sexta-feira, 12 de junho de 2009

Notícia postada no site: www.ac24horas.com

Binho manda prender major que comandou manifestação de policiais militares no Acre
A partir desta sexta-feira, 12, o major Wherles Rocha ficará aquartelado durante cinco dias. O Oficial tomou conhecimento da noticia esta manhã, quando ainda estava em casa. O comando da Policia Militar do Acre, por meio do coronel Romário Célio, a pedido do governador Binho Marques, decretou a prisão do oficial. Durante uma semana, Rocha cumprirá pena no quartel da PM, por ter desobedecido, segundo o comando, o regulamento interno da corporação. A decisão, confirma o que o ac24horas vem antecipando a dias.
Em maio [dia 4], a Associação dos Policiais Militares liderou uma manifestação pacífica, em que os policiais reivindicavam melhores condições de trabalho e salários. Na ocasião, os militares se concentraram em frente ao gabinete do Governador e sobre gritos de ordem pediam para ser atendido pelo chefe do executivo. A avenida Brasil, , foi interditada durante o protesto, dando um nó no trânsito na área central da cidade. Desde então, o major Rocha têm respondido a vários processos judiciais, inclusive pelas suas declarações a imprensa de que tinha revelações a fazer de supostas irregularidades na corporação. Aparentemente Rocha vem incomodando, e muito, a rotina do coronel Romário Célio.
“(...) mas, se me apertarem vou abrir a boca sobre umas coisas que sei que acontecem dentro da corporação, não sou homem de recuar. Não temo nada, estou numa luta que é da categoria”, disse o major ao ac24horas no calor das manifestações à época. As represálias foram intensas . Rocha, chegou a ficar semanas prestando depoimentos no Ministério Público Estadual (MPE), em resposta as denúncias da Procuradoria Geral do Estado e da juíza Regina Longuine da 1ª Vara da Fazenda Pública e Corregedoria Militar.
A associação dos militares (AME), é seus principais lideres: Natalício Braga e Wherles Rocha são acusados de puxar um movimento de greve na PM, ter provocado interrupção das ações militares como também prejuízos por conta do bloqueio durante o manifesto feito na Avenida Brasil em frente a “Casa Rosada” – gabinete do governo. Os denunciantes acusam ainda os manifestantes de estarem armados e de folga no ato público, e de terem descumprido ordens para encerrar o movimento.Rocha disse que vai acionar a banca de advogados da AME e tentar impedir a decisão do comando, por meios jurídicos. Afirmou que está tranqüilo e vai responder legalmente as acusações. Segundo o major, ele ainda não tinha conhecimento oficial dos motivos alegados para sua prisão. Sabia apenas que chegando no quartel na tarde desta sexta, já receberia voz de prisão e teria que cumprir a decisão. Wherles Fernandes Rocha, 40, acreano de Rio Branco, casado e com 2 filhos, é militar há 19 anos. É bacharel em Segurança Pública, formando de direito e jornalismo. Antes de se tornar um exemplo de policial militar, trabalhou como repórter fotográfico dos jornais O Rio Branco e A Gazeta e teve o privilégio de dividir a redação com ninguém nada menos importante do que José Chalub Leite.O comando da PM, não foi localizado para comentar a decisão.

Francisco Costa
fsc_neto@hotmail.com



14 comentários:

  1. Acabo de ler a noticia de que o Maj. Rocha foi preso, cogitava-se essa possibilidade, mas na minha ingenuidade não acreditei que pudesse ser real, mas é.
    E diante de todo esse cenário fica a pergunta:
    “QUE PAÍS É ESSE?
    NAS FAVELAS, NO SENADO,
    SUJEIRA PRA TODO LADO
    NINGUÉM RESPEITA A CONSTITUIÇÃO...” (Renato Russo)
    Que Estado é esse?? Entendo que é preciso recuperar a política. A política foi definida por Aristóteles como arte e ciência ao encontro do bem comum, quer dizer, política é serviço. Santo Agostinho dizia que era o ponto mais alto da caridade. Então, política entendida como serviço, como amor ao próximo, como melhorar a vida da população, especialmente dos que mais necessitam, é uma atividade bonita, uma atividade humana, nobre. Não é o que nós estamos vendo, hoje, no Acre, que é governo para os governantes e não governo para os cidadãos; isso não.
    Nada nesta vida é mais decepcionante do que quando descobrimos que alguém, nesse caso um Governo e um Partido que sempre teve o meu voto, vive diferente do que sempre pregou, ou seja, quando a prática está distante do discurso.
    Fica aqui a minha solidariedade aos Policiais Militares e em especial ao Maj. Rocha.

