sexta-feira, 19 de julho de 2013

COMANDANTE DA PMERJ CRITICA MÍDIA E DIZ: "BOA OU RUIM, É A PM QUE VOCÊS PRECISAM".




O comandante da Polícia Militar do Rio, Erir da Costa Filho, criticou a imprensa, pediu o apoio da mídia e defendeu a corporação que comanda. "PM, boa ou ruim, é a que vocês precisam. É a que está na rua 24 horas. Não tem outra", disse, visivelmente emocionado durante coletiva de imprensa hoje.

Costa Filho reclamou da imprensa por fazer críticas à atuação da Polícia Militar durante os protestos das últimas semanas. Ele afirmou que a corporação precisa de "apoio".

"Estamos lá para dar segurança a todos vocês. Inclusive para a imprensa. E nós não temos tido apoio dos senhores também. Temos policiais feridos. Mas esses direitos humanos não é para a polícia. Somos policiais militares, eleitores e cidadãos. Se a PM não estiver ali, é anarquia. Todos têm que ter responsabilidade. Não brinquem com o que está acontecendo. Ninguém sabe o que está por trás. A responsabilidade da mídia é muito grande", afirmou.

O comandante da PM relatou o que, segundo ele, tem ocorrido com policiais que permanecem na linha de frente dos confrontos.
"Eles ficam de frente para a polícia esperando a reação. O que fizeram com os policiais militares? É mijo o que eles jogam em cima da gente. Cospem na nossa cara. Somos também cidadãos. Nós somos cidadãos".

O oficial, por fim, pediu ajuda da imprensa para identificar os responsáveis pelas depredações que têm ocorrido após as manifestações.
"O jornalista é uma polícia. Ele faz um trabalho policial, de investigação. Não é? Às vezes sabem primeiro que a polícia, e tem que nos ajudar também".

Treinos

O comandante afirmou que há cinco anos a disciplina para controle de distúrbios foi retirada do currículo da formação de policiais militares. Apenas agentes do Batalhão de Choque participam de cursos para agir nesses casos.

De acordo com o coronel, a retirada ocorreu porque o Rio não tinha tradição de manifestações violentas. Há seis anos o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo, primeiro de uma série de eventos previstos no país que atraem protestos em todo o mundo.

"Tínhamos manifestações pacíficas. A cultura do Rio era assim. Há dois anos o Batalhão do Choque foi treinado pela polícia francesa", disse o comandante.
Ele afirmou que as manifestações atuais não têm líderes, o que exige "negociação virtual".

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou que mesmo os cursos no país e no exterior feitos pelos policiais não seriam suficientes para controlar o que chamou de "turba", responsável pelas depredações ontem no Leblon.

"Existem protocolos em manifestações organizadas. Normalmente tem representantes, horário para começar e terminar, trajeto. Se você vai numa confusão, não há manual, nada mágico que faça resolver a situação. Não há protocolo no mundo para atuar com turba, em confusão", disse o secretário.

Fonte: Da Folhapress

6 comentários:

  1. É assim que age um comandante que não tem rabo preso...

    ResponderExcluir
  2. E uma pena que o governo do rio paga um dos piores salário para segurança publica neste pais que tem uma democracia fajuta que o voto e obrigatório ops somos obrigados a colocar a elite no poder para nos sugar ate o ultimo centavo .

    ResponderExcluir
  3. Concordo, são um bando de hipócritas mesmo. É essa a PM que o estado (seja ele qual for AC, SP, RJ, RO, etc) banca. Salário baixo, formação policial deficiente, horas semanais trabalhadas exorbitantes, falta de instruções após o ingresso na PM (pelo menos aqui, a útima vez que atirei foi em 2010, no CFS), falácias governistas e por ai vai. Ai vem esses P** no C* falar de truculencia, de despreparo, TRUCULENTO É O ESTADO BRASILEIRO, QUE FODE COM O POVO (educação, saúde, emprego, corrupção, etc) E DEPOIS MANDA A PM RESOLVER A SITUAÇÃO!
    Entendam que quem determina a presença da PM aqui ou ali, numa greve ou numa manifestação é o CMT GERAL DA PM que é o SR GOVERNADOR QUE VOCÊ ELEGEU!

    ResponderExcluir
  4. A polícia tem mudar!
    Precisa ser desmilitarizada e unificada!
    O Brasil EXIGE uma nova polícia e o que a gente percebe é só embromação e resistência às mudanças. Mas vai mudar por bem ou por mal.

    ResponderExcluir
  5. concordo um dia agente vira a mesa e da um basta nesses politicos fuleragem que surrupiam o dinheiro do povo .

    ResponderExcluir
  6. Se um policial respondesse com diparo de arma de fogo, as agressões feitas com coquitel molotov, certamente seria excluido da corporação. Infelizmente!!!! Os politicos de plantão colocariam logo a cara.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.