domingo, 2 de agosto de 2009

Notícia postada no site: www.ac24horas.com



Agente policial diz que segurança pública do Acre está sem governabilidade

A autonomia administrativa da Polícia Civil, tão elogiada por reduzido setor da instituição, não ganha coro e menos ainda ressonância positiva para uma esmagadora maioria de agentes policiais, escrivães, pessoal administrativo e de apoio.
As alegações são de que o condutor dos destinos da Polícia Civil, escolhido pelo Governador Arnóbio Marques, delegado Emylson Farias da Silva não tem ampatia da categoria, voz de comando, liderança e nenhum "cacoete" de administrador.
Na opinião de um agente de polícia civil, que pediu para não ser identificado, "a instituição Polícia Civil, está tal e qual uma "Canoa sem Quilha": totalmente desgovernada.
E"milson não é má pessoa. Mas é bom lembrar que nunca foi um policial de operação. Desde que assumiu como delegado ficou com suas atividades restritas a investigar crimes de "Colarinhos Brancos". Nem conhece os bairros de Rio Branco. E mais: nunca esteve a frente de uma grande operação policial. Seu grande feito como delegado foi identificar e prender os autores do assassinato do ativista do PT e membro do Conselho Estadual, José Alex. E ainda assim, por que recebeu toda estrutura necessária para trabalhar", conta o policial.
Ainda de acordo esse agente, a Polícia Civil está sem comando. A polícia está desmoralizada e os criminosos fortalecidos. O aumento da incidência de violência não é por acaso. Desde que assumiu Emilson retirou a gratificação dos policiais. Hoje não existe mais a figura do ‘Chefe de Equipe', quele agente de polícia mais antigo e experiente que assumia o comando da delegacia na ausência do delegado. Hoje essa pessoa se recusa até registrar queixa. Se sente desestimulado. Como o delegado deixa o posto no final do expediente, fica tudo a deriva.
Do lado da Polícia Técnica a situação não é diferente. "Nunca tivemos tantos recursos. Temos autonomia financeira e nada funciona. Não temos viaturas adequadas para trabalhar. Nosso laborátório de DNA, que estão anunciando como um advento de mega importância, deverá demorar muito tempo ainda para funcionar porque estão protelando a capacitação dos profissionais que deverão trabalhar no setor", desabafa o agente, acrescentando que "até agora, apenas dois peritos fizeram curso de aperfeiçoamento e para que o departamento funcione, são necessários cinco peritos. Sem contar com pessoal de apoio. Tudo que está sendo feito nessa área é a construção do espaço físico.
Perguntado por que á autonomia da Polícia Civil tem adeptos e simpatizantes, nossa fonte respondeu no bate pronto. "Só elogia quem não trabalha". Vá hoje a qualquer delegacia durante a noite fazer o registro de uma queixa, para ver se consegue?
Para este agente a situação nas delegacias é a seguinte: "o policial só pode sair da delegacia com autorização do delegado. Como o delegado não está na delegacia, pode acontecer o que for, não podemos fazer nada".

Secretária tem menos culpa
Em ralação a secretária, o agente disse: "Ela é apenas mais uma das escolhas equivocadas do Governador. O que um subprocurador de Estado pode saber de Segurança Pública? Seu erro foi apenas aceitar um posto para o qual não estava preparada".
O Gapc, setor criado para confrontar com ladrões e assaltantes, na opinião de nossa fonte, é um setor de fachada cuja titular Delegada Sonia Ribeiro, faz pose e média com os superiores e o governador através da mídia. "Fale com alguém lá de dentro para você saber a verdade... Ninguém investiga nada. No final do expediente todo mundo vai para casa. Se encontrar o assaltante por acaso, deixa ele ir embora porque está fora do expediente", garante o agente policial.
Da redação ac24horas
Rio Branco, Acre

3 comentários:

  1. Nesse governo do PT tudo é camuflado, só de fachada para enganar o povo.

    ResponderExcluir
  2. Só não ver quem não quer, que o sistema de segurança do estado do Acre não funciona, pois quem está do comando das polícias civil , militar e principalmente a secretária de segurança pública, não entendem nada de segurança e estão mesmo é preocupados em se manterem nos seus cargos lendo a cartilha do governo sem fazer qualquer objeção para garantir os seus altos salários.

    ResponderExcluir
  3. A VISÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DESSE GOVERNO É A SEGUINTE: O PRIMEIRO SECRETÁRIO ERA UM MOTOQUEIRO, O SEGUNDO UM ADVOGADO, E A TERCEIRA A BARBIE !!! PUTZ! ESTAMOS FERRADOS!!!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.