segunda-feira, 14 de março de 2011

Novo comando, velhas práticas II


A volta da Formatura Geral na PM causa fortes críticas de militares


A Portaria Nº 005/D.A/2011, além da educação física obrigatória trouxe também em seu bojo a volta da Formatura Geral, que havia sido colocada em prática no início do comando do coronel Romário Célio e abandonada meses depois.
De acordo com o documento, toda última sexta-feira de cada mês acontecerá o evento contando com militares de toda capital. O objetivo é aproximar o comando dos militares e ofertar oportunidade para que o coronel José dos Reis Anastácio dê explicações sobre algumas atividades da instituição.
“Esse tipo de atividade serve para gente perder tempo marchando para o ego do comandante geral. Nunca tem nada de interessante a passar, nunca permite que falemos nada para questionar e se falarmos corremos o risco de sermos presos”, declarou um militar do 1º BPM.
É importante que se diga que é na última sexta-feira de cada mês que acontece o pagamento dos servidores da Segurança Pública, dia em que a maioria dos militares procuram pagar suas contas com seu minguado salário.
“Ouvi falar que essa formatura será com as pessoas que estarão saindo de serviço, mas isso não está escrito na Portaria. Tudo indica que ela será mais uma forma de nos tirar o nosso precioso tempo de folga e não será adicionado na carga horária de nosso trabalho. Meu irmão, tudo nessa PM é pra lascar a gente mesmo”, lamentou o militar do segundo BPM.
Além das formaturas que acontecerão em frente ao Quartel do Comando Geral (QCG), a Portaria dá legalidade às formaturas no interior das próprias unidades. Ou seja, os militares poderão passar por outras formaturas, nesse caso ficará a critério do comandante de cada unidade.
Um perigo pode vir desse tipo de documento, o de desmobilização da tropa frente às reivindicações salariais que estarão em curso a partir da próxima semana. Ficará fácil que o comandante geral ou de unidade realize sua formatura em horários nos quais estarão acontecendo as Assembléias de caráter deliberativo. Ainda assim, ressaltamos que o comandante geral da PM e do Corpo de Bombeiros se comprometeram a não impedir as reuniões.

Foto: Página 20

15 comentários:

  1. Ha, Ha, Ha... Bem facinho de retirar os poderes de "desmobilização" que esta portaria pode conter: Para o caso da reunião do dia 17, primeiro de tudo, vai ser "super inovador" se o comandante marcar uma formatura a noite, portanto, nossa reunião deve ser a noite, sem sombra de dúvidas. Ainda assim, sabemos que estes paus mandados são capazes de tudo por uma promoção, não é mesmo? assim, não descartemos a possibilidade de se arquitetar uma formatura para tentar nos desmobilizar, neste caso a solução, do meu potno de vista é de marcar a nossa reunião para o dia 17, 18, 19. Entenda; não faremos a reunião em 3 dias seguidos, a não ser que no primeiro dia marcado, haja formaturas nos quartéis; assim saberemos que estão tentando nos desarticular, e então faremos a reunião no dia seguinte. Entretanto, nos tres dias, serão expostos todos os assuntos.
    Afinal, nossos representantes estão a disposição e podem comparecer os 3 dias.

    ResponderExcluir
  2. Vejo com bons olhos. Afinal, a formatura faz parte sobre a árdua missão da profissão que nós abraçamos. De antemão,todos embora concursados somos voluntários. Com todo respeito, não há como reclamar. Uma formatura mensal é salutar.O Cel Comandante Geral não está cobrando nada em exagero, a rotina está previsto na legislação e nos regulamentos.

    ResponderExcluir
  3. É importantíssimo que o Cmt G aproxime-se da tropa, é isso que queremos, inclusive já tinha comentado isso. Infelizmente, desculpe-me, mas formatura no QCG era coisa de quando a PMAC tinha efetivo de um Btl e tudo se concentrava nesse quartel central, todos já sabem disso. O ideal é que se realize atividades sociais e esportivos e, eventualemente, encontros (em auditórios ou ginásios), onde o Cmt Geral se faça presente aproximando, autenticamente, ele e comandados facilitando, inclusive, a comunicação e podendo o Cmt Geral possibilitar ouvir os anseios, frustações de seu pessoal,etc.
    Deixem as formaturas para o Aniversário da PMAC e 7 de setembro.

