segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Militar é punido com dois dias de cadeia por compartilhar imagem criticando comandante geral da PM no Facebook

Depois de tomar algumas atitudes que lhe renderam até elogios no seio da tropa, o subcomandante da PM, coronel Júlio Cesar, foi conivente com a punição de dois dia de prisão de um soldado que presta serviço no 4º Batalhão da Polícia Militar, em Rio Branco.

O militar da turma de 2009 teria compartilhado nas redes sociais imagem que criticava o comandante geral da PM, coronel José dos Reis Anastácio, em uma referência ao posicionamento do oficial na entrevista coletiva da Polícia Civil, no dia 29 de novembro, condenando os 11 PM’s injustamente presos.

A imagem da discórdia


A imagem compartilhada trazia o comandante geral sendo enforcado pelo personagem do filme Tropa de Elite, capitão Nascimento, que chamava o comandante de moleque e determinava saída do oficial.

Não é a primeira vez que um militar e punido administrativamente por uma publicação nas redes sociais. Este ano, o sargento da PM, Isaias Brito, foi punido com cinco dias de cadeia por ter critica o programa do governo estadual Ruas do Povo, um fato que repercutiu nacionalmente.

Um grupo de espiões

Ainda no início do ano, este Blog foi informado que um grupo havia sido montado no Gabinete Militar somente para vasculhar publicações de militares nas redes sociais. O objetivo é identificar e recolher elementos para aberturas de sindicâncias e inquéritos contra PM’s.

Ditadura nas redes


Apesar de ficar situado no gabinete militar, o grupo também possui subordinação direta ao subcomandante da PM, coronel Júlio Cesar, que determina a punição ou não dos militares. Essa é mais uma forma de tolher os direitos de expressão de policiais militares.

16 comentários:

  1. Sim nesse caso qual e a justificativa da prisão ? e legal a prisão? onde estar o MP quando e para julgar e condenar militares e rápido e nesse caso? o militar não tem direito de compartilhar nada não? quero esclarecimentos para que eu possa usar o face que eu penso que tenho direito de usar como todo mundo ou não ? a AME deveria esclarecer isso ai com advogados para os militares não serem pegos de surpresa. e EXPOR ISSO A SOCIEDADE!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. meus amigos, somos militares, nas redes sociais não podemos detonar nossos comandantes, por pior que seja seu comandante de batalhão, seu chefe direto,etc, pois temos que ter a noção do que é ser militar, quem gostar de ter todos os direitos, eu afirmo, saia da polícia, o regime militar é para quem é disciplinado, e essa palavra vai muito mais além do que obedecer a hieraquia. pensem nisso ! Sei que na nossa tropa tem companheiros que podem ser excelentes juizes, promotores, advogados, médicos, enfermeiros, então decidam, quer ser militar ou civil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com esse raciocínio.Na hora que eu me sentir prejudicado,eu vou procurar os meus direitos,mas enquanto militar temos que respeitar os princípios básicos que são:hierarquia e disciplina.

      Excluir
    2. Acho "interessante" esses argumentos que tentam justificar a verticalização do respeito sempre de baixo para cima, ou seja, teu superior não te deve respeito algum, mas você tem que respeitá-lo em nome da hierarquia e disciplina...
      Respeito é um vetor que se move em TODAS as direções, inclusive, de cima para baixo, ou seja, só merece respeito quem se dá ao respeito, independente de ser coronel ou funcionário civil!
      O Brasil vive um quadro pré-revolucionário em que todas as instituições que massacram a sociedade, e os policiais embora "militares" são integrantes dela, sofrem enorme desgaste e descrédito exatamente pela sua incapacidade de resolução de problemas, incapacidade de se modernizar para atender as necessidades de uma sociedade cada vez mais esclarecida e exigente.
      Resolver qualquer "problema" com Regulamento Disciplinar anacrônico é ignorância pessoal pra não dizer suicídio institucional: a questão já está muito além de uma simples escolha de querermos ser militares ou civis porque ela está ancorada num ponto nevrálgico das PMs no Brasil - o respeito aos direitos dos subalternos.
      O Art 5o. - Inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; mas os Regulamentos Disciplinares da Ditadura Militar ainda valem para os PMs e BMs, desrespeitando o mais sagrado código de um país - a sua Constituição.
      Aí surge a pergunta: QUAL A FINALIDADE DE SERMOS MILITARES SE NÃO TEMOS GARANTIAS DE RESPEITO AOS NOSSOS DIREITOS OU COMO PESSOAS?
      Sob minha ótica, o militarismo policial é um cadáver que anda à luz do dia, fede há muito tempo e já deveria ter sido enterrado na redemocratrização do Brasil.
      Preparem-se para o terror que será 2014, por conta da eleição dos políticos corruptos, dos juízes que não querem reforma no Judiciário, dos coronéis PM ditadores, dos delegados centralizadores e do PCC que cada dia mais forte que diz que só vai haver copa se eles quiserem.
      Alguém aí duvida disso?
      Tá vendo estrelinha, como a coisa já tá pra lá do que sua cabecinha pequenininha imagina?

