quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O fim da era Moisés

Os milicianos BMs de Cruzeiro do Sul estão em festa, pois, até que em fim, suas orações foram atendidas com o fim da maior ditadura imposta aqueles militares no Comando do Major Moisés. A passagem de comando aconteceu nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, dia que será lembrado como o fim da idade das trevas imposta ao 4º BEPCIF.

O Major Moisés se foi e não deixou um pingo de saudade, assumiu o comando Major Araujo que já havia comandado a UBM, para o qual desejamos boa sorte nesta nova trajetória. Por outro lado, ao ex-comandante, lhe desejamos reflexão sobre seu desastroso comando, tendo em vista que não deixou nenhum amigo na corporação. Seu comando foi feito somente de perseguição, prisões, detenções e principalmente sindicâncias. Ele argumentou que sua saída do comando foi para voltar para seu lar, mas comenta-se que a verdade é outra: o Coronel BM Pires, Comandante-Geral, não tinha mais condições políticas de mantê-lo no comando por causa da sua enorme rejeição perante a tropa.

“Agora estou aliviado, já não corro mais o risco de ser perseguido, ter sustado atestado médico, e de pegar cadeia por qualquer coisa, me sinto agora um homem feliz com o fim da ditadura do Major Moisés”, falou um militar da UBM.

Nos corredores do 4º BEPCIF paira um ar de tranqüilidade, harmonia, alegria, diferente dos dias do ex-comandante (Major Moisés), nos quais pairava somente tristeza, medo e silêncio a custo do toque de terror. Para se ter uma idéia durante o comando ditatorial do Major Moisés foi preso quase todo o efetivo, incluindo o Soldado mais moderno até o Subtenente mais antigo. Nem o presidente da associação dos bombeiros de Cruzeiro do Sul (APRABOMCS) escapou de pegar seus 06 dias de prisão. Naquela ocasião foi preso somente por pedir ao Vice-Governador (César Messias), em nome da tropa, que destinasse vaga para curso da Força Nacional especificamente para CZS.

Muitos militares se reuniram no fim de semana para festejar o fim da era Moisés, inclusive alguns até choravam de emoção por se sentirem agora homens livres.



O Major Moisés foi o “pai” do projeto Bombeiro-Mirim. Isso é um ponto positivo. Apesar disso, foi daqueles pais hipócritas que trata a pão e mel os de fora (população civil) e a ferro e a fogo os de casa (bombeiros subordinados). A sociedade civil certamente merece toda atenção, respeito e dedicação (fazemos até juramento em razão disso), mas os oficiais comandantes precisam aprender a fazer a boa política dentro da caserna, estimulando o brio, motivando e refletindo em melhor serviço prestado. Parem de fazer política só nos gabinetes de governo!


Texto: Bombeiro de Cruzeiro do Sul

5 comentários:

  1. Sou militar de Cruzeiro do sul e posso afirmar que essa materia é a mais pura e cristalina verdade. Agora é hora de comemorar, já que o estorvo se foi...

    ResponderExcluir
  2. Caraca maluco............
    Será que estão falando do mesmo Moisés que conheço ?
    Nascido em seringal ?
    Soldado moisés ?
    Marido e pai ?
    Quem puder fazer contato comigo e confirmar o que acabo de ler, ficarei extremamente grato, afinal, eu sou um dos fundadores da S.C.I. de Cruzeiro do Sul no dia 27 de Setembro de 1986, sendo também colega de um outro Moisés que comeu muito pirarucu com ovo e ficou muitas vezes com o salário atrasado entre os anos de 1986 e 1997. Será o mesmo Moisés ?
    Grande abraço aos meus colegas Pms e Bms, homens de honra, homens de fibra.
    www.bombeirocarlosfonsecaacre.blogspot.com
    Facebook: Bombeiro Carlos Fonseca
    Orkut: Bombeiro Carlos Fonseca - Canoa Quebrada - Ceará
    (88) 9940-6734 - TIM
    (88) 8812-5217 - OI

    ResponderExcluir
  3. Minha nossa.....
    Imediatamente fizeram contato comigo mesmo distante do Acre por quase 6.000 km.
    Mais de 10 colegas enviaram notícias sobre o oficial superior Moisés.

