segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PEC estabelece promoção automática para PMs a cada cinco anos


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 423/09, do deputado federal Marcelo Serafim (PSB-AM), insere no texto constitucional critérios de promoção dos policiais militares. Pelo texto, a cada cinco os policiais serão promovidos automaticamente de posto ou graduação.

A promoção, no entanto, é condicionada à participação em cursos preparatórios. Atualmente, a Constituição determina que as patentes dos oficiais sejam conferidas pelos respectivos governadores.
Pela proposta, os cursos exigidos para a ascensão na carreira deverão ser oferecidos pelas instituições militares. E a carreira dos policiais militares será composta pelos seguintes postos:
- Soldado;
- Cabo;
- Terceiro-Sargento;
- Segundo-Sargento;
- Primeiro-Sargento;
- Subtenente;
- Tenente.
Na opinião de Marcelo Serafim, a alteração possibilitará, entre outras coisas, a reestruturação administrativa da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a criação de novas unidades de policiamento e melhoria da gestão.
Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Caso aprovada, será encaminhada a uma comissão especial e, em seguida, a Plenário para votação em dois turnos.

6 comentários:

  1. Eu gostaria de saber é sobre a promoção hoje, de segundo sargento e qual é a posição da A.M.E sobre isso pois esta p.e.c ainda está em tramitação, pois todos os meses estamos deixando de receber 620 reais com esse negoio pois os bombeiros já recebem.

    ResponderExcluir
  2. Aos poucos a prepotência, arrogância e o egoísmo travestidos de militarismo está ficando mais fraco em detrimento da eficiência e modernização.Quem não gosta disso com certeza é são os donatários dentro de seus PCs.PEC 300 E 2010 JÁ.

    ResponderExcluir
  3. Seria bom, se eles suprissem esse monte de graduação intermediárias, para nós ficaria bom assim: soldado 5, sargento 10, sub tenente 15 , tenente 20, capitão 25 e major 30.

    ResponderExcluir
  4. Eu já disse e vou repetir: o militarismo policial está com os dias contados!
    Vem aí as Polícias Estaduais, unificadas, desmilitarizadas, com bons salários, mais eficientes administrativa e operacionalmente, com exigência de nível superior para os novos policiais, novas bases legais para a atuação policial nas ruas, valorização dos Recursos Humanos, SINDICALIZAçÃO, Direito de Greve, equipamentos, treinamentos, cursos para quem atua no "front", ou seja, nas ruas!
    A isenção de IR há muitos anos é uma realidade para os policiais canadenses, suecos, alguns norte-americanos, franceses e ingleses tem expressiva redução sobre o IR quando da aposentadoria: mais de 30%!!!
    É uma maneira de compensar determinadas perdas quando da aposentadoria!
    Muito Justo!!!
    Vejam companheiros, que existem soluções por detrás da nefasta cortina de ferro do militarismo!

    ResponderExcluir
  5. UM AVISO AOS QUE AINDA NÃO ESTÃO POR DENTRO DESTA NEFASTA ESCALA DE 6/30, SIMPLISMENTE QUEREM QUE O POLICIAL FOLGUE UM DIA POR SEMANA E TIRE A FAMIGERADA ESCALA EXTRA,É REDUZIR-NOS À CONDIÇÃO DE ESCRAVOS.SEM FALAR QUE NÃO PAGAM FARDAS SUFICIENTE PRA TANTOS DIAS DE SERVIÇO.CADÊ A AME QUE NÃO VÊ ESSA ESCULHAMBAÇÃO?

    ResponderExcluir
  6. É uma verdadeira falta de respeito com os seres humanos militares. Será que os nossos amigos só pensam em si próprios, com essa tal escala 6/30? Talvez dê ibope para alguns.
    Observamos, apreensivos, a construção dessa escala onde os heróis PPMM ficam amarrados nas opms, praticamente todos os dias de serviço. Como ficará os policiais que procuram levar a sério as dificuldades do dia a dia do ser humano, quando baixarem com estresse, cansaço, chuva, sol, sono e falta de material logístico individual suficiente para um bom desempenho diário, ainda tendo que tratar o cidadão com educação e urbanidade e acima de tudo, estar ausente do lar? (Bom que se diga, já faltam condições na atualidade). Será que serão punidos? É, porque até adoecer o policial não pode mais, até o atestado médico está com os dias contados na polícia. Se vc pegar mais de 3 atestados em um determinado tempo, coitado!!!! Peça pra morrer ou espere a punição, vc já será visto como um fora da lei. (Isso já acontece por aí, na PMAC). PORÉM, NÃO DESISTA, VC É DE FERRO. NO MÍNIMO UMA CASTANHEIRA!!!!!!
    Até hoje, não sei porquê, as mudanças feitas para “melhoria da polícia militar” são sempre nas escalas de serviços das opms. Talvez por motivos óbvios, subordinados podem reclamar, só não podem esperniar, e se alguém tiver a chance desse feito, que adianta? São como as reuniões de sempre, tudo já está prontinho e acabado, é só ouvir e obedecer. Já, bater de frente com o governo pedindo melhorias, hummmmmmmmmm !!!!!!!!!!!!!!!!, não parece ser uma atitude louvável. Não surge nenhum magnífico, brilhante e pensador da nossa gloriosa polícia militar do Estado do Acre, para tomar a frente desse feito.
    O governo, agora que deu início ao curso de soldado, depois de muuuuuiito tempo. Também, pra quê se preocupar? Se os da própria casa, a cada dia, se preocupam em espremer o policial e fazer com que este esteja sempre de serviço e em vários lugares em questão de minutos. Ainda bem que não espremem até sair sangue. UFA!!!!!!!!
    Ainda bem, que lá bem distante daqui, em Brasília, as estrelas dos subordinados sem estrelas, começam a brilhar. Um brilho meio tímido, mas... é um brilho. Ficamos felizes que as melhorias defendidas no congresso sejam para todos, e não somente para um pequeno grupo.
    Deus sabe todas as coisas.
    Que Ele continue iluminando todas as pessoas de Rio Branco, do Acre, do Brasil e do mundo, sem esquecer dos irmãos haitianos. Amém.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.