terça-feira, 12 de abril de 2011

Justiça anula eleição da atual diretoria da AME e determina novas eleições para entidade

A Juíza da 2ª Vara Cível, Maria Cezarinete julgou procedente o pedido de anulação da última eleição da Associação dos Militares Estaduais do Acre (AME/AC), impetrada pela sargento Maria das Candeias (PM), Abrahão Púpio (BM) e Antonio José Rodrigues de Carvalho (PM). O resultado do processo foi divulgado hoje, dia 12, no site do Tribunal de Justiça.
De acordo com o parecer da juíza, o Estatuto da entidade não foi obedecido no processo eletivo ficando em desacordo com o artigo 26, parágrafos 2, 3 e 5 que tratam sobre as regras de eleição e posse. No parágrafo 2, do artigo mencionado
De acordo com os argumentos utilizados pelos militares para solicitar anulação das eleições se baseou em cinco pontos. O primeiro deu conta de afirmar que o processo eletivo foi conduzido contrário ao que preza o Estatuto. O segundo afirma que não foi lançado edital no prazo de 30 dias, dificultando as inscrições de outras chapas para concorrer no pleito. Terceiro: a comissão montada para coordenar o processo foi composta por membros que concorreram às eleições. O quarto ponto versou sobre a assembléia geral, na qual houve a aclamação, foi convocada para tratar de questões salariais e não de eleições. O quinto e último ponto discorreu sobre acusações realizadas pelo Conselho Deliberativo e Fiscal sobre a má administração da AME/AC.
“JULGO PROCEDENTES os pedidos das partes autoras, MARIA DAS CANDEIAS DOS SANTOS LIMA, ABRAÃO CARLOS MOTA PÚPIO e ANTÔNIO JOSÉ RODRIGUES DE CARVALHO, propostos em face das partes rés, NATALÍCIO BRAGA DE CASTRO e AME ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES DO ACRE, para anular a eleição da atual Diretoria Executiva, ocorrida em 23.06.2009, em razão do descumprimento do artigo 26, §§ 2º, 3º e 5º, do Estatuto Social da referida entidade associativa e, por conseguinte, DETERMINAR a realização de novas eleições, em tudo observados os dispositivos estatutários pertinentes a matéria. Quanto ao pedido de antecipação dos efeitos da tutela de mérito, feito em audiência de instrução e ainda não apreciado, DEFIRO-O, conquanto satisfeitos os requisitos do artigo 273, caput, inciso I, § 2º, do CPC, para afastar a atual Diretoria Executiva, devendo o Conselho Fiscal assumir a administração da AME/AC, até a realização de novas eleições, a ocorrer no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da intimação pessoal, a ser executada por mandado. Pelo descumprimento da ordem judicial, estabeleço multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), com fundamento no artigo 461, § 4º, do CPC, sem prejuízo de outras cominações legais ou determinações judiciais, inclusive a pena de desobediência. Condeno as partes rés ao pagamento de custas processuais e honorários advocatícios, arbitrados em 15% (quinze por cento) do valor atribuído à causa. Depois do trânsito em julgado, o valor da condenação, em honorários advocatícios, deverá ser pago pelas partes sucumbentes no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de acréscimo de multa de 10% (dez por cento), nos termos do artigo 475-J, do CPC”, determina o documento.
Natalício Braga já afirmou que irá recorrer.

O que muda
Como afirmado no trecho da sentença, assume a presidência o presidente do Conselho Fiscal, o major Jauri. A ele caberá iniciar o processo de novas eleições para a AME dentro de um prazo de sessenta dias. Braga durante esse tempo ficará afastado até que a justiça determine o contrário.
Nesse momento, um oficial de justiça deve estar sendo designado para entregar o oficio contendo a decisão. Nas próximas horas, a Associação dos Militares Estaduais do Acre (AME/AC) estará retornando para as mãos dos associados novamente.

Histórico do caso
Desde 2009 que os militares procuravam formas de anular o processo eletivo da AME. Sempre com provas nas mãos, foi através de uma assembléia realizado no Clube de Oficias que foi foram pegos alguns nomes entre policiais militares e Corpo de Bombeiros para ajudar a sargento Maria das Candeias a ajuizar a ação.
“Essa foi uma vitória, mesmo que parcial, foi uma vitória dos policiais militares. Fico feliz que a justiça tenha sido feita. Tenho certeza que os militares estão felizes com a oportunidade de escolher um grupo de pessoas que de fato possa representar a categoria”, disse Maria das Candeias.
“A juíza conseguiu entender o pedido da categoria. Sempre procuramos buscar os trâmites legais para levar a democracia para os associados e agora podemos. Como sabemos que as coisas não vão parar por aqui, esperamos que essa decisão permaneça, caso contrário o estado de injustiça voltará”, afirmou o bombeiro Abrahão Púpio.

11 comentários:

  1. Não posso ainda parabenizar a justiça, visto que BRAGA e sua corja ainda tem direito a recurso jurídico. Contudo, elogiar o entendimento da Juíza Cesarinete em anular o pleito que reconduziu esse Sargento à presidencia da AME, bem como afastando-o da função. Vai recorrer, mas bem distante da associação. ESPERAMOS QUE JUSTIÇA SEJA FEITA, SÓ ASSIM COLOCAR-SE-Á ORDEM NA CASA.
    Sim, já estou com requerimento pronto para me reassociar à entidade. QUE DEUS PERMITA BRAGA E SUA TURMA SEJAM FELIZES, MAS LONGE DA AME-AC. KKK! KKK! KKK! KKKKKK!KKKKKK!KKKKKKKKKKKKKK!!!!

    ResponderExcluir
  2. Perdeu véi!Perdeu véi!Perdeu véi!Perdeu véi!

    ResponderExcluir
  3. DEUS haje na hora certa,E O SR. PRAGA TEM QUE RESPONDER POR MUITAS COISAS

    ResponderExcluir
  4. Ratalício Praga, Demônialdo e Riboeira, agora eu quero ver vcs sem a nossa grana. Solicito ao Major Jaurí uma investigação geral nas conmtas da ROUB-AME.

    ResponderExcluir
  5. façam uma auditoria na AME.AUDITORIA JÁ

    ResponderExcluir
  6. Ate que em fim ,ufa ,não vou ter que ouvir mais "vocês vão ter que me engolir",perdeu Praga .Olha as tuas alegações que a ame/AC foi roubada cai por terra ,aproveita e devolve o celular que esta com tua mulher caloteiro.

    ResponderExcluir
  7. kkkk, segura essa PRAGA! agora vai pra rua fazê PeÓÒÒÒÒÒÒÒ` ... KKKKKKK tu pediu por isso, agora TOMA tu e o PRAGUINALDO

    ResponderExcluir
  8. Vou me filiar novamente

    ResponderExcluir
  9. VOU ME FILIAR NOVAMENTE... O/ A AME É NOSSA...

    sugiro ao Conselho Fiscal fazer uma auditoria urgente nas contas da AME e reunir mais provas contra a antiga gestão.. e denunciar no MP, eles devem pagar pelos erros que cometeram... gastar o dinheiro alheio é mole... mas tem que assumir os prejuizos também... por favor... cadeia neles...

    ResponderExcluir
  10. Estou contando os dias para me reassociar à AME!
    Desde que haja um novo estauto protegendo os associados e não os presidentes e depois que esses três vagabundos saírem de lá e houver AUDITORIA!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.