sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Cuidado com as postagens nas redes sociais

Bombeiros são processados por postagem no Facebook.

Se julgados culpados, os soldados poderão sofrer de um a quinze dias de prisão administrativa

Uma postagem no Facebook foi a causa de um processo administrativo disciplinar contra quatro soldados do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBMES). Decepcionada com o aumento salarial concedido aos cabos e soldados no final do ano passado, uma soldado postou em sua página pessoal da rede social que estava “se sentindo triste” com a desigualdade do reajuste dentro da corporação. “30% para os oficiais e 3% para os soldados”, escreveu.
A mensagem da soldado foi curtida e comentada por outros militares, que insatisfeitos com o aumento de R$ 17 nos salários decidido no final de 2013, discutiram no espaço de comentários a possibilidade de estudar para fazer um concurso e poder sair do Corpo de Bombeiros. “Quem se rasga nas ruas são os praças, mas quem recebe os frutos são os oficiais”, diz um deles. Outro soldado afirma “isso só me incentiva a estudar e procurar algo melhor”.
Essa conversa, que aconteceu no dia 20 de dezembro do ano passado, faz parte agora de um processo administrativo. Nele, os soldados são acusados de desprestigiar a corporação, promover manifestação de caráter reivindicativo e discutir publicamente assunto de segurança publica.
Todas essas infrações são previstas no Regulamento Disciplinar dos Militares do Espírito Santo, mas o caso levanta a discussão sobre o uso das redes sociais pelos militares.
Para o presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Espírito Santo (ABMES), sargento João Batista, o processo contra os soldados é infundamentado. “O que eles fizeram não chega nem a ser uma mal-criação, muito menos deve ser tratado como transgressão ao Regulamento”, afirma.
Para o sargento, esse processo seria uma tentativa de calar a tropa. “Eu não vejo motivo para essa perseguição. O Regulamento não está sendo usado para o bem comum e sim para manter uma ditadura corporativa”.
Segundo a ABMES, que presta assessoria jurídica aos envolvidos, o processo está em estado inicial e a decisão da Corregedoria do Corpo de Bombeiros deve ser revelada em um pouco mais de uma semana. “Os acusados acabaram de entregar as defesas prévias e as testemunhas estão sendo chamadas para depor”, explica o sargento João Batista.
Ainda segundo o sargento, a punição para quem infringe o Regulamento Disciplinar depende do histórico de cada soldado e pode ir de um a quinze dias de detenção administrativa (quando a pessoa passa apenas o dia na prisão e volta pra casa a noite).
Fonte: http://www.policialbr.com/bombeiros-sao-processados-por-postagem-no-facebook/#ixzz2qed1U8nz

3 comentários:

  1. Solicito deste blog que se possível, publique a relação dos nossos nobres policiais que estão indo para a Força Nacional. Desta forma, estará contribuindo para que não aconteça tantas injustiças como já aconteceu e ainda acontece.
    Desde já agradeço se publicar meu comentário.

    ResponderExcluir
  2. É amigos eu também fiz um comentário aqui neste blog e tô respondendo uma sindicância, ou seja seu direito de se expressar que a constituição federal te garante esta sendo cessado, está sendo não já foi cessado.
    Quero aqui atrás deste conceituado blog pedir as minhas mais sinceras desculpas ao Maj. PM MESSIAS, pelo meu comentário, o fiz por que eu não sabia que ele ia se sentir tão ofendido com nada mais que um simples comentáriinho. Mil desculpas major messias, desfaço aqui tudo aquilo que comentei a seu respeito, agora cabe ao senhor me desculpar ou não. Quero aqui pedir ao a pessoa que gerencia este blog que atualize mais o referido por , porque você passa a semana todinha abrindo ele e lá esta as mesmas noticias, por favor não banalizem o blog, postem noticias novas todos os dias pra podermos ter prazer em acessa-lo obrigado. UM ABRAÇO DO AMIGO DE SEMPRE, ST CLODOMIR O ANTI-PT

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão Clodomir. Mas temos que tirar férias durante algum tempo para voltarmos com força total. Mas agradecemos a sua crítica.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.