segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ministério Público Intima Sargento Braga e Major Rocha

O Presidente e o Vice-presidente da Associação dos Militares do Acre - AME/AC, Natalício Braga e o Major Rocha, respectivamente, foram intimados para depor em procedimento instaurado pelo órgão ministerial (procedimento nº 680/2009) que tem como finalidade apurar denuncias feitas por várias autoridades do poder público estadual contra os Militares que participaram do Movimento realizado pela AME/AC. Após a realização do movimento, várias autoridades estaduais passaram deliberadamente a plantar informações inverídicas com o objetivo claro de desqualificar a manifestação dos Militares Estaduais, mais ainda tentaram colocar a opinião pública contra a categoria, tentativa essa que restou infrutífera, tal como ficou confirmado através da pesquisa Data Control/A Tribuna onde 73,8% da população acreana apoiaram a manifestação dos Militares.
Entre as denuncias apresentadas pelos integrantes do governo, contra os Militares Estaduais, está à prática de Motim, Crime Militar previsto no artigo 149 do Código Penal Militar e que se caracteriza pela reunião de militares agindo contra ordem de superior ou negando-se a cumpri-la, ocupando quartel ou outra organização militar. Esse dispositivo é agravado se os participantes estiverem armados. Segundo o Procurador Sammy Barbosa a denuncia que os Militares estariam armados partiu do próprio Comandante da Polícia Militar.

Fique por dentro do movimento
O movimento pacífico dos Militares e seus familiares, organizado pela AME/AC, contou com a participação dos Militares que estavam de folga, da capital e de municípios vizinhos. Em nenhum momento contou com a presença de Militares que estavam de serviço ou portando armas. Segundo o Presidente da Associação, Natalício Braga “Mesmo que as autoridades queiram negar que temos os mesmos direitos que qualquer cidadão brasileiro, naquele momento os militares apenas usaram uma das garantias constitucionais que o cidadão possui de se manifestar livremente sem armas, vivemos em uma democracia onde todos têm direitos e deveres, inclusive nós”.
O movimento foi gestado em razão do descaso com que o governo trata a categoria. Fardamento com mais de três anos atrasados, diárias atrasadas ou pagas com valores inferiores ao devido, negociação salarial que se arrastava por mais de um ano, entre outros fatores foram os motivos que levaram a AME/AC a adotar uma outra postura. Para o Vice-presidente da AME/AC, Major Rocha, o movimento foi uma forma dos Militares externarem para a sociedade acreana, que paga impostos, à forma como o governo trata a segurança pública, “Não queríamos criar nenhuma dificuldade para o povo, queríamos somente mostrar para a sociedade que a segurança pública precisa ser mais bem tratada, os Militares Estaduais precisam ser valorizados”.
O Sargento Braga foi ouvido hoje e o Major Rocha amanhã, dia 02 de junho.
Click nos documentos abaixo para ver as intimações:



6 comentários:

  1. É, estão vendo isso? Se chama perseguição. Como eles não encontraram um meio de puni-los, estão fazendo isso, mais não se preocupem. (***moderado por conter referência a policial militar***)covarde manípulado pelo PT, a população tá do nosso lado. Cria coragem e entrega o cargo, faz que nem o comandante dos bombeiros! 2010 tá chegando, teremos representantes dignos de vestirem essas fardas, aguardem! FORA TIRANIA DO PT, NUCA MAIS! ISSO É A VOZ DA POPULAÇÃO!FORA!

    ResponderExcluir
  2. É MUITO ENGRACADO, O MPE NAO CHAMOU OS LADROES DO DERACRE PARA SEREM OUVIDOS! NAKAMURA, TACIO DE BRITO, E O RESTO DO BANDO!
    OS LADROES DO POVO SAO TIDOS COMO PESSOAS DE BEM, SENDO DEFENDIDOS ATE PELO GOVERNADOR!
    ESSES SIM ERAM PARA SE EXPLICAR A POPULACAO , PELO TAMANHO DO ROMBO. ISSO É UMA VERGONHA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse PT me dá nauseas. O (***moderado por conter referência a policial militar***) é um assassino, pois matou meu primo Adonias em Placido de Castro em 1993, num curso de Soldado, e até hoje tá impune. MAs no Brasil e o Acre, os grandes bandidos sempre se dão bem.

    ResponderExcluir
  4. VAO OUVIR O MAJOR E O SARGENTO, SO ELES ? TEM QUE OUVIR TODA CORPORAÇAO QUE ESTA REVOLTADA COM REAL SITUAÇAO. O CMT GERAL ( GANHANDO O QUE GANHA ESTA PREOCUPADO COM O RESTANTANTE) E UM FANTOCHE DO GOVERNADOR QUE VAI A IMPRENSA SO FALAR BOBAGEM *******PALHAÇO

    ResponderExcluir
  5. EU estou esperando que o atuante MPE se manifeste pois o povo não tem onibus e ele não esta nem ai . SAMY eLOVIZARO o BINHO não mandou ? ESTES SO AgEM contra aqueles que o PT tem raiva não da mais para negar que eles tem PARTIDO e não PODE e IMORAL e inlegal.

    ResponderExcluir
  6. QUE TAL O MINISTÉRIO PÚPLICO COMEÇAR A INVESTIGAR O IAPEN...VAI ACHAR CADA COISA...OU BOBINHO MARQUES AINDA NÃO OS MANDOU? ETA GENTINHA OBEDIENTE...

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.