filhos, procurou o Governador Tião Viana na região do Juruá para abrir uma pauta de negociação, já que nessa fase do processo o resultado já não se discutiu. O governador ao saber da decisão, de pronto, foi sensível ao caso chegando a dizer a todos:  “não interessa mais ao Estado recorrer, vocês já sofreram demais, são mais de 6 anos sofrendo, o que existe ainda são recursos protelatórios. Vamos chegar numa decisão que seja boa pra todos. Inclusive existe até uma possibilidade de se criar um quadro à parte”.  E foi além:” vamos criar uma comissão  para chegarmos a uma solução”. Tendo sido escolhido dois do grupo para estarem presentes.  Essas foram as palavras do comandante maior. Bem, até agora o grupo está esperando a palavra ser cumprida.

O que muitos não sabem ainda, é que se a promoção de direito desses PMs, antes já foi considerada prejuízo para a corporação, hoje, o prejuízo,  é o não reconhecimento desses policiais, hoje sargentos, à sua graduação de direito, como reza a justiça. Pois como se sabe (inclusive por artigo postado neste blog dias atrás) é que o Governador Tião Viana, no seu incansável afã de sempre promover a justiça a ambas as partes, doa a quem doer, sugeriu ao comandante da corporação e à própria PGE, que encontrasse uma solução justa. Então foram sugeridas duas propostas: a 1ª que se criasse um quadro a parte para encaixar esses policiais, sendo que nenhum deles ocupasse, em caso de promoção, nenhuma vaga (já escassa) dos Pms  que ora pleiteiam promoção. A outra, é que sejam criadas mais vagas além daquelas oferecidas normalmente. Em outras palavras, existe, hoje, um total de 53 vagas para a graduação de Subtenente. A ideia é que dobre essas vagas. Sendo assim, teríamos mais Pms promovidos a ST PM, 1º Sgt, e a 2º Sgt, em um efeito cascata, em uma proporção de mais 60% para cada  graduação inferior. Ou seja, mesmo aqueles que não tinham expectativas de serem promovidos seriam contemplados, gerando um avanço grandioso a todos os praças, inclusive salarial.  Porém, o que se sabe é que existe também um pequeno grupo de 1º Sgts que são contrários a essa solução. A prova disso foi concretizada em uma reunião feita com eles e, no entanto, como sempre, foram inflexíveis, dizendo que não concordavam. Atitudes radicais e negativas como essa prejudicam toda a tropa. Mas eles não estão preocupados com isso, pois suas vagas a Subtenentes já estão garantidas. Então por que se preocupar com o resto? - Puro egoísmo. Além do mais, eles têm acesso livres  a gabinetes e, também, são amigos de pessoas influentes de dentro do governo, tipo nossa querida Secretária do Gabinete Civil, Sra. Márcia Regina. A ela, foi passada a informação de que o simples reconhecimento por parte do Estado desses 15 Pms prejudicariam mais de 400 Pms em sua graduação. Ora vejam, quem está prejudicando a tropa, são os 15 Pms  que colocaram em pauta de negociação a 2ª proposta mencionada contemplando toda a tropa, ou esse pequeno grupo de 1º Sgts que estão pensando somente  em ser promovidos e depois fazer o CHO? São questionamentos que cada PM individualmente deve fazer. Outro detalhe é que existe no meio da tropa Pms esperando somente pra ser promovido pra depois pedir sua reserva remunerada, portanto essa 2ª proposta cairia como  uma “luva” pra suas intenções e aí, abrindo ainda mais vagas.


Portanto, o que me deixa mais preocupado é perdermos as oportunidades surgidas, já que são poucas. O fato é que o quadro de promoções está travado, principalmente para os 3º Sgts e perder oportunidades como essas seria desastroso para todos. O que me agrada é que muitos 1º Sgts que conheço  são favoráveis a 2ª proposta apresentada, por isso concluo que nem  todos  são   egoístas.

30 comentários:

  1. A questão é que esses 15 policiais querem sair mais antigos do que os outros que já são 1º sargentos e sendo dessa forma eles vão sim, prejudicar os demais.Obs:Esses 15,são mais modernos do que os demais, por consequência irão se aposentar depois, se eles saírem mais antigos como eles estão querendo, os demais que almejam fazer o CHO e se aposentarem para em seguida se aposentarem,iram sofrer prejuízos nas suas carreiras, é questão de consciência! Se eles sofreram prejuízos os outros sofreram também.

