quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CEL PIRES NA GUILHOTINA DA TROPA


Hoje fui convidado para uma reunião com o comandante geral do CBMAC. Está marcada para ocorrer nos próximos dias. A reunião será somente entre nós praças e o Comandante Geral do CBMAC Cel Pires. Segundo fui informado na reunião estará somente o comandante, não foi aceita a participação dos oficiais. Disseram que a pauta será arrocho no comandante pelo estado geral de paralisia que passa o CBMAC. Ou ele faz alguma coisa pela corporação ou pede pra sair.
Após receber o convite fui me informar melhor sobre os detalhes. A informação principal que corre nos bastidores é que ninguém aguenta mais, nem os praças nem a maioria dos oficiais estão suportando mais o marasmo, a apatia e a paralisia que tomou conta da corporação dos bombeiros há mais de três anos. Os oficiais não tem coragem de levantar a voz porque ficam mal vistos ou são queimados pelo comando e pelos três oficiais que protegem o comando. E assim o barco segue cambaleando e  afundando sem rumo.
 A mais de três anos o CBMAC vem passando por momentos difíceis ao ponto de o Cel Pires nunca ter usado o Estado maior dele para assessorar nas decisões e nem faz mais reuniões com os oficiais e nem com os praças. Essa situação é vista por todos mas ninguém se manifesta, levanta uma voz. Os oficiais reclamam todo dia da improdutividade do Cel Pires que nada faz para mudar mas também não tomam uma atitude. E cada dia fica pior. Hoje a pergunta que não quer calar é uma só: como vamos receber os 250 novos bombeiros estando nossa corporação nesse estado? Hoje estamos vivendo de interrogações. Qual será nosso futuro? Eu que ainda tenho 12 anos pra me aposentar, como sairemos dessa? Será que alguém tem alguma resposta? Enquanto isso sobra insatisfação, acomodação, marasmo, apatia, ninguém quer nada com nada, serviço feito de qualquer geito e por aí vai...
Na reunião vamos tirar do comandante algumas respostas que tanto nos aflige. Porque a coisa tá difícil, tá feia e como tá.
Vale ressaltar que essa reunião foi solicitada porque a coisa ficou complica e aí essa reunião será uma espécie de grito de socorro se não iria explodir. Desejo melhor sorte a todos nós.

Enviado por Bombeiro

22 comentários:

  1. A coisa tá difícil mesmo! Hoje fiquei sabendo que tá rolando uma sindicância para apurar superfaturamento de diárias de um oficial superior do CBMAC. Me parece que ele é apadrinhado do cel pires.

    ResponderExcluir
  2. A coisa tá difícil mesmo! Hoje fiquei sabendo que tá rolando uma sindicância para apurar superfaturamento de diárias de um oficial superior do CBMAC. Me parece que ele é apadrinhado do cel pires.

    ResponderExcluir
  3. A coisa tá difícil mesmo! Hoje fiquei sabendo que tá rolando uma sindicância para apurar superfaturamento de diárias de um oficial superior do CBMAC. Me parece que ele é apadrinhado do cel pires.

    ResponderExcluir
  4. Caraca, pegou pesado!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cel Pires será que o senhor é tão burro ao ponto de saber que seu comando é fragilizado, sem adesão da tropa, principalmente de seus oficiais? aliás burro o senhor não é mais sim ambicioso pelo poder, porque o senhor tem mais de 30 anos de serviço e ainda insiste em atrapalhar sua instituição, permanecendo marcando passo diante do comando. faça o seguinte peça sua reserva e vá curtir sua familia, antes que sua instituição afunde de vez, sem contar com sua rejeição com os oficiais que não lhe aguentam, eles estão sempre na ância de ouvir que o senhor vai embora e isso não acontece, tenho vontade de externar aqui tudo que eu sei sobre as mazelas do CBMAC, mais vou aguardar mais um pouco, caso contrário breve virá novidades do BOMBEIROS.

    ResponderExcluir
  6. A situação de nosso comandante hoje é de dar pena. Parece que ele não existe no Quartel

    ResponderExcluir
  7. Eu queria enteder o que passa na cabeça do comandante. Nem emprenha nem sai de cima. E o barco lá no fundo. Realmente não conhecemos mesmo o ser humano é capaz de está numa situação dessa.

    ResponderExcluir
  8. Essa situação vem se arrastando a tempo. Agora chegou num ponto em que a tropa cansou da mesmisse e do não faz nada. Precisamos evoluir e não de involução. Acorda, comandante, o barco tá nas pedras e nada?

