terça-feira, 18 de agosto de 2009

INSATISFAÇÃO DE UMA TROPA

Venho por meio desta levar ao conhecimento de V. Sª. alguns fatos que acontecem no que tange a área de fiscalização ambiental por parte da Policia Militar, devido a atos omissos por quem de direito e fato deveria procurar melhorias e condições para esse tipo de policiamento.
A Cia de Policiamento Ambiental tem a função primordial de zelar pelo meio ambiente ecologicamente equilibrado, para que nossas futuras gerações tenham também a oportunidade de gozarem, assim como nós, de um meio ambiente ainda diverso e rico por suas belezas naturais, com suas florestas exuberantes, seus córregos transcorrendo por entre a floresta, os animais ainda vistos em seu habitat natural, o homem convivendo com o meio ambiente de forma passiva e harmoniosa.
Atualmente esta é um Cia pertencente ao BOPE (Batalhão de Operações Especiais), convenhamos que este batalhão realiza um serviço muito aquém do serviço realizado pela policia convencional, porém o serviço da Cia Ambiental é um serviço mais especializado, voltado mais para a área de fiscalização de infrações ambientais, um serviço mais técnico do que operacional nada tem haver com o serviço prestado por este batalhão, que registre-se um ótimo serviço para a população.
Assim, expomos a revolta da tropa desta Cia pela insignificância que é dada ao serviço de policiamento ambiental, para exemplificar basta fazer um balanço junto ao CIOSP (Centro Integrado de Operações Policiais), para saber quantas vezes por mês a Patrulha Ambiental é desativada, principalmente durante o período noturno, para ajudar na guarda do quartel, devido a falta de efetivo para compor a guarda neste período. Motivo? Além do atual quartel localizado na Estrada Dias Martins, somos obrigados a vigiar, literalmente, o prédio onde funcionava o antigo quartel, bairro Castelo Branco, simplesmente pelo fato do Estado não querer tomar para si a responsabilidade do prédio, pois o mesmo esta desmoronando, devendo aproveitar aquele local para construir outro quartel, ou um posto de saúde, ou escola....Além deste fato os Operações Especiais ainda são designados para trabalhar como vigia na casa de uma juíza. Porque será que falta policiais na rua? Por causa de serviços como estes que deveriam está sendo prestados por empresas particulares especializadas neste tipo de segurança privada, registre-se segurança privada.
Vale ainda salientar que a patrulha ambiental é o único serviço 24 hs para atender todo o estado do Acre, no que diz respeito ao combate de crimes ambientais. E sabemos que durante o período noturno é que ocorre o maior número de crimes contra o meio ambiente: transporte ilegal de madeira, tráfico de animais silvestres, transporte de carne imprópria para o consumo humano e dentre outros.
Atualmente está sendo construído um quartel, com recursos do BID, para o Policiamento Ambiental, este projeto a princípio seria um quartel só para a Cia Ambiental, pelo menos foi por causa deste argumento que o projeto foi aprovado pelo BID. Porém a realidade não se faz presente, enquanto a Cia Ambiental estiver atrelada ao BOPE, o quartel será do BOPE e a fiscalização ambiental em nosso estado continuará defeituosa. Certamente não iríamos resolver todos os problemas relacionados com o meio ambiente, mas sem dúvidas estaríamos amenizando este problema se tivéssemos a oportunidade de trabalharmos independente deste Batalhão.
Solicitamos a V. Sª que sejam feitas intervenções junto ao governo para que haja uma separação da Cia Ambiental do BOPE e que seja criada a COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENO AMBIENTAL, ato este que pode ser instituído por duas maneiras: Um ato administrativo do comandante geral criando esta companhia ou uma lei aprovada pela assembléia e sancionada pelo governador do estado. Vale salientar que em toda a região norte os policiamentos ambientais são independentes possuem seu próprio quartel, sua autonomia, com exceção do Estado do Acre.
Infelizmente não posso me identificar, pois posso ser punido por este ato, mas este sentimento é geral, pedimos a sua atenção para a necessidade de olharmos melhor para o meio ambiente.
Policial da Cia Ambiental

2 comentários:

  1. Quando eu estava fazendo o CEPA (curso de especialização em polícia ambiental) em 2004, ouvi o comentário que iriam construir um quartel para o pessoal do policiamento ambiental. Não faço parte deste policiamento, mas observo o descaso que este governo trata deste assunto; logo eles do PT que falam tanto em: defesa da floresta, desenvolvimento sustentável e tantas outras falácias em relação ao nosso meio ambiente, só para enganar o povo, pois são eles os responsáveis pela degradação do meio ambiente, quando os grandes empresários do gado e de outros ramos vão até eles, e eles liberam licença para desmatamento,etc, porque se não, não terão dinheiro para fazer suas campanhas eleitoreiras, e foi por esse motivo, que tiraram a senadora Marina do ministério do meio ambiente, pois ela não concordava com isso. Ainda bem, que ela saiu deste partido que só tem enganador e perseguidor! E quanto o dinheiro para a construção deste quartel, eu acho que vai servir mesmo, é para eles fazerem a politicagem, que é isso que eles sabem fazer muito bem com o dinheiro público, e enquanto isso, os guerreiros do ambiental, terão que esperar a boa vontade desse governador ditador.

