segunda-feira, 4 de junho de 2012


A escala de serviço no Corpo de Bombeiros é algo fora de sério. Desconhecemos qualquer outra unidade militar do Estado que possua uma escala de 24 h por 48 h. Isso sem contar o expediente que era para ser de educação física e serve para missões extras. O engraçado é que o pessoal da área operacional tem esse tal de expediente na semana e o pessoal do administrativo não tira serviço operacional. Ainda temos as missões extraordinárias como alagação e outras que o Governo acha o maior presente do mundo pagando com banco de horas.

No ano em que a última turma de soldados entrou a promessa era de a cada ano ingressar 100 novos bombeiros por 4 anos. Mas até agora nada, e enquanto isso tem guerreiro que trabalha 72 horas na semana fora os extras. A situação da falta de efetivo e abertura de novos quarteis está ficando difícil, pois já já a escala vai ficar 24 h por 24 h e os comandantes do Bombeiro vão achar normal, pois segundo eles sempre foi assim. Retrocesso total.

Havia uma esperança dessa situação melhorar quando o Governo do Estado assinou os termos do PRONASCI que exigia que a escala de serviço tivesse no mínimo 3 períodos de folga para cada trabalhada, ou seja, 12 h por 36 h ou 24 h por 72 h. Isso deveria ocorrer até 2012, mas a situação está é piorando.

Havia outra esperança para sair concurso esse ano, mas o da Polícia Militar já foi publicada no diário oficial e o do Bombeiro nada. Precisa-se definir com urgência a quantidade de horas que o militar tem que trabalhar e se o Governo não quiser aumentar o efetivo que pague hora extra e não banco de horas que o guerreiro precisa trabalhar mais. 

9 comentários:

  1. A empresa que vai fazer o concurso do corpo de bombeiros é a funcab. ver diário oficial de uma quarta feira do mês de maio desse ano e digita concurso.

    ResponderExcluir
  2. Será a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB, que realizará concurso público para Soldado e Oficial BM do Corpo de Bombeiros. O edital deve sair em breve.

    ResponderExcluir
  3. enquanto quem trabalha no serviço operacional chega a trabalhar 72h semanais fora as escalas extras, quem trabalha no serviço administrativo cumpre no máximo 30h por semana.

    ResponderExcluir
  4. Esse pessoal do Bombeiro não se une nem na hora de reinvindicar efetivo. Fica uns expondo os outros. Gente o que vocês postam aqui o mundo inteiro vê. Lavem as roupa dentro de casa. Finjam pelo menos q são unidos, unam-se e terão mais força para reinvindicar efetivo. Vocês ficam dizendo que tem gente sem fazer nada, ai as pessoas de fora vão achar que o bombeiro não precisa de efetivo. No fundo quem paga o pato são vocês mesmo que vão continuar com a escala apertada.

    ResponderExcluir
  5. Interessante é ver que no momento em que os comandos, tanto da PM quanto dos BM's, apertam as escalas de serviço, coincidentemente, a criminalidade e os acidentes de trânsito e afogamentos aumentaram muito. Como explicar isso? Será que saturando a escala de serviço, colocando policiais na rua e bombeiros de plantão em escalas estressantes vai resolver o problema? Deixo essa resposta para os Comandantes que, juntamente com os articuladores do governo, sentados em seus gabinetes confortáveis e com risco de contraírem uma pneumonia com o frio dos ar-condicionados, responderem estas questões.

    ResponderExcluir
  6. No BOMBEIRO de Sena Madureira o negocio é bom, Sargento tira o serviço de Soldado. Pense em uma coisa bagunçada, Só queria ver se acontecesse algo bem serio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E O Q TEM DE MAIS SE FOSSE O CONTRARIO FICARIA CALADO, É SÓ O SGT FAZER A FUNÇÃO DO SD... SOU SD O MUITOS SGTs JA TIRARAM MEU SERVIÇO E NA ÉPOCA ATÉ FAXINA FIZERAM;
      NÓS TEMOS QUE PARAR DE QUEIMAR NÓS MESMOS...

      Excluir
  7. PQP... É SÓ DAR BAIXA E FAZER UM CONC DE GARI.. O PROBLEMA MAIOR É A PREGUIÇA QUE AQUI MUITOS TEM RECLAMAM DE TUDO NADA TA BOM ALGUMA VEZ SERA Q JA AGRADECERAM POR ALGUMA COISA

    ResponderExcluir
  8. As instalações irregulares de torres sem qualquer critério técnico como a queda de uma delas na cidade de Sena Madureira é um exemplo da falta de fiscalização de tais empreendimentos , sempre favorecendo a grupos de interesses,
    então vejamos:
    não tem Engº responsável pelos cálculos de estrutura
    os montadores não possuem qualificação técnica
    a torre não é galvanizada..
    não foi realizado estudo de solo
    as irregularidades são tantas e de tal magnitude que seria necessário centenas de laudas para mostrar o quanto é nocivo a população tais obras fatos como estes devem ser apurados com rigor...

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.