    ResponderExcluir
  9. Vocês não acham no mínimo estranho essas acusações contra o cel Pires justamente no final do ano, bem próximo ao início do terceiro ano do mandato do governador Tião Viana, quando é muito comum o governador fazer a troca de alguns gestores em órgãos do governo? A mim não me surpreende, que esse "levante", essas enxurradas de reclamações e descontamentos com a gestão do Cel Pires, venha do próprio comando maior do CBMAC. Afinal, como todos sabem a disputa interna pelo cargo de comandante, sempre foi rotina por lá, foi assim com o Cel Henrique, com o Cel Jardim, com o Cel Sidney e com todos que por lá sentaram na cadeira do comando, se está ruim com o Cel Pires, que garantia teremos que vai melhorar ao trocá-lo por outro gatuno...desculpem, outro comandante. Por lá são todos farinha do mesmo saco, todos esperando a troca de comando, se assim for o desejo do governador, para se darem bem, para demonstrar que possuem prestígio, a tropa e a instituição ficarão na mesma. Afinal, como diz o dito popular bem antigo, por fora bela viola, por dentro são TODOS pão bolurento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farinha do mesmo saco só se for na tua casa. Falar uma besteira dessa só quem é ignorante no assunto. Para te informar hoje até um sargento dos bons comandaria melhor do que o comandante atual. Se entrar alguém e fizer pelo menos um por cento já vai fazer mais que ele que não faz nada. O Cel pires só causou a discórdia e a infelicidade nos intregrantes do CBMAC.

      Excluir
    2. Se você não é oficial, com certeza "sargento dos bons" não o é. Não sabe compreender nem o que lê, ou é lento ou sofre de dislexia. Quanto citei que todos são farinha do mesmo saco, me reportei aos oficiais, especialmente os que estão na linha direta ao trono (isso é uma metáfora tá, se for difícil de entender). Saber o que ocorre no seio do CBMAC, sei muito bem, sei inclusive de praças altamente especializados em áreas de finanças, em TI, da saúde, só para ficar em atribuições que são tão necessárias à instituição e que não são aproveitados. Faça-me o favor...quem é o ignorante mesmo?

      Excluir
  10. O Cel Pires tem ciência de tudo o que tá acontecendo de ruim com o CBMAC, ele não é ingênuo, como alguns pensam, acontece que sua passividade e a falta de responsabilidade com a corporação lhe deixa em uma situação confortável particularmente e financeiramente, austentando o poder e os benefícios do mesmo, seus semelhantes é que se virem!!! Acredito ser esse o pensamento do nosso comandante, não tem outra alternativa para imaginar porque esse cara não pede sua reserva, após 34 anos de serviço público.
    Quanto a sindicância citada nos comentários acima, acho pouco provável que exista, e se existir, mais uma vez o comandante comprova sua incompetência, porque se o oficial superior vez muitas diárias todas foram autorizadas pelo comando, agora como ele instaura uma sindicância para apurar isso, então o comandante geral tem que ser punido.

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha visto a tropa, aqueles que estão na linha de baixo e de frente, querer trabalhar e o comandante, que deveria incentivá-los, não querer. O normal é o contrário, o comando cobrar resultados. Esse relato é muito surpreendente, foje de tudo que se conhece.
    Agora minha análise. O comando do Cel Pires vem tendo a seguinte tajetória: começou ruim, foi para pésssimo, depois caiu para vergonhoso e agora despencou para vexatório. Quem achava o Cel pires um bom comandante se decepcionou, mostrou-se extremamente despreparado, sem tino para comandar, totalmente fraco, não emprendeu nenhum ação plausível, e esse conjunto de coisas causou desprestígio dele na tropa, perdendo o pulso de comando. Acho que ele precisa de formação, estudar mais, ler mais.
    Atingiu fácil o topo dos piores comandos do Cbm em sua curta história. Comando medíocre, passou quase três anos (des)comandando com três oficiais que só pensam em si. Agora reflitam comigo, oficial e praça que apoia um comando desse, o que podemos esperar deles?!?!

    ResponderExcluir
  12. A coisa tá feia mesmo. A maioria dos Bombeiros votaram no BOCA NON. Sera que foi represália ao seu Comandante?

    ResponderExcluir
  13. O Governador tem que ficar atento para todos esses problemas internos. Isso reflete nas eleições. Tenho informações de que no Bombeiro muita gente votou no BOCA NON. Represália ao Comandante ou ao governo? Tenho também informações de que no Gabinete Militar, muita gente votou no Boca non. No GM sei que foi represália a Cel Margarethe, pois ela tem um grupinho que se beneficia de todo jeito escancaradamente. O restante que se f.... Banco de hora e diárias, ela deita e rola nos gastos. Politicamente ela está somando negativamente. Governo está perdendo e muito. Pedimos mudanças já.... O recado está dado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta uma vergonha isso aqui no GM, aos peixes tudo ao resto nada.

      Excluir
  14. O Cel Pires ta só esperando dar o tempo pra ele se aposentar com aquele gordo salario de secretário só isso gente.

    ResponderExcluir
  15. Isso é Cruel Muito Cruel.

    ResponderExcluir
  16. Eu espero pelo menos que o Governador visse esses comentários de insatisfação. queremos mudança já.

    ResponderExcluir
  17. Hoje dia 20/11/2012, está havendo uma reunião somente com as praças e o comandante geral do CBMAC, sem a presença dos demais oficiais, para discutirem o rumo da corporação, onde já se viu isso? Realmente não temos mais comando mesmo! Esta atitude confirma tudo, onde já se viu as praças pressionarem o comandante por melhorias na corporação, isto é dever do comandante identificar os problemas da corporação e resolvê-los, eu estou envergonhado com o nosso comandante, pela sua inércia, falta de atitude, sua passividade, sua falta de preparo, por favor comandante peça pra sair, acredito que outro pior que o senhor, vai ser difícil de encontrar, apesar de que as opções hoje existentes não são favoráveis à corporação.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.