    ResponderExcluir
  2. BOMBEIRO CARLOS FONSECA27 de agosto de 2009 às 05:59

    MAIS UMA VEZ, NOVAMENTE, DE NOVO, COMO TANTAS OUTRAS, REVOLTO-ME E ENTRISTEÇO-ME PELOS COLEGAS DE VALOR QUE ATÉ MESMO PARA ESCREVER A VERDADE PRECISAM DO ANONIMATO. COM O PASSAR DOS ANOS APRENDI QUE DEVO FAZER O QUE DEVE SER FEITO, PORÉM, EU PENSAVA ASSIM ANTES DO NASCIMENTO DE MINHA FILHA, POIS ANTES DISSO SEMPRE FIZ O QUE MEU CORAÇÃO MANDAVA E JULGAVA SER O CERTO, FUI MUITAS VEZES ESCULACHADO POR ALGUNS " COMANDANTES " QUE TEIMAVAM EM CONFUNDIR RESPEITO COM MEDO E NÃO RARAS VEZES HIERARQUIA COM TERROR. CAROS AMIGOS, EU NASCI E FUI CRIADO NOS MORROS DO RIO DE JANEIRO E PORTANTO NUNCA TIVE MEDO DE NADA, POIS SEMPRE SOUBE RESPEITAR E SER RESPEITADO, APÓS SAIR DO EXÉRCITO BRASILEIRO TENDO PERMANECIDO POR 2 ANOS FOI QUE CONHECI O QUE É TERROR, PELO MENOS O TERROR PSICOLÓGICO E ACREDITEM, EU SOBREVIVÍ !! HOJE, COM QUASE 50 ANOS ESTOU MAIS FORTE E PARA A MINHA SORTE E PARA A SORTE DE MUITOS, PELO MENOS UNS 4, AS COISAS ACONTECEM NO TEMPO CERTO, AFINAL, SE EU SOUBESSE O QUE SEI HOJE, HÁ 25 ANOS EU TERIA FEITO UM ESTRAGO E TANTO, MAS, A FAMILIA, OS VERDADEIROS AMIGOS, A INFLUÊNCIA DE ALGUNS ESPÍRITOS DE LUZ E " DEUS ", FIZERAM COM QUE EU TIVESSE A PACIÊNCIA PARA ESPERAR OS DIAS MELHORES QUE ESTAVAM POR VIR( E VIERAM )....
    SENDO ASSIM, AOS 2 COLEGAS QUE ESCREVERAM SEUS COMENTÁRIOS (DESABAFOS) NO REFERIDO ESPAÇO, E PARA TANTOS OUTROS COLEGAS QUE SE SENTEM TRAVADOS, IMPOTENTES, AMARGURADOS E MUITAS VEZES HUMILHADOS, PENSEM ASSIM : NÓS NÃO FOMOS OBRIGADOS A ENTRAR NA FORÇA AUXILIAR, FIZEMOS INSCRIÇÃO, CONCURSO, RALAMOS, VEIO A FORMATURA, DEPOIS A PROMESSA DE DEFENDER A POPULAÇÃO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA, BLA, BLA, BLA.....RESTA-NOS JUNTAR A FORÇA QUE TEMOS COM A VONTADE DE DIAS MELHORES PARA NÓS E NOSSOS FILHOS E NETOS, APOIARMOS NOSSOS REPRESENTANTES EM TODOS OS SENTIDOS, SEM EXCEÇÕES, REPARAR ERROS DO PASSADO, LEMBRAR DOS QUE PERECERAM SEM TER ESTA OPORTUNIDADE DE LUTAR E SE EXPRESSAR E POR FIM, ACREDITAR QUE FINALMENTE AGORA NÃO EXISTE RETORNO : OU VAI OU RACHA ! A EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 300 TRARÁ UM POUCO DE ALENTO, AFINAL, O ESTRAGO MORAL, PSICOLÓGICO E FINANCEIRO JÁ FOI FEITO E INFELIZMENTE ALGUNS COMPANHEIROS COMETERAM SUICÍDIO, CAIRAM NO VÍCIO, PERDERAM FAMILIAS........VOCÊS SÃO MUITO MAIS FORTES JUNTOS DO QUE PODEM IMAGINAR. ESTOU COM MINHA FAMILIA BEM PERTO DE VOCÊS RESIDINDO NUM PARQUE NACIONAL E MINHA CASA É A CASA DE VOCÊS, ESTAREI AQUI PARA RECEBÊ-LOS COM UM SORRISO E UM ABRAÇO QUANDO VIEREM. LEMBREM-SE: ESTEJAM JUNTOS COM OS BOMBEIROS, PARENTES, AMIGOS, VIZINHOS E SIMPATIZANTES. AQUELE ABRAÇO, DETERMINAÇÃO, POSTURA E RESPONSABILIDADE : CARLOS FONSECA
    mergulhofonseca@hotmail.com

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.