segunda-feira, 9 de maio de 2011

PANORAMA APÓS 1º REUNIÃO DOS SINDICATOS/ASSOCIAÇÕES COM EQUIPE DE NEGOCIAÇÃO DO GOVERNO: MANCIO LIMA (SECRETÁRIO DA FAZENDA) E ASSESSOR ESPECIAL NEPOMUCENO CARIOCA.


Das 17h30min. da segunda-feira, 09/05, até próximo das 19h10min., os membros dos Sindicatos, Associações e Centrais de servidores públicos estiveram reunidos no Auditório da SEFAZ, junto ao Assessor Especial do Governo Francisco Afonso Nepomuceno Carioca e ao Secretário da Fazenda, Mancio Lima. De início os ânimos já se exaltaram devido ao atraso em mais de 30 minutos da equipe governista.

Após o início da reunião, o Assessor Nepomuceno Carioca passou a expor os números da Fazenda Pública do Estado do Acre. Antes frisou que era o 13º ano da gestão da Frente Popular. Disse que a gestão estava na situação mais precária e mais limitadora de governo. Disse que o Acre vive as conseqüências da crise mundial de 2008. Pediu, reiteradamente, paciência, tranqüilidade e criatividade. Disse que a folha de pagamento era de 17 milhões quando o atual Senador Jorge Viana assumiu o Governo do Estado. Que era de 60 milhões quando entregou ao ex-Governador Binho Marques. E que o atual Governador assumiu a folha de pagamento com 109 milhões mensais em salários.

Nepomuceno Carioca disse ainda que professores e policiais foram beneficiados com a política salarial da Frente Popular. Falou sobre o reajuste linear para as categorias, citando o ano de 2006 e 2007 como exemplo prático de tal política salarial.

Já o Secretário da Fazenda, Mancio Lima, por sua vez, apresentou gráficos em que, de acordo com números oficiais, os gastos com salários de servidores públicos estariam quase no limite da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Segundo o gráfico, em 2011 a previsão é de que 49,66 % da arrecadação do FPE sejam para custear os salários. Disse ainda o Secretário da Fazenda que a receita corrente com pessoal está comprometida. Disse também que a folha de pagamento cresceu mais de 60% acima da inflação. Disse que de 2003 a 2011 a receita cresceu 161% e que os gastos cresceram 159%. Disse que a folha de pagamento cresceu mais de 60% acima da inflação. Disse também que em todos os anos os repasses federais previstos pelo STN (Sistema Tributário Nacional) sempre ocorreram acima da previsão, mas que em 2009 e 2010 a previsão foi acima do repasse real. Ou seja, previu-se mais e entregou-se menos ao Estado do Acre. Disse que o Governo Federal criou uma linha de crédito para cobrir o déficit de 2009 e 2010, mas que em 2011 não haverá mais a linha de crédito (nome jurídico/ ”enganoso” para empréstimo, que os militares estaduais infelizmente bem conhecem.).

Disse também que em 2009 e 2010 o Acre cresceu negativamente em relação à previsão oficial. Disse que o PIB do Acre só ganha de Roraima. (MAS O GOVERNO VENTILA AOS QUATRO CANTOS DA MÍDIA OFICIAL QUE O ACRE É O MELHOR LUGAR PARA SE VIVER). O Secretário Mancio Lima também tentou gabar o Governo alegando que se pagava o salário em dia, no que o Assessor Especial Nepomuceno Carioca enfatizou que a Frente Popular herdou 6 meses de salários atrasados quando assumiu. (GEROU PROTESTOS ENORMES DENTRE OS SINDICALISTAS E A COMISSÃO DE MILITARES PRESENTES - principalmente SD PM Fontinele -, QUE ALEGARAM QUE PAGAR EM DIA É UM DEVER!). O Secretário Mancio Lima disse também que cada 1% de reajuste causa impacto de 15 milhões na folha de pagamento. (MAS OS SALÁRIOS DOS SECRETÁRIOS, DO GOVERNADOR E EX-GOVERNADORES FORAM AUMENTADOS ENORMEMENTE. ALÉM DISSO, O GOVERNO CRIOU 1.033 CARGOS NO PRIMEIRO MÊS DE GESTÃO. DE OUTRO LADO JÁ NOMEOU 1.454 CARGOS COMISSIONADOS ATÉ O MOMENTO, QUE CAUSARÃO “IMPACTO SONÓRICO” DE MAIS DE 57 MILHÕES ANUAIS NA FOLHA DE PAGAMENTO.).