      Excluir
  3. A ONDE TA O DIREITO DA LIVRE EXPRESSÃO? ISSO EU NÃO SABIA MAS ATÉ NA PM TA ASSIM, TAMBÉM EXISTEM AS PERSEGUIÇÕES?HA A PM TAMBÉM É DO PT

    ResponderExcluir
  4. Cada um é responsável pelos seus atos. Vimos que nos últimos tempos oas princípio da disciplna e hierarquia vem sendo destruído aos poucos. Militar de verdade respeita seus superiores, pares e subordinados. Vejo que hoje muita gente quer aparecer como "judas". Já está na hora de pensarmos no futuro da nossa corporação que a cada dia que passa fica mais dividida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente,nossa corporação ta assim:É cobra engolindo cobra.

      Excluir
    2. exatamente meu amigo, nunca vi ninguem que trabalha em Banco, Loja ou qualquer outra empresa dizendo que seu chefe é um moleque, que seu companheiro de trabalho é lambe-botas ou etc. Por isso a frase vale cada dia mais: Ser militar não é para qualquer um !

      Excluir
    3. Essa instituição de polícia militarizada já está condenada ao fim desde sua concepção quando separou seus integrantes em círculos. Tudo que é fracionado é fraco e quebradiço.
      Tudo que é inteiriço é mais forte e resistente: que morram as polícias militares e civis e que nasça uma polícia estadual unificada e desmilitarizada!

      Excluir
  5. Qual a causa alegada para a prisão do policial?
    O manifesto dele atende aos requisitos do disposto no Art. 5o.- inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    Há, lembrei: a CF NÃO VALE para e NEM VELA pelos policiais militares!
    Prisão arbitrária!

    ResponderExcluir
  6. RDPMAC ainda ta valendo? Criticar ato superior.
    referirse a superior de maneira desatenciosa. quem nao quizer seguir o militarismo faça concurso pra Policia Civil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se MERDA de rdpmac valesse mais que CONSTITUIÇÃO...

      Excluir
    2. RDPMAC vale mais que a CF???

      Excluir
    3. A crítica é o motor de toda transformação social.
      Devemos criticar sim, principalmente quando o "superior" comete uma ilegalidade, no caso, condenar sem que houvesse julgamento. Caso contrário assumam logo que os pm/bm vivem numa ditadura na modernidade.

      Excluir
  7. Olha pessoal eu sou muito falador como dizem por ai mais, eu acho que todos nos devemos respeitar nosso comandante geral, que vocês queiram ou não é ele que nos representa, não cabe a nos critica-lo da maneira que alguns fizeram, sou totalmente contra, temos sim o nosso direito de livre expressão, mais com respeito ao nosso comandante geral. Pra vocês terem uma ideia eu não disse nem uma mentira e tão pouco critiquei é muito menos faltei com o respeito com o Maj. Messias e mesmo assim ele tá abrindo um inquérito contra a minha pessoa e, comentando no meio de seus e dos meus subordinados, dizendo que vai me dá uma cadeia, digo isso por que um militar que serve com ele me contou e, pasmem em nem um momento em meus comentários eu faltei com o respeito com o referido superior, imaginem se eu tenho faltado em, a essa hora eu estaria na papudinha. Ou o Art 5º -inciso IV não é válido para os praças?, quero aqui pedir mil desculpas aos outros major que se sentiram chateados pois na verdade vos digo este companheiro aqui não teve e nem tem a intenção de magoa-los, são todos meus amigos e eu os repeito tanto como pessoa como meus superiores, em especial o major NEGREIROS e o major ESTEPHAN os quais eu tenho a maior admiração, apreço e respeito. UM ABRAÇO A TODOS OS MILITARES DA PM ST CLODOMIR O ANTI-PT

    ResponderExcluir
  8. Falamos que quisermos, mas devemos arcar com as consequências, então criticou sem fundamento somente pra dizer que é contra o comando deve responder por isso>

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.