O projeto para a realização da 1º copa PM Marco Aurélio de Futebol Society foi aprovado pela Secretaria de Esportes e Educação do Estado (SEE) e recebeu esta semana o bônus fiscal disponibilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte. O valor do bônus é de R$ 7.697,00 destinados para a organização e viabilidade do evento que acontece nos meses de Agosto e Setembro.
Diferente de outras competições internas promovidas pela corporação onde o circuito de jogos é realizado em um só dia, a copa Marco Aurélio terá duração de no mínimo dois meses com formato de disputa entre grupos. Todas as unidades da capital acriana terão representantes.
Segundo o sargento Marcelo Augusto, idealizador da competição, a disputa será uma distração para os policiais e mais uma opção de lazer e integração entre as unidades, “ estamos procurando patrocinadores para que no dia dos jogos, possamos realizar sorteios de brindes e alugar brinquedos infláveis para a criançada, além de promover a saúde e a integração entre os companheiros, queremos criar uma opção de diversão para as nossas famílias” pontuou.
Além do comando geral da PMAC e do Governo do Estado, a competição já conta com o apoio do clube de subtenentes e sargentos da PM, da Associação dos Militares do Estado do Acre (AME/AC) e do Clube de Oficiais do Estado.
Fonte: Imprensa PMAC
Este tema "desmilitarização das PM" já trouxe muitos benifícios para as Corporações: melhorou a interação entre o Policial e o Cidadão; promoveu o trabalho integrado PM x Políca Civil x PF x PRF; aumentou o nº de disciplinas de humanas e soiciais na formação dos PM; diminuiu a agressividade no treinamento "básico" e etc...sem haver a necessidade de desmilitarizar.
ResponderExcluirVale ressaltar que:
1- O Brasil tem uma realidade diferente de outros países, ele é muito grande e complexo, necessitando assim, de um modelo diferente, tal como temos PM e P. Civi. São instituições antigas e têm uma hitória de lutas e muito trabalho bom já realizado, necessitando de investimento e aperfeiçoamento e não extinção do modelo.
2- A atividade policial de hoje é muito complexa, necessitando entre outras atividades da Polícia de Choque que no mundo inteiro atua com rigor e até com violência, em certas situações, pois o policial é agredido com pedras, paus, fogo e etc...como temos visto na atuação dos vândalos. Ali dentro da farda existe um ser humano que também perde o concrole..A tropa do BOPE é recebida à bala na maioria das ocorrências e tem que reagir a altura, para não morrer. O modelo militar para a Polícia de Choque e o BOPE são os empregados no mundo todo, pode-se mudar o nome "militar" mas a dinâmica, a disciplina e hierarquia não tem como mudar, só quem trabalha no choque e bope e enfrentou situações extremas sabe como funciona e da necessidade do modelo miliar.