quinta-feira, 26 de maio de 2011

Militar faz reflexão sobre concurso de mecânico para o helicóptero João Donato

Secretaria de Segurança fará concurso para escolher mecânico de Helicóptero

A manutenção do helicóptero João Donato, aeronave que pertence ao governo do estado do Acre, será feita por um mecânico exclusivo e que pertença aos quadros da Secretaria de Segurança do Estado.
Por meio de um edital, o delegado geral de Polícia, Emilson Farias, anunciou a realização de um concurso interno na Segurança Pública, do qual somente policiais civis, com exceção de delegados, poderão concorrer ao certame.
A seleção será feita mediante a aplicação de prova de conhecimentos gerais, abordando as disciplinas de matemática, língua portuguesa, física, química e inglês. As provas serão aplicadas no próximo dia 6 , no auditório do Centro Integrado de Operações Aéreas, CIOPAER, no Aeroporto de Rio Branco.
O treinamento do policial aprovado no concurso vai acontecer na Escola de Especialistas em Aeronáutica – EEAER, na cidade paulista de Guaratinguetá.
Hoje a manutenção da aeronave é feita por mecânicos do CIOPAER e da Força Nacional.
Matéria publicada no Site AC24Horas.
Jornalista Jairo Barbosa jbjurua@gmail.com               

A matéria acima foi divulgada no site do governo do Estado do Acre e jornal ac24horas. Mas o que chamou a atenção foi a forma de escolha do profissional que irá realizar a manutenção da Aeronave. 

Primeiro ponto: é concurso ou é seleção interna? Pois que no decorrer da matéria diz que somente os policiais civis poderão concorrer ao concurso, logo parece mais uma seleção interna.
Segundo ponto: a aeronave é pertence a Secretária de Segurança Pública do Governo do Estado do Acre o u a Polícia Civil? Pois a matéria diz que somente policiais civis irão participar do concurso, portando excluindo profissionais de outras instituições como Policiais Militares, Bombeiros e cidadãos comum.
Terceiro ponto: o concurso não foi divulgado edital, e parece mais uma seleção interna de critério no mínimo duvidosa, pois quase não foi divulgado nos veículos de comunicação.
Quarto ponto: esse é interessante pois na matéria diz que o profissional pertencerá ao quadro da Secretária de Segurança Pública, e por que a Polícia Civil é a organizadora do Concurso?
 
Entrei em contato por volta das 15horas com a Secretária de Segurança Pública do Estado do Acre e fui atendido pelo Delegado Alberto da Paixão Nascimento, este informou que realmente é uma seleção interna, logo se contradisse afirmando ser um concurso público, depois disse que iria se informar melhor e desligou o telefone.
A denúncia também foi feita por volta da 15h:30min ao MPF (Ministério Público Federal) na pessoa da Dra. Juliana, representante daquele órgão.
É notório que este concurso feri os princípios constitucionais da (Legalidade, Moralidade, Publicidade), por isso peço maiores providências no tocante a anulação de imediata deste concurso para que um novo concurso seja aberto a todos os mecânicos de aeronaves sejam eles Profissionais de Segurança Pública ou de Empresas privadas, já que o Concurso é justamente para que o profissional seja incluído no quadro da Secretária de Segurança Pública do Acre.

2 comentários:

  1. Opa ai eu discordo, tu quer pagunçar po?
    Olha só, os caras só tão querendo democratizar mais o negoço. Eu não tenho certeza, mas acho que vai ter um militar que vai fazer o tal curso também.

    ResponderExcluir
  2. Opa ai eu discordo, tu quer bagunçar po?
    Olha só, os caras só tão querendo democratizar mais o negoço. Eu não tenho certeza, mas acho que vai ter um militar que vai fazer o tal curso também. MAs o Militar vai indicado, o civil poderia simplesmente ser indicado também. Assim como teve uma PC, Le alguma coisa, que, usando de muita sedução, conseguiu fazer varios cursos de piloto por indicações. E hoje acho que nem tá mais por lá, nunca pilotou nada.
    O Del. só ta querendo democratizar, investiga melhor que vc vai ver que tem PM indo fazer o curso também, por indicação.
    Eles não tem como fazer concurso para piloto de aeronaves, nem existe esse cargo. Teria que antes ser criado o cargo. Vale a pena criar um cargo desses tendo só uma aeronave? Acho que não. PArabéns pelo conteudo do site, continue com o expirito investigativo

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.