    Ires Matos

    ResponderExcluir
  2. Certamente MAJ ROCHA, que já tinha apreço de todos os PMs e BMs que o conhecem, passa agora a ter apreço tb da população que ainda não teve a mente destorcida por um governo que tem a coragem de investir 16milhões em midia e pouco mais de 5 na PM. Agora PT segura o troco que tá chegando. Meu titulo de eleitor faz mais estrago que uma .40 pode acreditar. Ah naum pense que estou só naum tenho uma familia com mais uns amigos já uns 20 votos. Agora multiplique isso por 6. Podemos dizer quem vai ser o proximo governador, pois deputado federal voces acabaram de indicar. Até a eleição com essa tabela ridicula de vcs.

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que a população tenha se alienado tanto, a ponto de pôr no poder do nosso estado, um governante que pune um trabalhador por lutar por seus direitos.
    Mas isso só acontece por que o povo insatisfeito ainda não fez valer a sua voz para dizer basta.Se a população em geral, se unisse e protestasse contra esse abuso, com certeza o Major Rocha a essas horas não estaria preso.
    Mas creio que um dia, o Acre vai abrir os olhos e ver que bandido merece estar na cadeia,e policiais militares nas ruas e não fazendo papel de bandido.
    Parabéns Rocha, pela coragem.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Maj. Rocha, embora não seja militar, admiro a sua coragem e ousadia de defender justamente um digno salário, equipamentos e condiçoes de trabalho para a PM. Certamante, Major, seu nome fará parte da boa história da PM. O Cel. Célio, talvez ganhe o nome de uma rua.

    ResponderExcluir
  5. Deixo aqui minha solidariedade ao caro e admirável Maj. Rocha, sempre em busca do melhor aos seus pares(policiais militares), também o parabenizo pois é o primeiro candidato a ser lançado pela oposição. Conte comigo e minha família e boa parte de meus amigos. Vamos fazer voto casado e acabar com o paradgma de que os PM's não tem força política. Estamos com o senhor Maj. Rocha.
    Ass. Soldado PM e Família

    ResponderExcluir
  6. Incrível como quando coisas desse tipo acontecem e têm a PM como personagem principal, teimam em ressuscitar o velho discurso: “Não queremos voltar aos tempos do esquadrão e não sei mais o que”. O que isso tem a ver com a manifestação? Eles não brigam para instituir uma anarquia, mas para que os seus direitos sejam respeitados.
    Hoje tenta-se viver um estado de direito (um direito bem tendencioso, pelo visto), mas porque não se lembrar do passado - essa é a hora - quando aconteciam manifestações bem mais barulhentas e perturbadoras que essa promovidas por quem hoje ocupa o poder - é bom também que lembremos que nós os colocamos lá - e ninguém dizia nada. Na verdade, naquela época, parecia não haver muito direito, ninguém era direito.
    É certo que a manifestação causou transtorno, mas quem os ouviria se ficassem em discussões penumbrais ou de bastidores? Quem atenderia suas justas reivindicações, dentre as quais estão a luta por melhores condições de trabalho e aumento de efetivo (o que significa que eles querem trabalhar), se eles não reverberassem na frente da Casa Colorida? Eles só são lembrados quando uma casa ou loja é assaltada, quando uma moto é roubada, quando um jogo importante vai acontecer na Arena ou quando algum deles surta – o que pode acontecer com qualquer cidadão estressado. Às vezes, ninguém nem os nota, mas eles estão 24h do dia por aí, rodando e expondo suas vidas ao perigo. Trabalhadores eles são sim e têm direito de reclamar.
    Estive pensando: nossos poderosos políticos petistas nunca imaginaram estar onde estão e receber os gordos salários e as fartas gratificações que recebem hoje, embora tenham gritado e barbarizado muito por isso. Mas, será que eles se imaginam vivendo com R$1.600,00, rendimentos de um PM acriano em início de carreira, tendo que "educar" filhos, alimentar família, vestir e viver? A resposta é um monossílabo: Não.