    ResponderExcluir
  2. Bem redigido o texto, o escritor esqueceu de mencionar que eles querem ser promovidos, mais a frente de todos. Um outro fato importante a ser colocado, é que, independente desses 15 militares serem promovidos, as promoções iram ocorrer normalmente e se existem 53 vagas como foi dito, para ST, automaticamente serão 53 vagas para 1º Sgt e 53 vagas para segundo, assim sendo ninguém irá ser prejudicado, porém, se eles vierem a ser promovidos à frente dos demais, estarão prejudicando sim vários militares que hj são 1º sargentos e que nunca saíram de seus lares para pedir uma vaga seja pra governador ou oficial, apenas foram agraciados pela lei que entrou em vigor em 2006 e que lhes deu o direito de hoje estarem na função que se encontram. Se a lei estabelecia 15 anos ara frequentar um curso de sargento, quem tinha 15 ou mais saiu sargento, eles não tinham, ficaram aguardando a vez deles.

    ResponderExcluir
  3. Imagino até de quem"s" você está falando, devem ser os mesmos que estavam nas negociações onde se estipulou 15 anos para sair sargento. Sou 3ºSGT da turma de 2000 e totalmente à favor que esses 15 sejam promovidos em vagas ALEM das já existentes, isso será bom para todos afinal serão 15 vagas para ST mas em efeito cascata isso refletirá em todas as outras graduações. Eu não digo nem que isso é egoismo de alguém não, eu digo que isso é RECALQUE e BURRICE. Um profissional que pelo simples fato de querer ver alguém mais moderno que ele prejudicaria uma boa parcela da tropa. Daqui pouco tempo esse infeliz vai pra casa (RR) e ai talvez até UMA CENTENA de PM ou mais percam essa oportunidade por um capricho de um recalcado desses!

    ResponderExcluir
  4. Caro anônimo o que você esqueceu é que antes do estatuto de 2006 que beneficiou os que tinham 15 anos de serviço , já havia uma lei anterior que dava direito também aos que tinham dez ou mais anos de graduação de cabo, que é o caso dos quinze PMS e que não foi a eles aplicadas e que tiveram seus direitos vedados com o novo estatuto. Se não fosse o egoísmo e os conchaves politico preteridos por alguns na calada da noite durante o que se chama de " aprovação do estatuto", todos teriam sido contemplados com o direito de frequentar o curso de sargento de 2006. Anônimo o que se percebe é que os 15 PMS solicitaram do Governador único e tão somente o que é deles de direito. A própria justiça já reconheceu isso. Não se entende porque a rejeição em compreender e aceitar o que a vcs não trará prejuízo algum. Ou vc não sabe que hoje tem PMS com mais tempo de serviço e mais moderno que vc, justamente por causa do curso? Isso é justo para vc camarada??? Se a preocupação é com todos eles deveriam ser os primeiros a serem promovidos já que são mais antigos e tem mais tempo na caserna.O tempo nos trará a resposta....

    ResponderExcluir
  5. Promove logo todo mundo e acaba com essa celeuma de uma vez por todas.

    ResponderExcluir
  6. Injustiça é o que está acontecendo com a gente. Esse cabos Romildo entraram injustamente no CFC, tudo peixo do governador, o nosso estatuto corrigiu tudo agora eles estão frescando nosso direito. Isso injusto eles estão. Eu nao aceito esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse argumento de Cabo Romildo é ultrapassado colega . É apenas desculpa barrela para defender o seu egoísmo e para justificar o seu medo em concorrer igualmente com eles no curso de sargento, pois o que te aflige é saber que eles detém a maior nota no curso( por mérito) e que certamente vc ficaria mais moderno. Assuma esse é o seu medo e isso se chama EGOÍSMO. Mas com ou sem seu pensamento a justiça será feita.

