terça-feira, 13 de maio de 2014

Pelos apitos de Viana, PM e PF se enfrentam na tribuna da Aleac

Ray Melo, da editoria de política de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com

“Não apite se for assalto. Você corre o risco de ser esfaqueado ou alvejado”, disse o deputado Major Rocha (PSDB) ao afirmar que o Acre se tornou motivo de chacota, após o lançamento dos “apitos do povo” pelo governo do Acre, como solução para conter a onda de violência que se instalou no Acre.
O oposicionista levou um “kit de segurança” feito por ele, para justificar que os apitos distribuídos pela administração Sebastião Viana (PT), representam “mais uma ameaça que uma solução”. “O governo expôs o Acre ao ridículo em rede nacional. A jornalista fez mangofa com o apitos do povo”, diz Rocha.
O deputado que também é policial militar da reserva foi rebatido pelo deputado/policial federal, Jamyl Asfury (PEN). Para Asfury, o oposicionistas “fazia uma contextualização teatral, mostrando falhas nisso e naquilo, mas não trás soluções para o problema de segurança que Estado enfrenta”.
O líder tucano destaca que “o Acre não precisa de apito, o Acre precisa de segurança pública. Estes governo tem tratado com descaso a área de segurança pública. Os quarteis e delegacias estão caindo na cabeça dos agentes. Voltando ao seu kit de segurança, Rocha demonstrou o que seria útil para segurança.
“Tem que ter uma boa cerca elétrica, um portão elétrico, câmeras de segurança. Agora, para sair na rua, o governador sugeriu que o cidadão tenha um apito
Se o cidadão apitar quando estiver sendo assaltado, com certeza, ele vai precisar de um colete à prova de balas”, disse mostrando o colete na tribuna.
Para o tucano, a iniciativa de distribuir apitos para população “envergonha o povo acreano”. Ele finaliza mostrando um nariz de palhaço que seria para o secretário de segurança, “que trata a área de segurança com medidas simplistas. Quem apita pode ser alvejado e esfaqueado quando ao chamar o socorro”.
O governista Jamyl Asfury destaca que Rocha tenta fazer política com a fragilidade da segurança. O governista informa que mais 200 candidatos que foram aprovados no concurso da Polícia Militar teriam sido convocados pelo governador Sebastião Viana, para reforçar o sistema de segurança.
Asfury criticou ainda o colega de parlamento. “Era para ter colocado nesta caixa, um componente chamado gratidão. O governador, com muita energia e determinação convocou os membros do cadastro de reserva da PM. Esta solução foi discutida de forma responsável com os deputados da base”.
Para o governista, é necessário entender que segurança pública não se resolve de uma única forma. “Temos muitas coisas que precisam melhorar. Agora, colocar toda estrutura de segurança na baila é irresponsabilidade. As autoridades estão lutando para alcançar este objetivo. O Acre sim, está lutando contra a criminalidade e a forma mais contundente foi a contratação de mais 200 policiais. Nós homens de bem venceremos o canto destas aves agouro”, finaliza Asfury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.