quarta-feira, 30 de maio de 2012

Países da ONU recomendam fim da Polícia Militar no Brasil


O Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu nesta quarta-feira ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos "esquadrões da morte" e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de assassinatos.
Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram hoje como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países.
A recomendação em favor da supressão da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do "sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (...) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais".
A Coreia do Sul falou diretamente de "esquadrões da morte" e Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais "considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro".
Já a Espanha solicitou a "revisão dos programas de formação em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, e pondo fim às execuções extrajudiciais".
O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.
O Paraguai recomendou ao país "seguir trabalhando no fortalecimento do processo de busca da verdade" e a Argentina quer novos "esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias".
A França, por sua parte, quer garantias para que "a Comissão da Verdade criada em novembro de 2011 seja provida dos recursos necessários para reconhecer o direito das vítimas à justiça".
Muitas das delegações que participaram do exame ao Brasil concordaram também nas recomendações em favor de uma melhoria das condições penitenciárias, sobretudo no caso das mulheres, que são vítimas de novos abusos quando estão presas.
Neste sentido, recomendaram "reformar o sistema penitenciário para reduzir o nível de superlotação e melhorar as condições de vida das pessoas privadas de liberdade".
Olhando mais adiante, o Canadá pediu garantias para que a reestruturação urbana visando à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 "seja devidamente regulada para prevenir deslocamentos e despejos".
Fonte: Folha Uol

3 comentários:

  1. Eu fico pensando que existem, alguns policiais que nao merecem vertir essa farda, mas tem coisas que so e no Brasil mesmo que acontece os outros quererem MANDAR um dia desses vi uma senhora falando no JN que era uma vergonha o que acontecia aqui no Brasil, os crimes ocorridos em ocorrencias policiais e essa senhora se dizia antropologa, comparando dados das ocorrencias policiais nos EUA e o Brasil. Esses paises e essa ONU, porque eles nao falam em endurecer as leis para aqueles que matam,torturam,agridem,nao respeitam os policiais, nao tenho medo de falar que nos EUA polciais sao respeitados, e tanto que tem lugar que so anda um policial na viatura, pois ele sabe que aquele cidadao que o nao respeitar sera punido severamente, aqui no Brasil nao e investido, o policial tem que andar se humilhando, andar de colete a prova de bala para nao receber um tiro de fuzil, ou uma emboscada, sendo metralhado na propria viatura, e salarios nem se fala.

    ResponderExcluir
  2. Tem que acabar mesmo!
    A gente só vê RD sendo usado nos PRAÇAS enquanto os OFICIAIS formam um clubinho em que NINGUÉM é punido (um desviou combustível, outro depois de uns uísques tombou carro oficial, etc...)
    Não conheço uma polícia mais INJUSTA com os integrantes de baixa hierarquia e com a população do que as Polícias Militares. O nome já diz tudo: são militares fazendo policiamento e de maneira AMADORA para não dizer PÉSSIMA.
    Soldados não podem ser policiais, pq os primeiros obedecem ao mando enquanto os policiais devem obediência à LEI.

    ResponderExcluir
  3. Já era pra ter acabado...

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.