      Excluir
  7. Isso tudo é uma palhaçada a gente luta contra injustiça e agora a gente ta correndo risco de nao dser promovido por causa desses caras no fim da minhah careira estou muito puto com a pm

    ResponderExcluir
  8. PORRA ESSE BLOG SO FALA MERDA, TODO DIA SO LEIO MERDA. O GOVERNADOR DISSE TA DITO, ELE VAI FAZER. VAMOS DAR UM VOTO DE CONFIANÇA PRA ELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voto de confiança é meu o...

      C/3 Aguiar

      Excluir
  9. SE É PRA SER JUSTO…

    Hoje aparece o senhor oficial dizendo que é questão de justiça,O senhor acha que foi justo o que fizeram com os antigos na época que encheram a PM de CBs políticos? E no concurso que seria para sargentos e que por sinal já tinha os candidatos escolhidos antes mesmo da realização do concurso, e, depois desse mesmo concurso escolheram os CBs através de indicações!Isso é Ético,moral e justo senhor oficial? Nem direito de ver as notas nós tivemos e ainda fomos ameaçados de sermos punidos se fôssemos atrás dos nossos direitos,isso é justo senhor oficial? Aqui nós não estamos dando cangalha em ninguém não e sim,fomos nós quem levamos. As nossas promoções foram baseadas no estatuto e não em indicações políticas ou de certos oficiais! Reflitam sobre isso.Obs: Já que o senhor está tão bem informado e com boas intenções,procure e publique aqui neste espaço o edital desse concurso e a relação dos aprovados na época,favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo , já se percebe que vc não tem condição de ser Policial em nenhuma graduação. Tenta substimar e manipular as pessoas com argumentos que não estão em discussão. O que se discute e que é de fato certo, é a promoção de quem deveria ser promovido e não essa desculpa idiota da forma que vc diz como eles se tornaram cabo. Se vc quer ver o edital e o resultado do concurso vá vc mesmo procurar, já que ao que se percebe deve ser um dos que viveu sempre enfiado em gabinete , no ar condicionado na condição de BO. Não faço isso porque a veracidade do mesmo para mim é real. É indiscutivel. Além disso não se precisa de edital para promover quem já tinha seu direito adquirido para tal.

      Excluir
    2. Ainda bem Anônimo que pelo que se tem lido neste blog, as pessoas já descobriram o que se esconde atrás da sua máscara, percebe-se que vc tá sozinho e perdido. Espero que vc se dê a oportunidade de rever sua conduta e deixar de lado seu egoísmo. Afinal o sol brilha para todos.

      Excluir
  10. ESTE 15 QUE ESTÃO ATRÁS DE PROMOÇÃO QUE ELES NÃO TEM DIREITO, DEVEM SER INVESTIGADOS SE REALMENTE FIZERAM OU CONCORRERAM O CURSO DE SOLDADO NA ÉPOCA,POIS DO JEITO QUE FORAM COLOCADOS PELO GOVERNO DO TAL DE ROMILDO E JUNTO COM O HIDELBRANDO APELIDADO DE CORONEL,PROVAVELMENTE ENTRARAM PELA JANELA.ALÔ PGE OU MINISTÉRIO PÚBLICO TÁ NA HORA DE AGIR DENTRO DA PMAC, OS SENHORES PODERÃO ACHAR MUITAS COISAS INTERESSANTE!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Pra acabar com esse problema é só fazer assim, um reenquadramento: 5 anos- cabo;10 anos- 3º Sgt; 13 anos- 2º Sgt; 16 anos 1º Sgt; 19 anos-ST; 22 anos-2º Ten; 25 anos-1º Ten; 27 anos Cap; 30 Maj. Independentemente das vagas, fazia por progressão. Acabava com um posto a mais e esquecia esse briga pela isonomia do risco de vida, isso só está atrapalhando os avanços das negociações.