Dentre muitas intervenções dos presentes, que questionavam os dados trazidos pelo Governo ou solicitavam outros esclarecimentos, o SD BM Abrahão (APRABMAC) questionou e solicitou que o Governo Tião Viana suspendesse as contratações de cargos comissionados até o fim das negociações, pois eles causam impacto nos limites impostos pela LRF, prejudicando o reajuste da categoria PM e BM. O Tesoureiro da APRABMAC também solicitou que as informações digitais no esquema de apresentação do Governo fossem fornecidas para as categorias presentes. A primeira proposta foi negada, sob o argumento de não poder engessar a dinâmica do Estado. Também foi dito pelo Assessor Nepomuceno Carioca que os gastos com cargos comissionados não ultrapassam 3% do total em relação aos servidores públicos em geral. Quanto ao fornecimento das informações foi dito que basta solicitar por escrito.

Os representantes do Governo do Estado estavam tentando induzir para uma discussão conjunta entre os sindicatos e associações presentes (ESPÉCIE DAQUELES FÓRUNS, SIMPÓSIOS E CONFERÊNCIAS QUE MUITAS VEZES NÃO RESULTAM EM NADA CONCRETO!), mas o SGT BM Jusciner atravessou encaminhamento para que cada categoria “discutisse suas dores” com o Governo do Estado individualmente.

Após pressão das Representações Militares, o Assessor Francisco Afonso Nepomuceno começou a ler uma lista com o calendário das negociações das pautas. Inicialmente os Militares Estaduais não foram citados, ficando atrás do SINSPOL, SINTEAC, SIMPLAC etc. Apesar disso, o Assessor Nepomuceno Carioca lembrou do compromisso pré-estabelecido e determinou que os Comandante-Gerais PMAC e CBMAC agendassem o horário para quarta-feira, dia 11/05. O Cmt.-Geral da PMAC marcou para as 16h00min. do dia 11/05/2011, no QCG da PMAC.
 
IMPORTANTE: 1º-) os números citados devem ser entendidos como números do Governo do Estado, não necessariamente como aceitos pelas Representações Militares; 2º-) o mais importante será a mobilização entre militares estaduais para a Assembléia do dia 13/05 e as definições tiradas durante a negociação propriamente dita; 3º-) a afirmação por parte do Assessor Nepomuceno Carioca sobre o cumprimento do calendário pré-estabelecido é muito importante, para a já fragilizada credibilidade do Governo e para a categoria; 4º-) Os Comandante-Gerais PMAC e CBMAC foram avisados que caso as negociações não ocorram a contento da categoria, os Militares Estaduais podem depor as Representações Militares eleitas em Assembléia-Geral e determinar que os Parlamentares assumam o processo (Deputado Major Rocha e Vereador SGT A. Vieira); 5º-) na terça-feira, dia 10/05, haverá uma reunião entre a Comissão para definir uma viagem rápida de estudo com destino a Rondônia, com o objetivo de conhecer e entender as reivindicações e paralisações por aquele Estado.

11 comentários:

  1. Blá-blá-blá,
    Nhém-nhém-nhém,
    Conversa fiada,
    Conversa pra boi dormir,
    Miolo de pote,
    Discurso vazio.
    VAMOS EMPURRAR UMA GRANDE GREVE DE TODAS AS CATEGORIAS DE TRABALHADORES DO ACRE NESSES AMALDIÇOADOS PETISTAS!
    LRF?
    Limitação orçamentária?
    Que crise? Aquela que o ladrão-mor Lula da Silva, disse que era uma “marolinha”?
    Agora vcs petistas vão ver a TSUNÂMI gerada pelos trabalhadores que vai arrebentar com vcs!!!
    Incompetentes, ladrões, demagogos, mentirosos, burgueses travestidos de trabalhadores!!!
    Preparem-se, companheiros PMs/BMs e outras categorias sindicais: NOSSO DESTINO ESTÁ SELADO, E ELE É CONHECIDO PELO NOME DE “LUTA”!!!
    Que venha a greve geral dos trabalhadores acreanos!