    Escreveram : Ele arrumou a casa !

    Mas comprou uma guerra, quando chegou em Cruzeiro do Sul no ano de 2009.


    Veja as melhorias que o superior conseguiu implantar em Cruzeiro do Sul:

    Tem muita denuncia infundada contra o oficial.


    Sindicância - veja a motivação. Avaria de material e indisciplina. Somos MILITARES, regras existem.

    Mesmo sem recursos financeiros houve melhoria nas instalações do Quartel.

    Apoio da comunidade para implantar o Projeto Bombeiro Mirim que tira mais de 300 crianças das ruas todo ano.

    Mesmo pedindo, há quase um ano, são vários projetos para deixar nas mãos do novo Cmt, que somam mais de um milhão de reais.

    Quadra coberta; ônibus e uma Van (R$ 953.000,00);

    Projetos no Banco da Amazônia estimados em mais de R$ 83.000,00;

    Projeto na Secretaria de Educação para desenvolvimento do Projeto Bombeiro Mirim em cinco municípios do Acre em 2012.

    Implantação do Projeto Guardião Ambiental com 45 participante na região do canela fina;

    Equipamento, Iluminação, climatização e organização do patrimônio, diminuição dos gastos com combustível e energia elétrica (que reflete diretamente na economia dos equipamentos e manutenção), houve melhoria na segurança do quartel; melhorou a harmonia entre os Sds e Sgt. Etc.

    Recebi um livro inteirinho de coisas boas desenvolvidas na gestão do oficial Moisés.

    Obrigado aos colegas por responderem ao meu chamado.
    Agora peço aos colegas de outros municipios que também escrevam para enumerarem as melhorias conquistadas por seus comandantes em seus municipios, melhorias para o bem comum, para todos !
    Espero vocês nas próximas férias aqui na praia.
    www.bombeirocarlosfonsecaacre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É realmente muita coisa boa foi feita. Infelizmente tem pessoas que confundem Democracia com Anarquia. A Constituição Federal do Brasil, menciona no artigo 5º "Direito e ...Deveres". Tem profissional que só quer o Direito dele. E o Dever, onde fica? Temos direitos. Mas também temos deveres de cuidar daquilo que nos é confiado. A perda de material ou desentendimento de dois bombeiros vai parar na mesa do Cmt.
    O Cmt precisa fazer alguma coisa para resolver. Nessa hora um fica aparentemente satisfeito. Mas o outro fica extremamente insatisfeito. E, o pior, acha que a culpa da sua insatisfação é do Cmt. Tem profissional que não tem zelo pelos equipamentos e ainda acha que o Cmt não pode falar nada.
    Na iniciativa privada se o profissional danificar uma viatura, ele paga e depois pega as contas. No serviço público os servidores acham que não precisa cuidar e nem ter zelo (os equipamentos elétricos – computadores, arcondicionado, etc - podem ficar ligados 24h por dia).
    O Capital Humano é o mais importante. Mas o Próprio Deus determinou a Moisés (do Egito) que escrevesse os Dez Mandamentos para estabelecer regras entre as pessoas. De lá para cá, existem regras em toda e qualquer Instituição (pública e Privada). A maioria dos bombeiros não foram punidos pelo Maj Moisés. E os que foram punidos, será mesmo que foi de graça? Acho que seria bom a gente olhar a pasta desses bombeiros e ver se teve alguma apuração. Qual foi o motivo dessa ou daquela punição. De longe não dar pra gente saber a verdade. Acredito que lá dentro do quartel tem pessoas responsáveis e sérias. Essas pessoas sim podem falar a verdade.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Carlos Fonseca, como está ai em Canoa Quebrada? Está bem, em Fonseca. Ai é muito legal!! Parabens.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.