    ResponderExcluir
  12. PROPOSTA DA NOVA TABELA DE PROMOÇÕES QOA 2013
    TEMPO SITUAÇÃO PROMOÇÃO
    -5 ANOS SOLDADO SOLDADO
    5 ANOS SOLDADO CABO
    10 ANOS CABO 3º SARGENTO
    13 ANOS 3º SARGENTO 2º SARGENTO
    16 ANOS 2º SAREGENTO 1º SARGENTO
    19 ANOS 1º SAREGENTO SUBTENENTE
    22 ANOS SUBTENENTE 2º TENENTE
    25 ANOS 2º TENENTE 1º TENENTE
    27 ANOS 1º TENENTE CAPITÃO
    30 ANOS CAPITÃO MAJOR

    OUTRAS MUDANÇAS:
     As promoções aconteceriam nos respectivos interstícios, independentemente de vagas ou com os proventos da graduação no qual tenha direito;
     Os policiais militares ativos que tenha interstícios deverão ser reenquadrados;
     O posto de major ficaria a cargo do Governador;
     A diferença da gratificação de formação militar seria de 15% sobre o soldo em relação à graduação ou posto subsequente;
     Deixava o risco de vida e as demais demandas para o próximo governo;

    ResponderExcluir
  13. Quando deixarmos de sermos medíocres, e de lutar apenas em benefício próprio, e adquirirmos de fato espírito de Corpo. Quando estivermos unidos todos pelejando uns pelos outros, ninguém nos segura.
    O oficialato da PMAC, terá uma grande oportunidade de demonstrar isso, sabemos que não serão tão beneficiados pela equiparação do risco de vida, mas não esqueçam que já ganharam muito as custas de nossas pelejas, pois ganharam, "Gratificação de especialização", Titulação (mesmo sendo vossa função exigida nível superior), fora a Gratificação de Comando e Chefia, que somente o oficialato recebe. Não vemos como problemas os senhores receberem isso,aliás a maioria faz jus a isto, mas tudo isso foi conquistado por meio de nossa Luta!!! tá na hora de os Senhores tb pelo menos uma vez, vestirem a camisa da PMAC, e se vestir de Unidade e entender que sem as praças o oficialato não faz nada, somos (oficiais e praças) pequenas células de um corpo forte e poderoso a PMAC.

    ResponderExcluir
  14. Não adianta mais a gente tá discutindo essas coisas aqui no blog. Nós é que aproveitar essa oportunidade que o governador deu e ampliar as promoções. Ninguém vai ser prejudicado em nada. Esses 15 PMs vão ganhar mesmo e o que eles querem é antecipar essa conquista. Depois que for batido o martelo não adianta mais. Então por que não aproveitar a negociação beneficiando todo mundo? Temos que parar de pensar pequeno. Vamos pensar na coletividade.Juízo meus irmãos!

    ResponderExcluir
  15. C/1
    moçada, já sou primeiro sargento, mas confesso que tem neguim mais moderno do que eu que hoje está mais antigo. então essa conversa de estatuto corrigir isso ou aquilo é a pura hipocrisia de gente que se dizia lutar por nós mas que só demonstrou até agora interesse no seu próprio umbigo. Outra coisa, esses caras não são cabos do Romildo como dizem, me lembro muito bem do curso. Quem foi do Romildo foram os sargentos da mesma época que hoje já são, inclusive, segundos e primeiros TENENTES. Esses coitados foram exatamente os que passaram no curso mas não tinham peixe e por isso perderam a vaga e caíram pro cfc/94. E se quizerem ir mais fundo, lembro perfeitamente do dia da farsa da aprovação do estatuto. O estatuto 2006 foi primeiramente aprovado garantindo curso de sargento para policiais com 15 anos de serviço E, PARA QUEM TINHA DEZ ANOS DE CABO. Mas na madrugada da mesma noite por pressão de pessoas mal-intencionadas o texto foi mudado e o estatuto re-aprovado,(isso está nos registros) tirando os cabos do seu direito, pois a lei anterior já havia garantido esse direito. Então veja que essa foi a segunda injustiça com esses camaradas que tb são nossos irmãos. Na época participei dessa palhaçada, mas hoje não tenho vergonha de dizer que me arrempendo profundamente. E sei que o que se faz aqui se paga. E vergonha mesmo, meus amigos anonimos, é o que a polícia militar está fazendo com esses 15 militares e o estado está apoiando tudo isso. Então, já que alguns colegas nem sequer entenderam o texto direito e, portanto, não compreenderam o quanto a promoção dos 15 beneficiaria a todos, deveriam pelo menos lembrar da decência humana que deveria nortear a missão policial militar. E o nosso governador deveria lembrar de que o que sempre norteou esse governo da frente popular foi a força com que lutou para impor a justiça já desde o primeiro mandato do Jorge. Mas hoje, parece que se está esquecendo do mais importante que o valor a vida e amoralidade. Ou será que vamos terminar com mais com mais uma decpção de um governo que não teve força moral para fazer o que é certo?... o tempo está passando...