    ResponderExcluir
  4. Começou, senhores!
    Nada acontece por acaso!
    A volta das formaturas como todos já sabem não aproxima o comando e a tropa, uma vez que a tropa como já disseram, não tem voz nem vez.
    É só pra ouvir o representante petista no comando e dizer "amém".
    Se é pra aproximar, é só reunir os policiais no Teatrão (todo mundo confortavelmente sentado) e vamos ouvir a posição do comando a cerca das nossas reivindicações...

    ResponderExcluir
  5. Já não temos tempo pra nada e ainda temos que ouvir besteiras em formaturas...

    ResponderExcluir
  6. QUANDO EU COMENTEI QUE NÃO SERIA DE GRAÇA QUE OS PTRALHAS BUSCARAM UM DA RESERVA PRA COMANDAR NÃO GORTARAM, MAS TÁ AÍ: JÁ COMEÇOU A PAGAR O SALÁRIO DE SECRETÁRIO DE ESTADO.É PURA PERDA DE TEMPO ESSAS FORMATURAS, É UM MUSEUM DE DE GRANDES NOVIDADES.

    ResponderExcluir
  7. só quero ver como que esse pessoal quer que façamos educação física, por que com esse salário de fome que pagam, e ainda nos tiram o Extra, e nos impedem de tirar PO, PT NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  8. E o que nós vamos fazer quando aposentarmos?

    PROFISSÃO: POLICIAL MILITAR
    >> >
    >> > Três amigos se encontram, durante um almoço...
    >> >
    >> > -O que você está fazendo na vida, João (ex-executivo da Pirelli)?
    >> >
    >> > -Bem... eu montei uma recauchutadora de pneus. Não tem aquela estrutura e organização que havia quando eu trabalhava na Pirelli, mas vai indo muito bem...
    >> >
    >> > -E você, José (ex-gerente de vendas da Shell)?
    >> >
    >> > -Eu montei um posto de gasolina. Evidentemente também não tenho a estrutura e a organização do tempo que eu trabalhava na Shell, mas estou progredindo.
    >> >
    >> > -E você Pedro (Soldado da reserva da PM)?
    >> > -Eu montei um puteiro.
    >> > -Um puteiro???
    >> > -É,um puteiro! É claro que não é aquela zona toda da PM, mas já tá dando algum lucro...
    >> > Diante do olhar incrédulo dos amigos, o PM explicou:
    >> > Afinal, o que é ser Policial Militar???Não sabem???
    >> > Pois então eu lhes digo:
    >> >
    >> > Você trabalha em horários estranhos (que nem as putas).
    >> >
    >> > Você tem que cantar todos os dias mesmo levando na bunda (igual às putas)
    >> >
    >> > Quando você está se acostumando com o ponto te transferem para outro (que nem as putas).
    >> >
    >> > Te pagam para fazer o trabalho pesado, mas é o chefe que sempre está feliz e bem na fita (que nem as putas).
    >> >
    >> > Nem sempre se obedece os horários e o trabalho vai sempre além do expediente (que nem as putas).
    >> >
    >> > As operações mais proveitosas são sempre a noite (que nem as putas)
    >> >
    >> > Você é recompensado por realizar as idéias mais absurdas dos clientes e chefes (que nem as putas).
    >> >
    >> > Você é discriminado pela sociedade e pelos amigos e passa a andar com os outros iguais a você (que nem as putas).
    >> >
    >> > Quando você vai para um compromisso deve sempre estar com o uniforme ou roupa de trabalho impecável (que nem as putas), mas quando você volta da missão parece que saiu do inferno (que nem as putas).
    >> >
    >> > As pessoas sempre te reconhecem como uma profissão sem importância, lhe pagam pouco e querem que você faça maravilhas e seja um abnegado, mas na necessidade é com a gente que eles se esfregam (que nem as putas).
    >> >
    >> > Quando te perguntam em que você trabalha você tem vergonha e dificuldade para explicar (que nem as putas).
    >> >
    >> > Não possuem nenhum benefício como FGTS, salário-familía, Plano de Previdência (que nem as putas).
    >> >
    >> > Em qualquer compra de maior valor, comprovar o seu rendimento é muito difícil (que nem as putas).
    >> >
    >> > Se as coisas dão erradas é sempre culpa sua (que nem as putas).
    >> >
    >> > Todo dia você acorda e diz: NÃO VOU PASSAR O RESTO DOS MEUS DIAS FAZENDO ISSO (que nem as putas).
    --
    Fonte: Fabricio S. Bassalo- Cap QOPM