    ResponderExcluir
  2. Blá-blá-blá,
    Nhém-nhém-nhém,
    Conversa fiada,
    Conversa pra boi dormir,
    Miolo de pote,
    Discurso vazio.
    VAMOS EMPURRAR UMA GRANDE GREVE DE TODAS AS CATEGORIAS DE TRABALHADORES DO ACRE NESSES AMALDIÇOADOS PETISTAS!
    LRF?
    Limitação orçamentária?
    Que crise? Aquela que o ladrão-mor Lula da Silva, disse que era uma “marolinha”?
    Agora vcs petistas vão ver a TSUNÂMI gerada pelos trabalhadores que vai arrebentar com vcs!!!
    Incompetentes, ladrões, demagogos, mentirosos, burgueses travestidos de trabalhadores!!!
    Preparem-se, companheiros PMs/BMs e outras categorias sindicais: NOSSO DESTINO ESTÁ SELADO, E ELE É CONHECIDO PELO NOME DE “LUTA”!!!
    Que venha a greve geral dos trabalhadores acreanos!

    ResponderExcluir
  3. Me deu até dó, vou abrir mão do meu minguado dinheirinho suado que ganho para o governo, se eu pudesse apertar meu computador acho que iria cair as lágrimas do Carioca em cima da mesa.
    Quem não tem competência não se estabeleça, já dizia meu bisavô, se houve má gestão, ingerência, conchavos, apadrinhamento, benefícios a quem quer que seja, não foram os militares responsáveis por isso. É o preço que o governo vai ter que pagar, SÓ NÃO PODEMOS SER SACRIFICADOS MAIS UMA VEZ!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Esperaram demais, desde 4 de Maio de 2009 que esperavam por algo que não chegou.
    Agora todos terão de arcar com a consequência dessa demora. As outras categorias de trabalhadores, aqueles que estão em casa no carnaval, no natal, no reveillon, semana santa, sempre com suas familias, muitos pintando as unhas no trabalho e ao telefone fazendo fofoca, eles que tratem de ir à luta, e, muito cuidado com o ardil do governo da florestania que agora vai jogar uns contra os outros. Ser lagalista, ser paciente vendo o seu salário diminuir todos os dias, isso chegou ao limite do aceitável. PREPAREM-SE PARA O QUE ESTÁ POR VIR, PREPAREM-SE !

    ResponderExcluir
  6. Os militares estão pensando na população para a não realização do aquartelamento. Mas infelizmente o governo quer que o povo sofra.

    ResponderExcluir
  7. esse pt ta desviando tanto dinheiro que o Estado ta quebrado.bando de ladrões..........

    ResponderExcluir
  8. Isso é histórico, independente de quem esteja no poder, a choradeira é a mesma. Aliás patrão sempre é assim na hora de conceder aumento a alegação é sempre a mesma, ESTAMOS NO LIMITE, PRECISAMOS MANTER AS FOLHA EM DIAS, ETC, ETC.Essa de LRF só para não conceder aumento salarial é blá! blá! E os cagos comissionados?
    SIM, essa viagem de estudo a Porto Velho é desnecessária, guardem o dinheiro para fomentar a possível paralização. Façam esse estudo via internet ou DDD, inclusive é mais econômico prá quem está bancando essas viagens (Passagem, hotel e alimentação). OLHA A RACIONALIDADE!!!

    ResponderExcluir
  9. vamos la companheiros, os discipulos de "flavio batista" estão no poder. Olha! não vamos retroceder a lamentavel historia,a memória de nossos colegas suicidas ainda estar bastante viva, os donos de granjas já faz estimativa e estimula as galinhas para produzirem ovos... muitos ovos!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Vamos lá, já estou arrumando minha mochila, muitos cereais, frutas, biscoitos, etc. Vamos todos; Há!! já estava esquecendo da panela.

    ResponderExcluir
  11. Vamos lá companheiros!!! dia 13/05/2011, sexta-feira, é o dia "D", não aceitaremos burlações como foi o calculo do cidadão "carioca" mostrando os numeros do Governo na reunião passada. Esse discusso é mais velho que o Acre de mostrar numero para plateia, haja vista que a maioria não se interessa por numero, outra boa parte não entem e dificilmente os numeros apresentados são real. Conversa pra girafa deitar... Há! encher linguiça é a especialidade do carioca.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.