    ResponderExcluir
  16. Somos uma corporação que infelizmente nem todos são unidos, más temos que pensar e chegarmos a um denominador comum de forma que nem "A” e nem “B" Sejam prejudicados e isso tem que acontecer a curto prazo! O importante agora não é tentar achar um ou outro culpado, mas sim, encontrar uma solução para essa questão!

    C/1 Ciro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem mestre Ciro, empresário do ramo de galinhas de Xapuri, não podemos deixar de mencionar que nossas vidas se norteiam no respeito, tolerância e diálogo, assim sendo, ambas as partes precisam entender que é preciso ceder um pouco para que se chegue a um consenso, porém, nossos amigos, se assim os posso chamar, querem ganhar de todas as formas, como sempre o fizeram, eles não aceitam ser promovidos abaixo da nossa turma, só aceitam se for a nossa frente, daí eu te pergunto, é justo eu ser hoje ser primeiro sargento e aceitar que eles venham a ficar mais antigos que eu?, pq eles não podem ficar abaixo dos demais? ja seria uma grande conquista eles serem promovidos a primeiro e logo seriam promovidos a ST, visto que após a promoção do proximo ano, muitos de nossa turma irão pra RR, o que vai abrir muitos vagas, sabe pq eu digo isso? pq pra eles faltam de 9 a 10 anos para ir pra RR, ja nós meu amigo, alguns ja venceu até o tempo de serviço, esta aguardando apenas essa promoção pra ir ganhando um pouco mais, é justo que os nobres amigos que faltam muitos anos sejam promovidos a frente de pessoas que logo vão pra casa e que apenas almejam assim como eles um melhor salário pra viver com seus familiares? não somos egoistas como falou um oficial aí em cima e o autor do Egoísmo de Sargentos impede avanço na Polícia e melhoria na carreira, somos apenas sargentos assim como vc meu amigo que também almejam por melhores condições de vida, pra si e pra seus familiares, um forte abraço e sou feliz por ser policial militar, mesmo diante das diversas covardias que vivemos nesses anos todos de caserna.
      C/1

      Excluir
    2. Sim Ciro, vale ressaltar, que amanhã eu e vc estaremos indo pra casa, e os amigos vão ter bastante tempo pra atingir seus objetivos dentro da corporação.

      Excluir
  17. Meus amigos, desculpem! Fui e continuo sendo contra A forma como entraram no CFC ROMILDO, AQUILO IMORAL! POR OUTRO LADO, NÃO ADIANTA MAIS QUESTIONAR A LEGALIDADE OU NÃO DO CURSO, É PERDA DE TEMPO. ELES GANHARAM NA JUSTIÇA O DIREITO ÀS PROMOÇÕES, SÓ QUESTIONA ISSO QUEM É BURRO MESMO. O ESTADO TEM A OBRIGAÇÃO DE PROMOVÊ-LOS Á GRADUAÇÃO E NO QUADRO DE COMBATENTE QUE TEM DIREITO, NADA DE OUTRO QUADRO, DOA A QUEM DOER. Essa turma que não aceita acordo está perdendo tempo. Aliás sempre falaram que os oficiais só pensam neles, e eles? CONHECEMOS ESSA TURMA MUITO BEM. Sempre procuraram se aproveitar de apadrinhamentos, inclusive propondo situações que dificultem a ascensão hierárquica de seus subordinados. PAREM COMO ISSO GENTE! ISSO É EGOÍSMO!

    ResponderExcluir
  18. Esperamos ansiosos por uma resposta definitiva do nosso governador.Ele nao irá nos desepcionar...

    ResponderExcluir
  19. Opa, ainda tem os 11 do CBMAC, promoção à vista!!!!