    ResponderExcluir
  7. Ao Amigo Pessoal, amigo de todas as horas, amigo leal. Ao Oficial Amigo. Major Rocha, seu infortúnio é também o nosso. Suas tristezas são as nossas tristezas, mas principalmente, sua vitória é a nossa vitória.

    Canção Da América

    Amigo é coisa pra se guardar
    Debaixo de sete chaves
    Dentro do coração
    Assim falava a canção
    Que na América ouvi
    Mas quem cantava chorou
    Ao ver seu amigo partir

    Mas quem ficou
    No pensamento voou
    Com seu canto que o outro lembrou
    E quem voou
    No pensamento ficou
    Com a lembrança que o outro cantou

    Amigo é coisa pra se guardar
    No lado esquerdo do peito
    Mesmo que o tempo e a distância
    Digam não
    Mesmo esquecendo a canção
    O que importa é ouvir
    A voz que vem do coração

    Pois seja o que vier
    Venha o que vier (venha o que vier)
    Qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar
    Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

    Pois seja o que vier
    Venha o que vier (venha o que vier)
    Qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar
    Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

    ResponderExcluir
  8. A SUA GLÓRIA
    “O entendimento do homem retém a sua ira; e sua glória é passar sobre a transgressão” (Provérbios 19.11).
    O Criador deu ao homem uma glória: a de não ficar preso às transgressões, o que é recompensador. Com o entendimento que adquire por meio da Palavra de Deus, ele consegue segurar sua ira e não pratica a justiça própria. Deixar de usar o que o Senhor lhe deu é desprezar a participação do Altíssimo na própria vida, porém, agir segundo o plano divino faz o Pai ficar alegre e lhe dá forças.
    Ao criar o ser humano, o Altíssimo, que é onisciente, sabia das provações que viriam sobre o ser criado à Sua imagem e semelhança. Então, Deus deu a ele a capacidade espiritual de se sobrepor ao desejo do inimigo. O que o diabo mais quer é que o homem use essa habilidade para amaldiçoar aquele que o ofende, retenha o perdão e pratique a vingança.
    Quando a pessoa usa o que chama de seu direito de revidar a um ataque, ela sai das mãos de Deus e fica presa às teias diabólicas. Por outro lado, ao perdoar ao agressor, ela se livra de qualquer envolvimento maligno. Ao fazer isso, seu coração se enche de alegria. A recompensa a quem perdoa é mais valiosa do que o perdão para quem recebe.
    O indivíduo que se volta para a Palavra de Deus recebe o entendimento do Senhor, consegue não permitir que a ira o domine e, consequentemente, não escolhe a vingança. Na verdade, dependendo da ofensa, haverá uma retaliação, mas será o Senhor quem a praticará. O melhor da vida é agir como o Pai orienta e, ao mesmo tempo, deixar que Ele faça a parte dEle. No entanto, é preciso pleitear-Lhe misericórdia, para que seja concedido o perdão ao ofensor.
    Os loucos deixam de usar o que Deus lhes deu para solucionar qualquer conflito. Já os sábios são obedientes e preferem sofrer o prejuízo a conseguir um resultado adverso do pretendido pelo Onipotente. Quando obedecemos ao Pai, damos honra a Ele, mas ao Lhe desobedecermos, estamos desprezando-O. Jamais desconsidere Aquele que deve ser sempre honrado e glorificado.
    No passado, os que agiram por conta própria e deixaram a direção de Deus de lado arrependeram-se mais tarde. Hoje, o mesmo erro comete quem não verifica o que o Criador o orienta em qualquer situação. Se há alguém que deve ficar satisfeito com as nossas atitudes esse deve ser o Senhor. Que o diabo sempre fique triste e frustrado com o que você faz. O segredo é deixar o Pai alegre.
    Em Cristo, com amor,
    R. R. Soares

