quinta-feira, 23 de outubro de 2014

AME afirma que Sargentos da PM do Acre tem os piores salários do país

Jairo Carioca – da redação de ac24horas Rio Branco - Acre
 

A declaração do candidato à reeleição pelo PT no Acre, Sebastião Viana de que os policiais militares possuem um dos melhores salários do país causou indignação na categoria. A afirmação foi feita no debate entre os governadoráveis realizado ontem (22) em uma emissora de TV local. Procurada na manhã de hoje, a Associação dos Militares informou que o salário inicial teve melhorias, mas o plano de carreira deixa a desejar. O Comando da Policia Militar se negou a falar sobre o assunto.

“Não podemos negar que existiram avanços. Contudo, em um levantamento recente entre as instituições militares, os sargentos da PM e do Corpo de Bombeiros, estão entre os piores salários do país. No Acre, graças aos avanços que tivemos, chegamos mais rápido à graduação de cabo e sargento, mas isso não quer dizer que exista uma melhoria substancial de salário”, disse Joelson Dias, presidente da AME.

Ele explica que as diferenças entre as graduações e postos são pequenas e que as promoções que poderiam significar ganhos na remuneração não correspondem ao tempo de serviço.

“Enquanto para outras categorias existe a conhecida “puladinha de letra” de acordo com o tempo de serviço, na PM e no Corpo de Bombeiros, depois que se torna sargento, isso só acontece quando existem vagas. Nesse momento, mais de seiscentos sargentos, um quarto da instituição, estão sendo prejudicados pela não abertura de vagas nas Casernas, militares com mais de seis anos em uma mesma graduação, que não possuem perspectivas de ascensão hierárquica dentro do Quadro Organizacional atual”, pontou o presidente dos militares, explicou.

Joelson Dias destacou ainda o que ficou conhecido como “achatamento” salarial que aproxima as remunerações entre as diferentes graduações e postos. A tabela de vencimentos da PM, por exemplo, especifica que a diferença salarial entre um segundo sargento e um primeiro é de apenas R$ 51,59 (cinquenta e um reais e cinquenta e nove centavos), para que esse segundo sargento chegue a primeiro, passam-se vários anos. “São correções que temos que discutir com nossos governantes”, finalizou.

O OUTRO LADO:

A reportagem chegou por volta das 10h30 até a antessala do comando da Policia Militar do Acre, mas após anteder outros veículos da imprensa, o coronel Anastácio se negou a falar sobre o assunto, afirmando através de sua assessoria que não iria se manifestar.

Confira a tabela salarial da Policia Militar do Acre:
Sem título

Um comentário:

  1. TO NEM LIGANDO PARA O QUE A AME AFIRMA A POLICIA DO ACRE E UMA DAS MELHORES PAGAS DO PAÍS.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.