    ResponderExcluir
  20. Saudações aos 15 Militares de Cruzeiro do Sul prejudicados

    Já que até hoje vcs lutam para que o estado reconheça os seus direitos e lutam tbém contra pessoas que só pensam em si e que sempre usaram argumentos fictícios para prejudicá-los usem um cartucho forte que vcs tem a favor de vcs chamado MANDADO DE SEGURANÇA. Assim em Abril de 2014 nem vcs e nem os certinhos serão promovidos até que se tenha um parecer final e será tbém uma forma de se ter uma decisão concreta de todo este caso. E ai os que se dizem então os donos da verdade irão sentir o gosto de também serem prejudicados como vem prejudicando vcs até hoje. Sejam firmes. Vão a luta.

    ResponderExcluir
  21. Milicos, o que vejo é que realmente essa turma que atrapalha as promoções do demais tem uma proteção muito grande. a politicagem é quem prejudica nossa corporação. Esses caras determinam, dizem que não concordam, outros dizem que aceitam que os 15 sejam promovidos depois deles, ou seja, mostram que só pensam neles. ABRE O OLHO GOVERNADOR, TU TÁ SE QUEIMANDO NA POLÍCIA. HÁ UMA INSASTIFAÇÃO GERAL. SEGUE A VERDADE E ESCUTA A JUSTIÇA.TOMA UMA POSTURA DE ESTADISTA.RESOLVE LOGO ESSA SITUAÇÃO. QUANTO MAIS TEMPO PASSAR MAIS TU TA SE QUEIMANDO. COMANDANTE NÃO EMPURRA MAIS ISSO COM A BARRIGA, NAO DEIXA A POLITICAGEM TOMAR CONTA DE SEU COMANDO. PGE, GAB, CIVIL TÃO QUEIMANDO O GOVERNO.to só avisando, próximo ano a resposta virá. nem A nem B

    ResponderExcluir
  22. Não sei se fui bem ou mal interpretado, mas quero aqui deixar bem claro que, não sou contra a esses 15 PMs que ganharam na justiça, porém, temos que pensar numa forma de não sermos prejudicados também, tendo em vista, como um colega falou em um depoimento, daqui a pouco estaremos indo embora para RR,e dependendo da decisão que for tomada, isso pode nos prejudicar e muito! Não quero o prejuízo nem de “A” nem de “B”

    C/1 Ciro.

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoal do blog estou esperando a publicação da minha postagem de ontem, o que houve??? Oficial

    ResponderExcluir
  24. C/1
    Olá doutor anônimo,se fazer de vítima a essa altura do campeonato não tá com nada. Vc quer que os caras aceitem perder o que é seu de direito só pra deixar os antigos irem pra reserva??? Que raciocínio ehm camarada!!! Nesse caso meu amigo, seguindo seu raciocínio, vamos pegar todos que vão pra reserva este ano e passar na frente de todos pra que eles não sejam "prejudicados" e deixar os policiais que tem mais ano na caserna pra traz pq tem mais tempo pra esperá... puxa!!! Que tal pegar todos os capitães recém-promovidos e deixá-los pra traz e passar os oficiais mais modernos mas que estão indo pra reserva e promovê-los a major?... cara... quando agente só vê o próprio umbigo é nisso que dá. Olhe meu amigo... to nem aí se vão ou não promover os 15, só sei que quando vcs eram soldados e passaram na frente deles que eram cabos vcs não perceberam que estavam causando um prejuíso irreparável não foi? Pois é, mano, agora, o feitiço virou contra o feiticeiro. E claro é preciso muita hombridade pra reconhecer um erro e depois aceitá corrigí-lo. E agora o que vai ser? O que vc decide meu amigo? E GOVERNADOR, NÓS SABEMOS QUE O SENHOR É MUITO MAIS DO QUE ISSO! O SENHOR NÃO SABE, MAS NÓS SIM, SABEMOS QUE HÁ ACESSORES, GENTE MUITO PRÓXIMA DO SENHOR QUE ESTÁ DISTORCENDO OS FATOS PROPOSITADAMENTE COM O INTUITO DE MANIPULAR OS RESULTADOS. GENTE A FAVOR DE GENTE INFLUENTE. O SENHOR É UM ESTADISTA INTELIGENTE... APOSTO QUE LOGO,LOGO DESCOBRIRÁ DE QUEM SE TRATA.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.