terça-feira, 5 de novembro de 2013

PREFEITURA E POLICIA MILITAR IMPLEMENTAM O PROJETO VIZINHANÇA SOLIDÁRIA NO BUJARI



Em reunião com a comunidade do segundo distrito de Bujari, nesta segunda-feira, 4, o prefeito Tonheiro e representantes da Policia Militar deram início à primeira fase da implantação do Projeto Vizinhança Solidária no município. O projeto objetiva envolver a comunidade em ações de prevenção à criminalidade, criando vínculos de responsabilidade e cooperação entre os vizinhos.

Participaram, além do prefeito Tonheiro e sua equipe, o Major Ezequiel de Oliveira Bino, comandante da Policia Militar no Bujari, policiais militares, representantes da Policia Civil de Bujari, representantes comerciais e a comunidade dos bairros localizados no segundo distrito do município. 

A reunião consistiu em palestras, com dicas de segurança e informações úteis sobre segurança comunitária. Cada pessoa ganhou um kit contendo um apito e material adesivo com números de emergência, para casa e carro, e lista com telefones dos vizinhos. A proposta foi que cada pessoa se responsabilizasse pela vigilância da residência do vizinho, de forma que qualquer indivíduo ou veículo em atitude suspeita passe a ser imediatamente relatado à polícia.

A parceria foi fruto da preocupação das autoridades locais com a onda de crimes que vem acontecendo com maior freqüência na cidade nos últimos meses. O Projeto foi uma resposta dada pelas autoridades ao apelo da população por segurança pública, em audiência pública realizada em meados de setembro no Bujari. 

O prefeito Tonheiro destacou a importância das parcerias firmada com a PM e a comunidade, com fins de reduzir a criminalidade. Segundo ele, envolver os moradores nas ações de combate ao crime é uma estratégia que trará resultados positivos, uma vez que a resposta do Estado pode ser mais rápida e eficiente se for realizada com o apoio e participação ativa dos indivíduos.

“Estou muito agradecido pela presença das pessoas e a contribuição da policia para o Projeto. Nós estamos conseguindo tirar proveito de informações simples, mas de grande proveito para a comunidade, como as dicas simples, mas fundamentais, de segurança. A gente vai lutar para melhorar o Projeto a cada dia, pretendemos no ano que vem ampliar para os outros bairros e promover mais segurança para nossa população”, afirmou o prefeito.

O comandante da PM no Bujari, major Ezequiel de Oliveira Bino, destacou que segurança pública não é responsabilidade exclusiva da policia, pois depende, principalmente, do apoio da comunidade. “A ideia hoje foi reforçar e despertar nas pessoas a responsabilidade que elas devem ter com a segurança pública. É preciso que haja uma solidariedade entre os vizinhos, a gente não quer que as pessoas atuem como policia, a gente quer que elas se importem com o que acontece com a casa ao lado”, enfatizou.


Fonte: Bujari 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.