    ResponderExcluir
  9. Major Rocha todos nós da corporação(menos os puxa-sacos é claro) estamos com o senhor. O senhor como Major conseguiu o que nenhum coronel conseguiu até hj, entrar para história dessa Polícia Militar como Homem honrado, que luta pelo policial como Homem independente de posto ou graduação. Eu sou praça, mais para mim que é o meu comandante é o senhor, isso pelo respeito que o senhor conquistou e não por imposição.
    Tenha certeza que em Sena Madureira o seu eleitorado vai ser grande.

    ResponderExcluir
  10. Uma tremenda de uma sacanagem que fizeram com o major Rocha, fica aqui registrada a minha homenagem a ele e toda a sua família, esse excelente ser humanno que não conheço pessoalmente, Major Rocha eles pensam que estão lhe fazendo mau, mais estão fazendo é o bem, se por acaso esses filhos da p...tomarem a sua fada o senhor ser candidata no ano que vem e com certeza ganha, seu salário será quase 10 vezes mais o que ganha hoje, aprendi a admirá-lo pela sua coragem de enfrentar esses, DITADORES, CORRUPTOS, PAU MANDADOS, BABACAS, TRAÍDORES, etc...nós familiares de militares deveríamos fazer uma manifestação em frente ao quartel da PM em favor do Major Rocha, pra esses otários verem que ele não está só, pra nós vermos se esses babacas vão mandar nos prender também, eu estou tão indignado que mim dar vontade de escrever meu desabafo e minha revolta a noite toda, contra esse partido de otários que se chama PT. PT nunca mais!

    ResponderExcluir
  11. senhores policiais e simpatizantes deixemos os ataques pessoais de lado, nossa bandeira é a bandeira da policia militar nossa luta é por melhores salários, condicoes de trabalho e respeito.

    ResponderExcluir
  12. No último pleito eleitoral, não sei expressar o sentimento que tomou conta de mim, quando o apresentador Edvaldo Souza estava informando os nomes dos vereadores eleitos, quando ele falou em um tal Vieira, como sendo um nome desconhecido, instantes depois, tornou a falar, uma vez que foi informado pela sua produção que o dito Vieira, "desconhecido", era representante da Polícia Militar. Instantes depois, referiu-se ao candidato da PM, até concluir que SGT Vieira foi eleito pela PM. Enganava-se ele, engana-se que também pensou dessa forma. O Sgt Vieira é apenas uma semente que foi semeada dentre a formações rochosas da politica local, meio à pantanos apodrecidos de falsidade, descaso e corrupção, do qual nasce a mais magestosa árvore, e darão muitos frutos. Este SGT, nunca será político, pois, nunca se enquadrará aos moldes dos que aí estão, sempre será militar e integro. Nosso vereador é o nosso marco "inicial" da PM na política de nosso Estado. Isto pq, se temos algum político na assembléia, os desconhecemos. contudo, na camara temos o nosso SGT Vieira, e 2010 bate à porta.

    ResponderExcluir
  13. Esses povo que trata a manifestação da PM como ato politico partidario, chegando ao ponto de chamarem tabem de baderna, não se deram conta que acabaram de eleger um deputado da oposição, para o pleito vindouro. Se o major Rocha ja tinha uma boa base dentro da corporação, essa prisão veio contribuir para o aumento e fortalecimento dessa base e a construção e solidificação de uma base no meio civil.
    Quero dizer para o Major Rocha, que não tem vitório sem luta, e que a PM e a sociedade civil estão solidario com Vossa Senhoria. ha, n esqueça de ver se essa punição tem amparo legal.

    ResponderExcluir
  14. Esse homem merece o respeito de toda a populacao! Hoje ter coragem de peitar esses ditadores é praticamente uma loucura. Meu voto já é certo! Quero ver um representante digno e já escolhi! MAJOR , faca um bom trabalho para deputado e já teremos um nome novo e forte, uma nova lideranca ao GOVERNO DO ESTADO!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.