quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Comando do Corpo de Bombeiros deseja criar concurso interno para sargento e gera polêmica entre os praças

Coronel José Alberto Flores da Silva
Um problema antigo que poderá mais uma vez fazer parte da vida dos militares do Corpo de Bombeiros, o concurso interno para sargento. Já está sendo fortemente comentado entre os oficiais da instituição a volta do processo seletivo já para o próximo ano, sendo um dos fortes apoiadores da ideia o atual comandante geral, coronel Flores.

Os militares mais antigos não gostam da ideia. Para eles, o processo seletivo interno é uma forma de beneficiar militares próximos do comando através do famoso “QI”, quem indique, uma forma de passar uma “rasteira” nos demais membros da tropa.

- O coronel Flores só está favorável a este concurso interno porque o filho dele é aluno soldado, ele tem interesse direto nessa questão, declarou um praça.

As duas instituições militares, PM quanto o Corpo de Bombeiros, já conviveram com as famosas listas de militares a serem promovidos que, a cada subida e descida de escadas, a cada ida e vinda da sala do comandante, era modificada, até pegar os moldes que os coronéis queriam. São lembranças que muitos querem esquecer.

A modificação para esta realidade aconteceu com o advento do novo Estatuto dos Militares Estaduais, publicado em 2006, que determinou a ascensão hierárquica à graduação de sargento pelo tempo de serviço e não pela indicação de oficiais.


Alguns militares ainda toleram o processo seletivo para duas situações. A primeira para concurso de oficial e uma segunda para sargento desde que o processo seja feito por uma entidade referência em concurso público, neste caso, que seja terceirizada.

9 comentários:

  1. Sou Bombeiro e sou a favor de que haja concurso para sargento, pois é a melhor maneira de qualificar o quadro de graduados, hoje bastante prejudicado pela promoção obrigatória por tempo de serviço, o que torna o militar acomodado e desinteressado. Para serem sargento terão que se esforçar muito, o que poucos querem. Entretanto o processo seletivo tem que ser feito por uma instituição referência em concurso público, jamais pela própria Corporação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que ocorra de forma séria e equânime, nada obsta que seja dessa forma. e quanto ao filho do Comandante já ser aluno soldado, isso mostra que ele é competente, e assim sendo seria uma ameaça a quem não gosta de estudar. Justa iniciativa. Temos que acabar com os cursos por antiguidade nas instituições militares, pois muitas mazelas ficam somente ocupando uma vaga que poderia ser de um profissional competente ou no mínimo interessado. Ten PM Alves

      Excluir
    2. Se o filho do comandante é competente, deixa ele na escala operacional e veremos quanto tempo ele aguenta na sua competência...

      Excluir
  2. Nem assumiu direito e ja tá pondo as asinhas de fora em coronel flores, ta sendo malhado pela tropa, desse jeito tu vai arrumar é mmuita amizadem em na tua tropa, te manca e segue o que a PM faz com seus militares

    ResponderExcluir
  3. vergonhoso senhor comandante.....

    ResponderExcluir
  4. Nunca enxerguei qualificações neste militar, ops tô lembrando, há não ser o PUXASSAQUÍSMO, que o indicassem para Comandante Geral do Corpo de Bombeiros. O que ele quer, é colocar o seu filho que está fazendo o curso de formação soldado bombeiro militar na frente daqueles que estão há mais tempo na caserna. Daqui em diante vou relatar mais fatos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. O que o bombeiro precisa é de soldado, hoje, não temos nenhum, estamos a espera desta nova turma, sargento, a própria legislação já contempla a ascensão, gostaria de saber o porque o comandante está com essa ideia? Com certeza quer beneficiar alguém!!! Para ter essas pessoas ao seu lado, como sempre faz, tem o prazer de que as pessoas fiquem lhe bajulando.
    Vá atrás de incluir mais soldados e concurso para oficiais é disso que o bombeiro precisa.

    ResponderExcluir
  6. Não só pelo filho do comandante, mas outros BM's têm filhos que agora compõem a corporação e muitos querem já torná-los superiores de alguma forma. Quando essa turma de alunos soldados passar a pronto, as peixadas rolarão soltas, isso já é sabido.

    ResponderExcluir
  7. Isso nao da certo cara, sempre serão os peixes que na maioria das vezes são moitas e nao trabalham. Os bons quw não sao de puxar saco serão prejudicados.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.