    ResponderExcluir
  9. Quase mendigo vendendo um RIM15 de março de 2011 às 07:37

    MUTATIS MUTANDIS.
    Se deixarem eu falar ao microfone todas as verdades que precisam ser ditas, que venham as formaturas do tempo da ditadura, do tempo da BRASILIDADE, do Civismo, do respeito ao funcionalismo Público.
    Querem a aproximação com a tropa ?!
    Então respeitem-na pagando um salário justo !
    Querem a aproximação com a tropa ?!
    Então "MUTATIS MUTANDIS" !

    ResponderExcluir
  10. KKKKKkkkkkkkkkkk
    F A N T Á S T I C O!
    Que nem as putas...
    Valeu, Fraqueza!

    ResponderExcluir
  11. Esse que vê com "bons olhos", vê na verdade, com olhos do pt... puxa-saco!

    ResponderExcluir
  12. Cara de cará, volta pra tua reserva que tú fica bem melhor por lá.

    ResponderExcluir
  13. É isso que dá colocar alguem da reserva com mentalidade retrógrada da Ditadura, exite tantos coronéis novos Pós 88 pra comamdar.

    ResponderExcluir
  14. O GOVERNO PENSA QUE PODEM DESARTICULAR OS MILITARES, É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A MAIORIA DA TROPA É CONSTITUÍDA DE PRAÇAS E NÃO DE OFICIAIS, ESTÃO LEVANDO A SITUAÇÃO PARA UM PONTO QUE NINGUÉM QUER, UM CONFRONTO DIRETO. NÃO ESTAMOS MAIS NOS TEMPOS DA ESCRAVIDÃO E OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO SÃO VÁRIOS, É MUITO MAIS FÁCIL UMA MOBILIZAÇÃO PARA A TOMADA DO PODER DO QUE ANTIGAMENTE. TEMOS ACIMA DE TUDO CORAGEM PARA LUTAR SE NECESSÁRIO ATÉ A MORTE PELOS NOSSOS DIREITOS, A REVOLUÇÃO FRANCESA AINDA NÃO TERMINOU. FIZEMOS UM JURAMENTO "MESMO COM O RISCO DA PRÓPRIA VIDA", TÊM MEDO DE NÓS POR ISSO, PORQUE SOMOS O ÚNICO MOVIMENTO ORGANIZADO E QUE TREM NAS MÃOS UMA FORMA CONCRETA DE PODER. AQUI FICA UM ALERTA, AS COISAS SÓ SE AGRAVAM COM ESSA FORMA DITATORIAL QUE O PT TEM DE TRATAR OS MILITARES, UM MOVIMENTO PODE SER PACÍFICO OU NÃO, DEPENDE DO QUE VOCÊS ESCOLHEREM. O CERTO É QUE NÃO QUEREMOS A SEGUNDA OPÇÃO. MAS ESTAMOS PREPARADOS. O GOVERNO ESTÁ?

    ResponderExcluir
  15. Bombeiro é mau(l)... (MALtratado, MALremunerado e aMALdiçoado pelo Governo e Estado MAUior)!15 de março de 2011 às 16:33

    No Bombeiro a Formatura Geral sempre existiu... E lá ela é obrigatória para todos... Quem está de folga vai para formatura-geral. Quem está entrando de serviço vai para a forMAUtura geral. Quem está saindo de serviço se lasca esperando quem está entrando ser liberado para poder assumir o plantão... E olha que na maioria das UBMs a escala é 24 por 48. E lá as praças também não tem moral para propor, questionar ou reclamar de nada. Na verdade, nem elogiar nós poderíamos, ainda que houvesse algo para aplaudir.
    Tem Coronel que acha que o fim das formaturas gerais e dos expedientes semanais no CB fariam o Comando perder o controle da tropa...

    Proposta: Quero encaminhar ao Deputado Rocha que dentre as pautas salariais ao Governo do Estado seja incluído a passagem compulsória para a reserva remunerada de 3 ou 4 Oficiais Sueriores do CBMAC!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.