quarta-feira, 11 de maio de 2011

Carta aberta aos Oficiais PM e BM


Artigo escrito por um membro da Comissão Legítima de Representações Militares (homologada em Assembléia-Geral).

De início, a pergunta que todos se fazem: POR QUE A MAIOR PARTE DOS OFICIAIS PM E BM NÃO ESTÁ PARTICIPANDO DAS ASSEMBLÉIAS-GERAIS DOS MILITARES ESTADUAIS POR REPOSIÇÃO DE SALÁRIO?????

1º-) Muitos respondem que não vão para não sofrerem “cangalhas” em promoções por “merecimento político” (muitas vezes sinônimo de puxa-saquismo) por parte do Governo do Estado e dos próprios COMPANHEIROS de posto.
Neste ponto, vejo da seguinte forma: oras, nós da Comissão corremos riscos também. Mas vai além de tomar “cangalhas”. Nós corremos o risco inclusive de perdermos o nosso emprego. Mas não recuamos nem abrimos mão do dever e orgulho de defender os interesses dos Militares Estaduais, sejam praças ou oficiais, da ativa ou da reserva remunerada. O Governo e muitos oficiais PM/BM da panela governista fazem medo a muitas praças, alegando, por exemplo, as promoções a 2º SGT Bombeiro Militar que estão em fase de entrega de documentações e conceitos. Também amedrontam a Turma PMAC de 2009 alegando o estágio probatório, intimidam os soldados PM da turma de 2002 que vão iniciar o curso de sargento esse ano. Intimidam os alunos do CAS PMAC 2011, e por aí vai. Ainda conseguem o apoio de certas PRAÇAS TRAIDORAS DA CATEGORIA, QUE POR MOTIVOS INESCRUPULOSOS VENDEM A ALMA E A FAMÍLIA MILITAR (MONITORIAS, DIÁRIAS, BANCO DE HORAS PRIVILEGIADOS, TUTORIAS NO SENASP, SOLDOS POR LOTAÇÃO EM BATALHÕES “ESPECIAIS” ETC.). Entenda-se que não há generalização, pois há muitos militares que ganham “soldo a mais”, por exemplo, e mesmo assim são honrados, leais e solidários às demandas coletivas.
2º-) Outra indagação: então porque, de modo geral, salvo raras exceções, os oficiais administrativos também estão ausentes às Assembléias-Gerais? Oras, eles não concorrem à promoção por merecimento!!! Qual é o temor. Ou será que no geral os oficiais PM/BM não estão querendo aumento de salário???
Embora a Comissão de Representações Militares não tenha aprovado o encaminhamento, dezenas de militares estaduais (inclusive oficiais indignados) propuseram que a Comissão excluísse a parte da tabela que foi protocolada junto ao Governo de 2º TEN PM/BM para cima. Pediam que a Comissão encaminhasse o salário dos oficiais para o Coronel Anastácio (Presidente do Clube de Oficiais PM e BM) negociar com o Governo do Estado. Outras propostas pediam a exclusão da negociação somente dos oficiais combatentes (formados em academias, que não são QOA).
A Comissão discutiu tais propostas, mas não aprovou. Iremos lutar em prol do salário de todos, inclusive do Coronel. Não seremos sectários, bairristas, como muitos Oficiais PM e BM. Perceba-se, por outro lado, que todas as Associações que estão lutando (“suando sangue”) para se sentar à Mesa de Negociação com o Governo representam, do ponto de vista legal, somente as praças: APRABMAC, ACASPMAC, Associação de ST e SGT da PMAC. Isso porque a AME/AC está inoperante e o Clube de Oficiais não quis enviar representante para se unir às três primeiras. Mesmo assim, enfatize-se, nós lutaremos pelos interesses de todos, praças e oficiais, da ativa ou reserva remunerada.
Por fim, dois apelos à dignidade, coragem e espírito de união: 

I-) OFICIAIS PM E BM, COMBATENTES OU ADMINISTRATIVOS, SUPERIORES, INTERMEDIÁRIOS OU SUBALTERNOS, DA ATIVA OU DA RESERVA REMUNERADA, PARTICIPEM DA ASSEMBLÉIA-GERAL NO DIA 13 DE MAIO, ÀS 9H DA MANHÃ, EM FRENTE AO QCG DA PMAC;
 
II-) OFICIAIS PM E BM, SE NÃO QUEREM E NÃO VÃO AJUDAR NESSE PROCESSO LEGÍTIMO DE LUTA POR REPOSIÇÃO DE PERCA SALARIAL, SOLICITAMOS QUE TAMBÉM NÃO ATRAPALHEM, NÃO BOICOTEM E NÃO TENTEM DESMOBILIZAR A CATEGORIA. POR FIM, NÃO SEJAM TRANSMISSORES DE FALSAS INFORMAÇÕES (temos informação de que o Ten. Cel. PM Edvaldo fez peregrinação pelos quartéis para nos desmobilizar e desacreditar. Oras, a Comissão Outorgada que este oficial PM presidiu usou todas as informações levantadas pela Comissão Legitimada em Assembléia-Geral e nada nos repassou sobre os estudos e resultados que supostamente alcançou. Inclusive, muitos membros da Comissão Outorgada pelos Comandos-Gerais PMAC e CBMAC foram contra tal postura de esconder dados.).

Um comentário:

  1. JAGUNÇO VIRTUAL 201111 de maio de 2011 às 14:40

    Aos oficiais omissos e negligentes: Vocês podem enganar suas familias e filhos por muito tempo, mas não poderão enganar para sempre ! Eles saberão o quão covardes, mesquinhos, pequenos e pobres de espírito são vocês. Vegonha para todos.
    Como eu sempre disse desde a minha chegada às duas corporações em 1986... Vão para o inferno !
    Vocês nunca merecerão a farda que deveriam honrar !
    Malandros.
    Vão para o inferno mais uma vez !

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.