segunda-feira, 29 de julho de 2013

PM´s pedem mais investimentos durante manifestação no Acre

Policiais reclamam da falta de uniformes e viaturas. Comando é acusado de tentar desarticular movimento.


Um grupo de Policiais Militares realizou uma manifestação na manhã desta sexta-feira (26), saindo em passeata da Concha Acústica em Rio Branco até o centro da cidade. Os PMs estão insatisfeitos com as condições de trabalho, pedem mais investimentos do governo para a segurança pública no estado e reclamam da falta de viaturas e uniformes.

Segundo o militar Joelson Dias, desde 2009 a tropa utiliza dois uniformes. "Nós temos direito de receber dois uniformes por ano e só recebemos uma vez. É impossível você trabalhar quatro anos com dois uniformes", reclama.

O presidente da Associação dos Militares do Estado (AME) Isaque Ximenes comenta que a categoria tenta um diálogo com governo desde 2011. "A gente tem se esforçado o máximo para não chegar ao ponto de fazer manifestações, buscamos um diálogo harmonioso, mas as negociações não avançam e a gente veio se manifestar por conta do descontentamento", afirma.

O estopim, segundo Ximenes, foi a redução do prêmio de valorização do policial, pago duas vezes no ano. "Foi cortado quase pela metade sobre a alegação de não cumprimento de metas. Mas é difícil dizer aos militares que eles trabalharam menos neste ano. Na realidade nossos policiais têm se desdobrado, o que falta é investimento", diz.

Ximenes acusa o próprio comando da PM de estar contra a tropa e ao lado do governo na tentativa de desarticular o movimento. "A gente fica decepcionado com algumas atitudes políticas. Houve chamadas na escala de serviço para algumas reuniões e formaturas. Então, a categoria fica entre pegar uma cadeia, por faltar o trabalho, e vir para o movimento. O policial opta por não ser preso, claro", afirma.

Comando nega acusação

O coronel Anastácio, comandante da Polícia Militar, garante que sempre esteve ao lado da corporação. "Eu também sou policial. Então não vou estar contra nunca", enfatizou. Porém, admitiu o atraso na entrega dos novos uniformes aos policiais. "De fato, teve um atraso. No final do ano passado nós entregamos um para cada policial. Outra licitação para adquirir mais um  já foi feita e estaremos entregando em breve", garante.

Em relação a falta de viaturas, Anastácio afirma que a PM recebeu seis novos carros. "E também temos mais oito viaturas licitadas e estamos para receber. Elas serão entregues em 30 dias", afirma.

Prêmio de valorização 

O secretário de Segurança do estado Ildo Reni informou ao G1 que o prêmio de valorização realmente foi reduzido por não cumprimento de metas. "Não foram atingidas totalmente e o prêmio vai ser pago proporcionalmente, conforme o decreto determina.  Então temos que cumprir a lei", diz.

Segundo ele, há uma necessidade real de mudança no decreto. "Estamos fazendo todos os esforços para fazer uma alteração do decreto para ele ter alguma adequação no sentido de melhorias para os policiais. Esse decreto é de 2009 e realmente necessita de alteração", admite.

Fonte: G1/Acre

5 comentários:

  1. Me engana que eu gosto!

    PÉ PRETO.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando o espaço aqui pra falar da palhaçada que estão fazendo com esses banco de horas da prefeitura, já estou com 3 meses trabalhando na minha folga e até agora não caiu na minha conta mem um real. Já firou safadeza isso. Vou é parar de tirar essas porcarias na minha folga que é melhor..

    ResponderExcluir
  3. Já comentei e volto a repetir: pega todos esses recursos destinados a pagar VAM, BANCO DE HORAS, GRATIFICAÇÃO DE CMDO, ETC., ETC., e transformem em aumento salarial para todos. PRONTO! SOLUCIONADO O PROBLEMA.
    Quando à posição do Cmdo G, isso é normal, eles estão lá como cargo de confiança do governo, como tal, fazem o jogo do governo, ou seja, desculpa aqui e desculpa acolá. Na realidade a segurança pública no governo de TIÃO não é prioridade.

    ResponderExcluir
  4. Seis vtr para serem entregues, licitação de uniforme foi feita blá blá blá SEIS viaturas, o que se vai fazer com isso? 1ºBPM, 2ºBPM, 3ºBPM, 4ºBPM, 5ºBPM, BOPE e CIA Ambiental parece que vai faltar 1 carro, isso para a capital imagina interior. Outra coisa "houve um atraso na entrega de fardas ano passado"? Como assim meu querido? O estatuto é de 2006, estamos em 2013 são 7 anos logo deveria ter pelo menos 14 uniformes aqui em casa só escutando a conversa. Vocês estão atrasados não é de hoje não, eu digo vocês pq o CMT Geral é só um porta voz do governo na corporação e seu dever é esse mesmo, defender o interesse do seu "patrão" então deixa quieto, agora NÓS que estamos por aqui na ponta da lança é que temos que ACORDAR e começar a exigir que nossos direitos sejam cumpridos, chega de esperar, vamos agir e entrar na justiça contra o Estado.

    ResponderExcluir
  5. Eu cansei de reclamar deste governo ano que vem voto em qualquer lixo porque politico e isso lixo iscória e desgraça da humanidade e ponto.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.